Veja mais sobre a estratégia de Marketing de Conteúdo e comece a vender mais

Saiba o que é, para que serve, qual a história e qual a importância do marketing de conteúdo para o crescimento do seu negócio.

Continue a leitura!

Marketing de conteúdo é fundamental para a geração de novos leads e aumento da conversão em vendas. | Foto: Freepik.

O que é Marketing de Conteúdo

Ao iniciar o planejamento de uma estratégia de Marketing Digital, todo especialista de marketing encontra essa frente denominada Marketing de Conteúdo. Mas, afinal de contas, o que é Marketing de Conteúdo?

Sem enrolação, marketing de conteúdo é a técnica de elaborar conteúdos para seu público-alvo, conteúdos esses que consigam te ajudar em todo processo de compra e atraia a clientela para você de maneira natural e espontânea. É possível afirmar que é esse o combustível ou a base do Inbound Marketing.

A ideia se baseia em transmitir informações sobre a sua empresa às pessoas para fazer com que no futuro elas não só respeitem a sua marca e a usem como referência, mas também acabam se tornando clientes de seu negócio. 

Essa é uma variação de tática de marketing que está associada à criação e divulgação de conteúdo digital em diversos formatos:

  • Vídeos;
  • Blogs;
  • Postagens em redes sociais;
  • Imagens;
  • Podcasts;
  • Vários outros formatos, que surgem a cada dia.

Responda a seguinte questão: você acorda e já vai atrás de vídeos falando sobre notícias? Você escuta seu podcast favorito em todo qualquer lugar? Você lê uma newsletter durante seu intervalo  para o almoço? Todas essas são maneiras diferentes de consumir conteúdo. Todos nós vivemos, olhamos, sentimos, respiramos e comemos conteúdo. Por trás de tudo isso, pode ter certeza que existe uma estratégia de Marketing bem elaborada. 

É por todos esses fatores que Marketing de Conteúdo está superando as técnicas de marketing mais clássicas, oferecendo uma maneira inovadora e empolgante de se conectar com possíveis clientes sem parecer exageradamente autopromocional.

Seu objetivo primordial é atrair, engajar e reter o público, oferecendo um conteúdo consistente, valioso e de relevância, planejado para ajudar na resolução de problemas, além de entreter e educar.

Em suma: o  Marketing de Conteúdo, diferentemente de um release de uma assessoria de imprensa ou do que ainda é executado no marketing tradicional, não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que o público precisa!

História do Marketing de Conteúdo

O objetivo do Marketing de Conteúdo é atrair novos clientes, educar seu público, gerar mais receita e potencializar o reconhecimento de marca no mercado do ramo. Isso é exatamente tudo o que seu empreendimento precisa para crescer, não é mesmo? Mas para conquistar esses benefícios, é importante conhecer a história do marketing de conteúdo.

Podemos afirmar com segurança que o significado de Marketing de Conteúdo é ligeiramente novo. Apenas no século 21 que esse conceito foi criado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados.

Porém, suas aplicações já eram comuns antes mesmo da era digital. Sim, essa técnica de marketing também existe offline. E não é tão recente!

Mas como assim? O fato de ser digital não faz parte do Inbound Marketing? Como poderia existir antes do advento da internet?

Vamos ver a seguir o contexto histórico com um exemplo clássico:

Em 1895, a John Deere, empresa principal no ramo de máquinas agrícolas, publicou a primeira edição da revista “The Furrow”. A publicação segue em circulação até os dias atuais e é voltada para assuntos ligados à agricultura.

Com essa revista, a empresa se permitiu, e escolheu compartilhar conteúdo com o público interessado em agricultura ao invés de simplesmente fazer anúncios “empurrando” os artigos que são fabricados pela companhia.

Vale lembrar que o Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que o público precisa. 

Podemos afirmar que definitivamente nem todos os assinantes da revista dispunham de tratores da John Deere, mas ao ler a informação da marca, poderiam acabar reparando em dores que consideravam ser inexistentes até então. E ao sentir a necessidade de fazer uma nova aquisição, escolheriam uma marca de confiança e de autoridade no assunto. E qual seria se não a marca John Deere?

Em outras palavras, a revista põe em prática justamente o objetivo do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na tomada de decisão de compra. É um dos primeiros tipos de Marketing de Conteúdo, e desde então, várias empresas têm adotado essa estratégia. 

Se no campo da publicidade que cria propagandas em TVs, cujo foco ainda é inúmeras vezes falar “compre, compre, o preço é esse”, aqui estamos falando de uma abordagem de médio e longo prazo para fazer com que o público assimile que sua marca consegue oferecer produtos e soluções que realmente são necessárias. 

Por que o Marketing de Conteúdo é importante para o seu negócio hoje e no futuro?

Mas afinal, quais as razões que fazem com que o uso do Marketing de Conteúdo seja um fator tão importante para os negócios?

A resposta é simples: essa é a maneira mais eficiente para aumentar a visibilidade online da sua empresa.

É verdade: publicar conteúdo de qualidade em seu site pode aumentar a quantidade de suas páginas indexadas pelos mecanismos de busca em aproximadamente 434%, além de aumentar sua posição nos rankings nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs), o que traz 55% mais visitantes!

O funcionamento da internet é relativamente simples: Quando temos uma pergunta para resolver um problema, onde vamos procurar pela resposta? No Google!

E quem está nos resultados de pesquisa? Páginas publicadas nos inúmeros sites da internet.

Qual o formato destas páginas quando escolhemos uma para clicar? Na maioria das vezes são páginas de conteúdo que detalham o tema pesquisado.

Nesse caso, os rankings cumprem um papel essencial para melhorar sua visibilidade online e fazer com que sua marca fique na frente de seu público-alvo e, como tal, é fundamental para ampliar a geração de conversões e Leads.

De forma geral, são três os motivos que justificam a importância do Marketing de conteúdo para seu negócio. São eles:

  • Atração de novos leads;
  • Criação de uma jornada para seu público;
  • Aumento das conversões em vendas. 
As empresas que adotam a estratégia de marketing de conteúdo geralmente conseguem aumentar a visibilidade da marca. | Foto: Freepik.

Para que serve o Marketing de Conteúdo

Dentre os vários propósitos do Marketing de Conteúdo, podemos destacar seis:

  • Aumento de visibilidade na internet;
  • Aumento da interação do público com sua marca;
  • Nutrição da sua base de leads;
  • Redução do custo de aquisição com clientes;
  • Ganho da confiança do público e a aquisição de propagadores da sua marca;
  • Melhora da experiência pós-venda.
Lembre-se: o marketing de conteúdo não é sobre o que sua marca faz, mas sobre o que seus clientes precisam! | Foto: Freepik.

Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado

O mercado já encara a aplicação do Marketing de Conteúdo como um fator essencial para potencializar o crescimento agora e nos próximos anos.

Alguns dados estão comprovando ainda mais essa tese, segundo um relatório da Content Matters 2022, que entrevistou mais de 800 especialistas do ramo:

  • Mais pessoas estão criando conteúdo e investindo na técnica;
  • O conteúdo impulsiona especialmente as práticas do topo do funil, de modo que o reconhecimento da marca sendo um dos principais resultados obtidos;
  • Todos querem fazer mais vídeos se disporem de recursos para isso;
  • Quase metade dos profissionais da área não sabe como está a performance de seu conteúdo.

Sim, apesar do crescimento evidente, o número de empresas que utilizam a estratégia que ainda não sabem como mensurar seus resultados é grande. Se avaliarmos mais profundamente e analisarmos quantas marcas documentam a estratégia, o número será ainda mais alto. Esses são problemas mapeados e que podem ser resolvidos por toda empresa com um pouco de organização.

A realidade é que não é tarde para seu negócio comece agora mesmo a trabalhar com essa estratégia e há outros dados que comprovam como vender com Marketing de Conteúdo está impulsionando o mercado:

  • 71,7% das empresas bem-sucedidas com  o marketing de conteúdo estão posicionadas em um estágio intermediário/avançado;
  • Empresas que incorporaram o Marketing de Conteúdo em seu planejamento geram 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
  • Quem cria mais de 13 conteúdos por mês conquista aproximadamente 4,2 vezes mais visitantes.
O marketing de conteúdo pode ajudar a sua marca a ganhar autoridade no seu mercado de atuação. | Foto: Freepik.

Como o Fala Content pode te ajudar?

O Fala Content é uma plataforma completa de conteúdo digital que, através de conteúdo, autoridade e tecnologia, entrega audiência, conversão e resultados para o seu negócio. 

Assim, a plataforma poderá te ajudar com a criação de conteúdos de alta qualidade e em larga escala, de forma a minimizar custos, simplificando tudo para você por um preço justo e acessível. 

O Fala Content incorpora o grupo Fala!Universidades, startup que prepara e qualifica universitários e aproxima marcas de seu público, através de conteúdo, experiências e serviços. 

O Fala! tem o portal falauniversidades.com.br que é atualizado todos os dias com conteúdos do Fala Content, produzidos por universitários capacitados de todo o Brasil. Assim, você também vai poder usar o Fala Content para o seu negócio. 

O Fala Content pode ajudar a sua empresa com a criação de conteúdos voltados para o marketing digital. | Foto: Freepik.

Universitários espalhados pelo Brasil inteiro, orientados e capacitados pela nossa equipe, elaborarão conteúdos fortemente poderosos e eficazes em técnicas de SEO e ranqueamento orgânico para o site de sua marca. Conteúdos esses que, baseados nas técnicas do marketing de conteúdo, conseguem indexar palavras no Google, gerar novos leads, ampliar suas vendas e assegurar que o seu site ocupe as primeiras posições dos mecanismos de buscas. 

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]