Tag title: saiba fazer um título otimizado para SEO

Trabalhar com SEO é trabalhar com uma busca incessante pela otimização do ranking dos sites nos mecanismos de busca, ou seja, o profissional fará com que um site apareça com o maior destaque possível dentro dos resultados dos sites de busca, assim, esse site terá maior visitação. Nesse sentido, a tag title é uma ferramenta muito importante para quem quer ser mais relevante nos resultados dos sites de busca.

tag title
Use da tag title para direcionar mais usuários para a visita ao seu site. | Foto: Freepik.

 

O que é tag title? 

Uma tag title nada mais é do que o título SEO de uma página, entretanto, é necessário que ele esteja marcado no código HTML como (<tittle> e </tittle) para que ele realmente exista e cumpra seu papel. Dessa forma, a tag tittle não pode ser simplesmente deixada sozinha dentro do texto da página sem uma sinalização no HTML.

Portanto, é o que vai aparecer na aba aberta de uma navegador, vai ser o título que estará à mostra na página de resultados de pesquisas dos sites de busca (como o Google e o Bing, por exemplo) e ao compartilhar um link, será a chamada para o site.

O uso da ferramenta de tag title deve ser muito bem pensada para esse título seja chamativo, convidativo e instigue os usuários a engajarem e participarem do andamento positivo de um site, assim, será possível que um site consiga decolar dentro dos mecanismos de busca de forma saudável e concreta.

Ao utilizar a técnica, esteja atento a melhor forma de criar um título criativo mas sem sair dos limites da ética. Ou seja, é importante que o profissional ao criar o tag title seja responsável e não coloque uma chamada que não tem nada a ver com o conteúdo proposto no site apenas para obter cliques.

Ser desleal na criação, apesar de trazer resultados e mais visitantes no site em um primeiro momento, não leva ao site um crescimento orgânico, uma vez que quando os usuários se sentem enganados eles não voltam mais ao site e não indicam aos amigos e conhecidos.

A importância da tag title para o SEO

Na compreensão de o que é tag title muitas vezes o entendimento de sua enorme importância para o SEO não é totalmente absorvido e algumas pessoas deixam de marcar a tag title no HTML por não entender a grande relevância dela para a popularização do site trabalhado.

A tag title é uma ferramenta que auxilia o trabalho do profissional de SEO: melhorar a posição de um site na página de resultados de sites de busca. Nesse sentido, se o site não tiver, esses mecanismos de pesquisa escolhem uma parte aleatória do texto da página do site para colocar como título aparente nas páginas de resultado.

Esse título escolhido de forma aleatória é extremamente prejudicial pois ele geralmente não é chamativo e convidativo para os usuários que estão pesquisando por conteúdos semelhantes a aqueles. Assim, sem o planejamento de um bom título, pensando em palavras-chave e gatilhos de cliques, pode ser que a página não seja tão visitada e sua posição no ranking desça e ele alcance cada vez menos pessoas.

Muitas vezes, os buscadores mudam uma tag title para que ela se adeque às palavras-chave de pesquisa dos usuários, entretanto, é importante ter o título bem feito e estruturado para que a modificação feita tenha pouca ou nenhuma perda na qualidade e no potencial de clique dessa tag title.

Sem uma, os navegadores colocam na aba o nome do arquivo HTML, o que é feio para o site e demonstra aos usuários desinteresse pela organização estrutural do site.

A ausência de tag title também faz com que o compartilhamento do link desta página em redes sociais não tenha o título mostrado, muitas vezes ele é colocado como “inexistente” ou “não encontrado”. Isso faz com que muita gente perca o interesse em clicar pois não sabe do que se trata e, sem um título, não se sente intrigado a respeito do conteúdo.

Tamanho ideal da tag title

É importante estar atento ao tamanho ideal de uma tag title para que ela não seja cortada e tenha o efeito que lhe foi pensado com todas as palavras do título.

Esse corte pode acontecer pois esses sites de busca trabalham com um limite de 600 pixels na tag title, o que dá um total de aproximadamente 60 caracteres. Esse é o tamanho ideal. É também necessário estar atento a não utilização excessiva de caixa alta, pois ela aumenta o tamanho do arquivo e os 60 caracteres podem ser reduzidos.

Pode acontecer de alguns sites com a tag title cortada terem um bom desempenho no ranking na página de resultados. Mesmo essa sendo uma possibilidade, é importante ter em mente que é mais fácil atingir o sucesso de acesso de um site com títulos completos sem corte de palavras que podem ser importantes no convite ao usuário.

Dicas para escrever um ótimo título

Para criar uma tag title bem feita e chamativa é importante estar atento a algumas dicas que vão ser extremamente úteis.

A tag title deve se ligar bem ao conteúdo colocado na página do site, para que o usuário consiga identificar estar no lugar certo só com uma lida rápida; é importante que as palavras-chave venham no início do título para que não tenha perigo da parte importante ser cortada e faça a propaganda da marca do site a incluindo na tag title.

Essas dicas farão com que a posição do site nas páginas de resultados de busca suba e com que a marca do site que traz esses conteúdos fique cada vez mais conhecida, acessada e respeitada pelos usuários.

Diferença da tag title e do H1

A principal diferença para o H1 é que enquanto a primeira é o título da página, o segundo é o título do conteúdo.

Assim, a tag title é a chamada para a página, que ficará na HTML, na aba e no compartilhamento dos links enquanto a H1 direciona o que está escrito dentro da publicação da página do site, não precisando ser tão chamativa e tendo o foco no conteúdo em si.

Saiba melhor o que é SEO e encontre mais conteúdos como esse no Fala Content! Lá, você encontra conteúdos bem explicativos e relevantes para você que quer produzir conteúdo para a sua empresa. Confira!