Todo empreendedor quer atrair mais clientes, certo? E se você chegou até aqui é porque sabe o valor do ambiente online para que seu negócio ganhe visibilidade. O bom uso de palavras-chave pode colocar o seu site nas primeiras páginas do Google com SEO, técnica de otimização de busca.
Você deve estar pensando: por que não apenas investir em anúncios pagos? Segundo um levantamento feito pela SemRush e Web Estratégica, a maior fonte de tráfego de lojas ainda em crescimento vem de forma orgânica, ou seja, sem a ajuda de um anúncio pago, esse número chegou a 65%.
Nesse artigo, vamos te ensinar a vender o seu serviço ou produto dando exatamente aquilo que o seu futuro cliente procura.
Como rankear no Google com palavras chaves de SEO
Mas o que é a Palavra-chave? A palavra-chave é o termo ou frase chave para que se encontre determinado resultado nos buscadores, principalmente o Google.
A questão é que o Google possui milhares de resultados e segundo uma pesquisa da própria plataforma, 75% das pessoas não passam da primeira página.
Isso significa que se o site do seu empreendimento não estiver nas primeiras páginas de busca talvez ele nunca seja acessado através da plataforma de buscas.
O que é SEO
SEO (Search Engine Optimization), em português se traduz como otimização de mecanismos de busca e se trata de um conjunto de estratégias utilizadas para alcançar tráfego orgânico em uma página na web.
As pessoas dão mais credibilidade para sites que estão ranqueados no topo da primeira página do Google. E para chegar lá você precisa mostrar o que essas pessoas procuram.
Ninguém quer ficar horas procurando por algo sem sentido. Se, por exemplo, eu procuro “Como fazer Milk Shake”, então eu quero descobrir o passo a passo de como fazer um milk shake.
Nós temos a tendência de pesquisar de forma bem literal, então sempre pense: o que o meu lead (futuro cliente) está procurando?
Para isso, você deve conhecer bem o seu público-alvo e mais ainda, conhecer a sua persona.
A persona é uma espécie de avatar. Mais do que localização, gênero e idade, a persona engloba aspectos de personalidade como gostos, hábitos e estilo de vida no geral, respostas que você vai encontrar com pesquisa em enquetes, sites concorrentes, analisando comentários de seguidores e claro, ficando de olho nas últimas notícias do universo da sua persona.
Com esse conhecimento nas mãos fica mais fácil encontrar as palavras-chave certas.
Para te ajudar nessa missão, você pode utilizar ferramentas online de análise de palavras-chave. Nelas você digita um termo ou frase (pensando na necessidade da sua persona, lembre-se) e a plataforma analisará qual é a probabilidade de sucesso de ranqueamento do termo/frase no Google.
Alguns exemplos de ferramentas são o Google Trends, Google AdWords Planner, Neil Patel Ubersuggest, e o SEMRush, plataforma paga.
Algoritmo do Google
O Google tem milhares de páginas e muitas pessoas escrevem sobre as mesmas coisas todos os dias. Por exemplo: se você procurar somente a palavra automóvel, obviamente irá encontrar muitos e muitos resultados.
Para que você encontre um meio termo é importante focar no seu nicho e no que ele precisa como já citamos anteriormente, sendo assim, se você é uma empresa que trabalha com reforma de automóveis uma alternativa de título melhor seria – “como reformar um automóvel”, por exemplo.
E se você quiser melhorar mais ainda a sua probabilidade de ranqueamento no Google com SEO tente afunilar mais ainda o conteúdo, em algo do tipo “como encapar um automóvel da maneira certa”.
Você não irá atrair muitas pessoas, é verdade, mas irá encontrar as pessoas certas, aquelas que vão comprar seu serviço ou produto.
Seguindo essa lógica vamos explicar o que é Head Tail e o que é Long Tail.
Head Tail
São uma ou duas palavras-chave base que definem o seu conteúdo. Usando o exemplo acima poderíamos dizer que em uma empresa onde se trabalha com automóveis a sua head tail seria automóvel. Essa palavra então seria a base para palavras-chave maiores, ou melhor “frases-chave”.
Long tail
As Long tail são as tais “frases-chave” conhecidas como palavras-chave de cauda longa que são primordiais dentro da estratégia de ranqueamento do Google com SEO.
Palavras-Chave dentro do site
Se engana quem pensa que as palavras-chave só devem estar inseridas dentro do artigo.
Para que a estratégia de ranqueamento do Google com SEO funcione, as palavras-chave devem estar inseridas ao longo do portal, desde os artigos, incluindo títulos e subtítulos até link e imagens (sim, imagens!). Contaremos mais ao longo do texto.
Tag Title
O título (tag <title>) é o primeiro contato que a pessoa terá com o seu conteúdo, assim que ela encontrar a página no Google e assim que ela entrar nela.
A palavra-chave deve estar inserida dentro do título e de preferência no início para que quem acesse encontre logo de cara o que estava procurando, facilitando o ranqueamento no Google com o SEO.
Não ultrapasse os 60 caracteres para que não apareça reticências no título.
Meta-descrição
Aparece debaixo do título e é a descrição do que será apresentado dentro do texto e por isso, nada mais óbvio que inserir a palavra-chave também nesse local. Aqui, o usuário avalia se o post suprirá as suas necessidades.
Invista em uma meta-descrição atrativa mas objetiva. Para que apareça completamente no buscador, o texto da meta-descrição deve conter entre 140 a 160 caracteres.
Heading Tags
Heading Tags são os códigos que definem os títulos e subtítulos que irão aparecer no decorrer do texto.
Quando o usuário percorrer a página para ver se o conteúdo é de seu interesse, automaticamente irá reparar nos subtítulos e decidir se irá ficar na página ou não. Através do subtítulo ele também poderá ir direto para onde o interessa.
O usuário dá preferência para páginas organizadas. O H1 é o primeiro título dentro do texto e costuma ser igual ao título do buscador, pois se trata do assunto principal.
A H2 e a H3 podem possuir palavras chaves complementares e relacionadas ao assunto.
Imagens
Quantas vezes você procurou algo no Google e acabou clicando naquela foto atrativa que o Google Imagens indicou?
O Google Imagens gera bastante tráfego orgânico e precisa que suas imagens também sejam otimizadas.
No nome do arquivo digite “palavra-chave +.jpg” ex: assuntotal.jpg e tag <alt text> contendo a palavra-chave principal.
Outras estratégias de rankeamento no Google com SEO são:
- Linkagens internas;
- URL descritiva;
- Site organizado por categorías;
- Servidor rápido;
- Call to Action (chamada para ação dentro do texto) otimizada com palavra-chave.
Agora que você já sabe como ranquear uma Palavra-chave no Google com SEO, confira mais técnicas de otimização com o Fala Content – Assessoria em SEO e produção de marketing de conteúdo.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]