Público Alvo e Persona: Entenda a diferença e como definir cada um

arketing digital, já que estão presentes diariamente nos setores de vendas e comunicação de uma empresa, e precisam ter cuidado ao serem analisados, pois eles são pesquisas muito parecidas, então para ter um resultado adequado é importante entender a diferença entre eles.

A diferença entre os dois está no quão específica é a pesquisa realizada para saber quem são os consumidores do produto de uma empresa. Enquanto um é uma pesquisa de modo geral, o outro é uma pesquisa com muito mais detalhes e questões pessoais.

Mas a utilização do público-alvo está em declínio, pois com a criação da persona permite que a empresa tenha um acesso exato aos possíveis clientes.

público alvo e persona
Saber o público alvo e a persona em uma empresa é fundamental para o sucesso de conteúdos. | Foto: Unsplash.

A seguir, confira a diferença entre público-alvo e persona e quais as maneiras de utilizá-la em seu negócio.

O que significa público-alvo? 

O público alvo é muito usado no marketing e na comunicação empresarial, pois ele representa uma porcentagem da sociedade em que os serviços e produtos de uma determinada empresa poderão ser úteis.

As principais características que podem definir o público alvo são: idade, sexo, classe social, localização geográfica, nível de escolaridade, profissão, renda mensal, objetivos e necessidades e entre outros. Porém, ele abrange um grupo grande de pessoas, desconsiderando seus dados pessoais, e com isso pode prejudicar os processos de compras e vendas. Mas, existem casos em que é apenas necessário definir o público alvo e persona.

Como definir seu público-alvo? 

Para definir o público-alvo é preciso de um questionário, pois assim fica mais fácil de saber a audiência do negócio. Sendo assim existem perguntas que podem ser feitas para definir o público-alvo, como: 

  • Qual a faixa etária dos consumidores?
  • Qual o estado civil? 
  • Qual a média salarial?  
  • Qual a região, estado ou cidade que mais moram os possíveis clientes? 
  • O produto ou serviço é destinado a pessoas ou empresas? 
  • Com qual frequência eles consomem o produto ou serviço? 
  • O produto ou serviço serve para os dois gêneros? 
  • O produto ou serviço é mais comprado por homem ou mulher

O que precisa ser avaliado para definir o público-alvo? 

O público-alvo precisa ser definido em dois contextos, o público-alvo da empresa no geral e o público-alvo de cada um dos produtos que a empresa vende. Nos dois contextos são necessários que seja avaliado as informações como idade desse grupo de pessoas, classe social, nível escolaridade, os hábitos de consumo, sexo, profissão e entre outros que já foram comentados acima. Sendo assim, quanto mais específico for definido, mais correto será a previsão da empresa.

Qual a importância do público-alvo? 

Com o público-alvo é possível definir quem é o foco da empresa, e qual a porcentagem da sociedade que deve ser comunicada, desse jeito a empresa cria os argumentos de venda para chamar a atenção de tais pessoas.

A partir do momento em que a empresa escolhe definir seu público-alvo acaba eliminando as pessoas que seriam impactadas pelo anúncio, mas que não iriam possuir interesse nele, e que não iriam comprar o produto ou serviço. Sendo assim, a empresa melhora os investimentos e esforços para aquela parte da sociedade que tem interesse no produto que a empresa oferece.

  

Quais cuidados devem ser tomados ao definir o público-alvo? 

Para que o público-alvo seja de uma forma exata é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada nisso. Esse profissional fará pesquisas para descobrir mais características dessa porcentagem da população, fazendo assim com que a empresa tenha de forma mais clara quem é o público que deve atingir com o produto ou serviço.

O que é persona? 

Persona, ou buyer persona, é o perfil do cliente ideal, ou seja, são os perfis de pessoas perfeitas para quem a empresa pode oferecer seu produto, é um personagem fictício que possui todas as características que um cliente perfeito pode ter.

Para definir uma persona é preciso fazer um trabalho mais detalhado de pesquisa, assim podendo incluir questões mais pessoais.

A persona pode ser separada em 4 tipos, buyer persona, que seria o consumidor ideal para as vendas; audiência persona, que é uma análise do perfil dos usuários; brand persona, que é um perfil que ajuda de uma forma mais clara a visão dos clientes; e o proto persona, que é um protótipo de persona.

Qual a importância de criar uma persona?

Criar uma persona é algo necessário estrategicamente para as empresas, pois através disso se criará mais confiança nos setores de comunicação e vendas das empresas. Além de que a persona afeta várias características do negócio, sendo importante contratar um profissional para realizar esse estudo específico. 

As vantagens da persona são as inúmeras possibilidades de produzir um serviço de autoatendimento, sendo uma forma mais rápida e eficiente para os clientes da empresa.

Passo a passo de como criar uma persona 

Para a criação de uma persona é preciso ser feito um estudo que deverá detalhar mais que aspectos demográficos e socioeconômicos do público-alvo, sendo características específicas do consumidor, e para isso existem alguns exemplos de perguntas:

  • Quais são seus hobbies?
  • Quais são os seus sonhos e objetivos?
  • Qual o seu estilo de vida?
  • Quais os seus desafios de frustrações?
  • E entre outras perguntas que podem ser feitas desse jeito mais pessoal.

Não confunda persona e público alvo 

A diferença entre persona e público-alvo está no quão aprofundada a pesquisa pode ser feita para saber o cliente perfeito para a empresa.

O público alvo abrange um grande número de consumidores, e ele ajuda na criação de ações e atendimentos mais amplos no estágio inicial do funil de vendas.

A persona é um personagem semi fictício que representa um perfil de um cliente ideal para a empresa, desse modo, ela permite chamar a atenção de um cliente com o perfil da empresa, e torná-lo fiel fazendo com que a experiência de atendimento seja de forma única para ele. 

Bom, agora fica mais fácil saber o que difere público alvo e persona e como utilizá-los para vender os produtos e serviços de uma empresa, se quer uma pesquisa com detalhes ou uma mais geral sobre os consumidores. A Fala Content oferece serviços de assessoria em SEO e produção de marketing de conteúdo, auxiliando no aumento de performance. Saiba mais em nosso site!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]