Conheça as técnicas de SEO que todo profissional precisa conhecer

Entender melhor sobre as técnicas de SEO é parte fundamental para qualquer empresa que esteja dentro da internet hoje em dia, não é mesmo? Sendo assim, nós vamos abordar nesse artigo sobre a importância dessas técnicas, suas vantagens e quais são as principais para usar no texto. 

Veja a seguir!

técnicas de seo
Entenda o que é técnicas de SEO para usar nos seus textos. | Foto: Freepik.

A importância das técnicas de SEO 

Muitas empresas e startups ainda não possuem tanto conhecimento em relação às técnicas de SEO, mas é algo que com o crescimento das tecnologias se tornou essencial para qualquer empresa, seja ela pequena, média ou grande. 

Qual é o objetivo principal de usar as técnicas de SEO? Pois bem, sabe aquele famoso ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Então, é partindo desse raciocínio que as empresas estão investindo no uso do SEO. Já que estar presente nas principais abas de buscas é algo que faz com que os possíveis clientes sejam atraídos para o seu site.

Sendo assim, implementar esses agrupamentos de hábitos para melhorar a visibilidade da sua empresa é crucial. Desse modo, são levados em consideração alguns pontos que podem ser importantes para que as empresas optem usar técnicas de SEO:

Tráfego 

A quantidade de pessoas que acessam o site da empresa tende a aumentar de uma forma bastante natural, algo que é excelente para os resultados.

Ranqueamento 

Aparecer na parte principal nos ranqueamentos é a parte mais exigida pelas empresas com as técnicas de SEO. Ou seja, aparecer na primeira página do Google, Bing etc.

Vendas maiores 

As empresas que têm mais destaques no uso do SEO, acabam tendo um número de conversão muito grande em relação às suas vendas.

Marca forte 

Todas as empresas sempre sonham em ter notoriedade dentro do mercado. Quando é visto com mais destaque acabam se tornando uma marca com muita autoridade no seu nicho.

Como o Google funciona?

Entender como o Google funciona é parte bem importante também para quem está estudando as técnicas de SEO, pois o Google é o maior site de buscas que existe na internet. Então, compreender como funciona essa plataforma pode te ajudar a alcançar melhores resultados.

Se for levar em conta os números da plataforma apenas usando os dados dos primeiros meses de 2022, o Google teve 260 bilhões de visitas. Isso mesmo, 260 bilhões de pessoas acessaram a plataforma para buscar conteúdos dos seus interesses. Esse é um ótimo motivo para a empresa aplicar o potencial desse número para começar a investir nas técnicas de SEO em seus conteúdos. 

Algoritmo e SERP 

Os algoritmos do Google, Bing e outros serviços de buscas são sempre modificados para que as empresas transformem o seu conteúdo de uma maneira mais adequada para as pessoas que usam o serviço. Então, é necessário estar sempre ligado com essas mudanças, pois o que funciona hoje pode ser mudado pelas empresas e que torne diferente o jeito de usar as técnicas de SEO.

Um dos principais destaques para descobrir melhor sobre os algoritmos é o Google Analytics, ferramenta que muitas empresas utilizam para entender melhor sobre as modificações que existem na plataforma. A partir disso, são usadas as técnicas de SEO que influenciam para que exista um destaque na SERP (Search Engine Results Page), que são as páginas de resultados 

Principais técnicas de SEO 

Veja as principais técnicas de SEO que destacamos para você:

1- Palavras-chave

Quem está iniciando a melhoria do conteúdo SEO tem que aprender sobre o uso das palavras-chave, algo que é bastante simples, mas que tem seu funcionamento muito bom para ter resultados.

Então, as empresas devem fazer uma observação melhor sobre os termos que estão sendo usados em relação ao seu nicho. Por exemplo: você vende equipamentos e acessórios esportivos, por qual motivo não buscar o que está em alta em relação a esses conteúdos, não é mesmo?

A partir dessa análise, a empresa deve ter em suas mãos palavras-chaves, sejam elas de cauda-curta ou cauda-longa. A cauda-curta são as que mais geram clicks nos sites, mas é muito disputada. Por outro lado, a cauda-longa tem menos clicks, porém atrai bons resultados para as empresas que a usam.

2- Meta-descrição

Você já fez uma busca no Google e abaixo do link para entrar no site viu que tem um texto falando sobre o conteúdo? Então, essa é a meta-descrição que pode ser bastante interessante para quem está buscando sobre determinado assunto.

Vale ressaltar que a meta-descrição não influencia tanto no ranqueamento do conteúdo, mas que pode melhorar o desempenho do que está sendo postado pelo seu site. Então, quando for fazer é necessário que seja feito um resumo interessante em até 156 caracteres.

3- Imagem de boa qualidade

Ninguém se atrai por textos apenas, não é mesmo? É importante que os seus conteúdos possuam imagens otimizadas para que complementam o seu texto, ou seja, que tragam uma explicação que melhore o entendimento de todo o assunto abordado. Assim, é necessário que nessas imagens seja colocado um “texto alternativo” que será uma outra forma das plataformas de busca encontrar seu conteúdo.

4- Conteúdos inéditos e bons

Conteúdos que são originais e bem escritos tendem a ganhar bons resultados nos mecanismos de buscas. Então, sempre é recomendado para os criadores de conteúdos que eles prefiram textos inéditos e que sejam ricos em informações, pois assim ele será colocado em alta nas buscas. Inclusive, por serem textos longos (1000 palavras), tendem a melhorar o tempo que o usuário passa dentro do site.

5- Conteúdos devem ser remodelados

Como os textos devem ser inéditos para estar no topo das buscas, isso também serve para manter esse texto sempre atualizado. Então, não tenha medo de remodelar os conteúdos que já estão dentro da sua plataforma para atualizá-los e trazer novas informações. Isso é algo que pode levar de volta esse conteúdo para os mais buscados por conta do uso das técnicas de SEO mais novas e que sejam de acordo com os algoritmos.

Leu esse artigo e ficou interessado em técnicas de SEO e possuir mais tráfego para aumentar o fluxo de vendas do seu produto? Confira os serviços oferecidos pelo Fala Content e melhore os resultados dos seus textos.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]