Tráfego orgânico é todo o grupo de visitas desenvolvidas para o seu site de maneira espontânea, ou seja, sem utilizar anúncios. Geralmente, ele vem de ferramentas de busca, como por exemplo, o Google, Yahoo! e o Bing. Por isso, se você quer aumentá-lo, esse é um desafio comum a muitos negócios digitais, mas nem por isso sem solução.
Quando falamos em marketing digital, uma coisa é fato: todo mundo sonha em conseguir visitas em um site sem a necessidade de pagar caro por isso. Além disso, como a atração de usuários é o ponto de partida de quase toda a estratégia, muitos negócios se veem obrigados a gastar com anúncios pagos. Em alguns casos, ignoram outras oportunidades que o marketing apresenta para chamar a atenção das pessoas certas. Assim, gastam rios de dinheiro, quando tudo o que precisavam era de uma técnica online focada em desenvolver o tráfego orgânico.
Se você tem dúvidas sobre como funciona o tráfego orgânico, fique tranquilo, você acaba de encontrar a melhor solução para desenvolver os acessos espontâneos ao seu site e diminuir os custos de marketing digital.
O que é tráfego orgânico?
Essa estratégia é basicamente as visitas que você conquista sem precisar investir em anúncios ou na compra de listas de e-mail. É o que acontece, por exemplo, quando as pessoas caem no seu site após fazerem uma pesquisa nos mecanismos de busca, sem que você tenha feito qualquer anúncio. Além disso, mais do que entender o que é tráfego orgânico, é necessário conhecer a definição de tráfego e as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago. Nesse sentido, tráfego é toda visita que você recebe em suas páginas online, sejam eles site, blog ou até mesmo aplicativos e páginas nas redes sociais. Por outro lado, o tráfego pago é aquele em que você gasta dinheiro para poder ter resultados.
Quais as fontes de tráfego disponíveis no digital?
Agora que você sabe as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago, fica mais simples entender também as outras fontes de tráfego disponíveis em aspectos digitais. Desse modo, alguma vez você já trabalhou com mecanismos para medir o desempenho de um site, por exemplo, o Google Analytics. Se a resposta for sim, provavelmente, já se deparou com outros nomes diferentes, como tráfego direto, tráfego de referência e tráfego social. Outro ponto é que cada um deles define uma fonte de tráfego específica, ou seja, indicam como o usuário chegou a cada página do seu site.
Benefícios de investir em tráfego orgânico
Confira:
Custo-benefício
Ao relacionar o tráfego orgânico com o pago, podemos ver o quanto o primeiro é mais perene do que o outro, pois pode desenvolver resultados tanto hoje quanto daqui a 10 anos. No entanto, o tráfego pago funciona apenas enquanto durarem os anúncios. Já o orgânico ajuda a diminuir custos de marketing e a aumentar sua margem de lucro. Mas, nenhum resultado vem sem muito esforço, ou seja, não existe nada de graça.
Escalabilidade
Anúncios só aumentam resultados destinar verba para investir neles. Desse modo, pode acreditar que eles não vão continuar rodando quando o dinheiro acabar. Por isso, não são escaláveis. No entanto, o tráfego orgânico é! Assim, por incrível que pareça, quanto mais clientes você conseguir atrair para o seu site, menos irá gastar.
Relevância
Você já reparou que, geralmente, quando faz uma pesquisa no Google, encontra várias páginas online diferentes nas ferramentas de resultados? Em pelo menos um deles contém uma pequena marcação onde você lê “anúncio”. Isso acontece porque os mecanismos de busca mostram para o usuário quando um resultado é pago.
Muitos internautas percebem qjue, quando um resultado é anúncio, é porque está querendo “forçar a barra”, ou seja, tentando vender algo para as pessoas. Assim, a confiança nesse tipo de resultado diminui, e os visitantes preferem clicar no resultado orgânico, que parece ter uma credibilidade maior. Em outras palavras, o tráfego orgânico tem uma relevância incomparavelmente melhor.
Dicas de como gerar tráfego orgânico para seu site
Confira:
Foque na persona
Entender quem é o seu público-alvo é muito mais eficiente do que se desesperar para adicionar sua página online na primeira página do Google. Quando se conhece quem é a sua persona, o que querem e quais suas intenções de busca, isso possibilita orientar de maneira muito melhor o seu planejamento de marketing. Além disso, quanto mais relevante o seu site for para elas, mais fácil vão encontrá-lo através do tráfego orgânico. Logo, quanto melhor for a experiência delas na página, maior será a influência de voltar a visitá-la. No fim das contas, preocupar-se mais em ser relevante para os mecanismos de busca do que para a sua persona pode ser um sintoma da chamada miopia de marketing.
Invista em SEO
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou personalização para mecanismos de busca. Trata-se de um grupo de técnicas que ajudam o seu site a ser melhor posicionado em buscadores, por exemplo, o Google. Por isso, só de entender o significado de SEO já dá para imaginar o quanto isso ajuda a desenvolver o tráfego orgânico do seu site. Textos otimizados, ao lado de conteúdos relevantes, criam a dobradinha perfeita para ganhar posições rumo ao topo do Google.
Estratégias para atrair clientes
Confira:
SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é a principal estratégia utilizada para o crescimento do tráfego orgânico de um site. Assim, com ela, os mecanismos de busca entendem qual a importância da página online para determinada pesquisa visando oferecer ao público a melhor experiência.
Os aspectos que são considerados para o SEO de um conteúdo específico podem ser destacados, por exemplo, palavras-chave, título, intertítulos, link interno e externo, como também meta-description.
Por outro lado, para a relevância de um blog em si, outras características são consideradas, como os backlinks, se a página online é mobile friendly, títulos, autoridade de domínio e outros. As páginas de destino devem estar nesses conteúdos, conforme a relevância do tema e da publicação, por meio de ofertas interessantes para o público, por exemplo, e-book, webinar e outras. Por isso, utilize um call to action objetivo e use um design atraente na página.
E-mail marketing
É a base de contatos que o negócio já possui é importante para novas oportunidades de negócios. Nesse sentido, mantenha uma frequência no envio de e-mail marketing e atraia os clientes com conteúdos relevantes, por exemplo, call to action e novas ofertas para conversão em páginas de destino.
Outro aspecto é a importância que haja um rastreamento dos visitantes para que, um usuário que já passou informações básicas em uma primeira conversão, tenha outros questionamentos realizados em uma próxima visita, o que ajuda que ele seja levado adiante na jornada do comprador.
Preparado para destacar o número de visitantes do seu site sem gastar com anúncios pagos e conseguir os melhores resultados possíveis com isso? Então, agora é com você! Saber a importância do tráfego orgânico pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa no mercado, assim, a Fala Content pode ajudar com esse objetivo, entre em nosso site e confira dicas para melhorar os resultados de sua página online!
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]