Velocidade do site: saiba qual a sua importância para o SEO

Você já parou pra pensar em quanto tempo o seu site leva para carregar? Um site com uma boa velocidade pode fazer toda a diferença para a sua estratégia de marketing e para o seu rankeamento SEO. Além disso, a velocidade do site também é importante para a experiência do seu cliente e para a fluidez da jornada de vendas. Entenda mais sobre e como você pode aumentar a performance com a Fala Content! 

velocidade do site
O que é velocidade do site e como podemos aumentá-la. | Foto: Unsplash.

 

O que é a velocidade do site?

A velocidade se trata do tempo que a página leva para carregar totalmente, e é um dos fatores mais importantes para o ranqueamento nas ferramentas de buscas. Com um site lento, os seus usuários perdem o interesse rapidamente. Isso faz com que eles saiam do seu site e procurem por outros resultados. Com isso, a sua taxa de rejeição cresce muito e o seu SEO será prejudicado. 

Por isso, é importante ter em mente que quando se trata do seu site e plataforma digital, menos é mais: sites que contam com arquivos e imagens pesados e recursos desnecessários terão uma velocidade muito mais lenta, o que prejudicará a experiência do usuário e despencará o seu ranqueamento no Google. 

 

A importância de uma boa velocidade

Uma otimização no tempo de carregamento pode fazer toda a diferença para a sua estratégia de marketing digital. Além de contribuir muito para o ranqueamento, é importante lembrar que isso é primordial para uma boa primeira impressão de um usuário que acaba de conhecer o seu site. Afinal, um potencial cliente pode acabar desistindo de sequer conhecer a sua marca quando o seu site é lento. 

Por isso, cada segundo conta: em média, um site com bom carregamento levará 3 segundos para carregar. Com uma velocidade mais lenta, a taxa de desistência pode subir mais de 100%. Isso prejudica muito a sua credibilidade e autoridade no meio digital e pode afastar muitos clientes, trazendo prejuízos para o seu negócio. 

Como melhorar a velocidade do site WordPress? | Foto: Unsplash.

 

Fatores que interferem na velocidade do site

Hospedagem de site 

Muitas vezes, a hospedagem de site escolhida pode se tornar a vilã. Isso pode ocorrer por uma baixa qualidade do serviço prestado, problemas técnicos ou por um alto número de acessos. 

Imagens pesadas

Não possuir imagens reduzidas ou otimizadas pode ser um dos principais fatores que prejudicam a velocidade do site. É importante prestar atenção nas dimensões das imagens escolhidas e também na resolução. 

Excesso de plugins e recursos desnecessários

Plugins podem, sim, ser importantes para as funcionalidades do seu site. Porém, alguns plugins podem usar mais recursos que outros e podem estar te prejudicando. Por isso, utilize apenas plugins que são essenciais e retire aqueles supérfluos. 

Banco de dados mal otimizado 

Todas as informações do seu site são armazenadas no seu banco de dados. Por isso, um banco de dados lida com um enorme volume de informações e é necessário estar atento para não sobrecarregá-lo. Por isso, ter uma otimização eficiente pode fazer toda a diferença. 

Medindo a velocidade do site

Há diversas ferramentas disponíveis para poder medir. A principal delas é o PageSpeed Insights, desenvolvida pelo próprio Google. 

O PageSpeed Insights leva em consideração o desempenho do site na versão desktop e na versão para dispositivos móveis. Essa ferramenta conta com um índice para testar velocidade do site que varia de 0 a 100, e classificações que variam do vermelho ao verde: 

0 a 49: índice vermelho (site lento)

50 a 89: índice amarelo (site com velocidade média)

89-100: índice verde (site rápido)

Além disso, o PageSpeed oferece sugestões de correções e otimizações a fim de melhorar a velocidade do site, bem como indica quais itens o seu site tem um resultado satisfatório.

Como aumentar a velocidade do site?

 

3 dicas para aumentar e otimizar

Monitore a velocidade do seu site 

Mantenha um bom monitoramento do seu site, através de medidores como o PageSpeed Insights, por exemplo. Assim, você pode observar com clareza o que está causando problemas no desempenho do seu site e realizar correções o mais rápido possível. 

Otimize suas imagens e arquivos 

As imagens no seu site podem se tornar verdadeiras vilãs para a velocidade do site. Para melhorar o desempenho do seu site, reduza o tamanho das suas imagens e faça uma otimização. Existem diversos programas e plugins que realizam essa função e podem te ajudar. 

Use plug-ins para cache 

Uma página em cache é uma cópia da própria página, mas que fica armazenada em um arquivo estático. Com esse recurso, o servidor não ficará tão sobrecarregado e o seu site terá uma melhor velocidade.  

Perigos de um site lento 

Um site lento é um grande problema para suas estratégias de marketing digital. Com uma velocidade ruim, o seu site se torna pouco acessível, e seus usuários e clientes serão repelidos de cara por conta do longo tempo de resposta da sua página.

Além disso, um site lento prejudicará muito a fluidez da jornada de vendas e também a experiência do cliente da sua empresa. 

Cada segundo de atraso pode acarretar grandes prejuízos, especialmente em grandes empresas: uma pesquisa da Kissmetrics demonstrou que, em um e-commerce que fatura $100 mil por dia, apenas 1 segundo de atraso no carregamento da página pode acarretar um prejuízo de mais de $2,5 milhões ao ano.

Isso sem contar com o fato de que o seu site terá menos chances de figurar entre os primeiros resultados no Google, já que uma boa velocidade é um dos fatores de ranqueamento mais importantes para o algoritmo do Google

Conheça o Fala Content

O Fala Content é uma plataforma de consultoria em conteúdo SEO e produção de conteúdo para marketing digital. Nossas soluções para SEO trazem muitos resultados para o tráfego e para a autoridade do seu site. Conheça agora as soluções para a velocidade do site e planos para conteúdo e SEO do Fala Content