Você gostaria do seu negócio ser o primeiro lugar do Google para todos os aspectos do seu mercado? As palavras-chave são o caminho para isso. Repetir um termo ao longo do texto não basta, ou seja, é necessário entender o que o público quer ver no Google e acessar um site por essa palavra. Assim, isso mapeia e desenvolve textos completos no buscador. As técnicas são importantes, além do que ninguém vê no ranqueamento dos mecanismos de busca. Por isso, saber utilizar as palavras-chave com maestria é metade do caminho para ter um negócio de sucesso. Desse modo, você pode aumentar as chances da sua empresa ser o primeiro lugar nas pesquisas.

As palavras-chave são importantes para o ranqueamento dos sites. | Foto: Pixabay.

O que são palavras-chave?

Ao procurar por algum tema ou assunto no Google, você usa algumas palavras que julga serem as principais, não é? Mesmo que você não desenvolva uma frase completa com essas palavras, você sabe que é possível encontrar um artigo somente com as poucas palavras que escreveu. Assim, essas são as palavras-chave.

Criando um texto, você deve destacar alguns termos, fazendo com que elas estejam presentes em toda sua extensão. Além disso, é através dessas palavras que será possível encontrar o texto que você deseja.

Palavras-chave ou palavras-chaves?

É importante saber o que são palavras-chave e como utilizá-las nos seus textos. No entanto, também é fundamental saber como desenvolver esse termo corretamente. Assim, muitas pessoas cometem erros, por exemplo, o plural de palavras compostas; algumas nem sabem que existem regras que o regem. Escrever de maneira errônea faz com que sua atividade perca credibilidade e confiança. Por isso, a maneira correta de dizer é palavras-chave.

A importância da palavra-chave para o seu negócio

Se você quer ter um crescimento no número de acessos em seu blog, desenvolva estratégias para utilizar as palavras-chave a favor dos seus textos. Desse modo, os mecanismos de busca trabalham com relevância, assim, eles irão verificar o SEO do seu texto. Ele define se o artigo realmente merece ser ranqueado nas primeiras posições. Outro ponto é que a palavra-chave Google é responsável por ajudar o seu público a resolver problemas.

Como escolher as palavras-chave certas para o seu nicho?

Escolher as palavras-chave certas não é o suficiente. Desse modo, você deve escolher as que estiverem de acordo com seu segmento de mercado, ou seja, que estejam relacionadas com o tema que você trata em seu site ou seu blog. Além disso, cada assunto possui uma categoria de palavra-chave diferente. Nesse sentido, saber como defini-las é de grande importância para que seu texto seja encontrado com mais facilidade e esteja bem ranqueado nas páginas online de pesquisa.

Agora, falaremos sobre alguns aspectos que devem ser analisados quando as palavras-chave dos temas dos quais você trate forem selecionadas. Nesse sentido, os pontos são: volume de busca, dificuldade de ranqueamento da palavra-chave, persona, CPC, concorrência, intenção de compra da palavra-chave e head tail x long tail.

Intenção da palavra-chave

Basicamente, existem três categorias de intenções distintas:

  • Navegacional: quando você digita o endereço (URL) na aba de pesquisa e vai direto ao destino desejado);
  • Informacional: quando alguém entra no Google buscando a solução de um problema, ou querendo saber mais sobre um tema);
  • Transacional: se trata da intenção de fazer novos clientes, ou seja, está estritamente relacionada a usuários querendo comprar algo).

Como fazer a lista de palavras-chave

Realizar uma lista de palavras-chave corretamente não é uma atividade fácil. Saber o que são palavras-chave e o que elas podem fazer pelo seu planejamento, já não é suficiente. Por isso, existem algumas dicas importantes para você desenvolver uma lista de palavras-chave poderosas. Assim, fique atento, por exemplo, a colocar-se no de sua persona, objetivo da estratégia, analisar as palavras-chave dos concorrentes e utilizar o Google AdWords para buscar novas palavras-chave.

Principais erros cometidos ao usar palavras-chave

Agora que você aprendeu a criar uma lista de palavras-chave, vou informar sobre alguns aspectos que você não deve cometer ao escolhê-las e ao usá-las. Nesse sentido, os principais erros são os seguintes: utilizar palavras-chave irrelevantes, escolher apenas palavras-chave short tail, focar em palavras-chave extremamente específicas e não monitorar as tendências de pesquisas.

Palavras-chave e SEO

Em primeiro lugar, você sabe o que é SEO? Resumidamente, é a personalização do seu site ou blog para que ele fique bem posicionado nos sites de pesquisa. Desse modo, as palavras-chave são muito importantes para que você tenha um SEO bem-sucedido. Além disso, existem muitos criadores de conteúdo que conseguem escolher as palavras-chave certas para seu segmento, conforme o seu objetivo. Assim, esses produtores não sabem usar as palavras-chave de maneira correta e nos lugares certos. Por isso, devemos desenvolver estratégias ao escolher palavras-chave e sempre ter um objetivo em mente.

Palavras-chave para anúncios pagos

As palavras-chave não tem apenas o objetivo de ranquear seu site nos resultados dos mecanismos de busca, ou para gerar um tráfego maior em seu site. Em outras palavras, elas podem ajudar a ganhar dinheiro. Nesse sentido, isso acontece porque você pode utilizá-las em anúncios pagos. Além disso, ao comprar um anúncio de mídia digital, você gasta com publicidade, mas com certeza, recebe um retorno muito maior que o investido, já que o investimento será convertido em consumidores para o seu negócio. Desse modo, existem três maneiras de pagamento que você fará em seus anúncios: custo por clique (CPC), custo por mil impressões (CPM) e custo por aquisição (CPA).

Exemplos de escolhas de palavras-chave por nicho

Agora apresentaremos como funciona a escolha de palavras-chave de acordo com o nicho. Nesse sentido, você terá uma ideia de como todos esses aspectos que foram mostrados ao longo desse texto, se aplicam às suas estratégias. Assim, trataremos sobre 3 nichos:

  • Marketing de Conteúdo
  • Venda de Roupas
  • Storytelling

Para estes exemplos, utilizaremos o Google Trends para fazer a pesquisa de palavras-chave. Precisamos de uma palavra de cauda longa, principalmente porque o assunto é um pouco mais específico. Ao pesquisar na ferramenta, é possível concluir que as melhores opções seriam “marketing de conteúdo definição” e “marketing de conteúdo conceito”, pois a quantidade é relativamente grande, assim como a concorrência, porém não é algo impossível de vencer. Por isso, a busca é praticamente diária nos sites de pesquisa por essas palavras-chave. Por outro lado, só existe uma busca dessas palavras-chave no Brasil.

As palavras-chave podem ajudar a sua empresa a se destacar no ambiente online. | Foto: Pixabay.

Agora você sabe que as palavras-chave sintetizam o tema do seu texto em poucas palavras, fazendo com que os usuários encontrem seu artigo através delas. Por isso, é importante ficar atento para não cometer erros e se manter atualizado, principalmente porque muitas palavras-chave podem ficar obsoletas com o decorrer do tempo. Para evitar que isso aconteça, o Fala Content oferece diversas dicas que podem ajudar o seu negócio, entre agora em nosso site e saiba mais!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]