Homepage: o que significa e como estruturar

Se você planeja levar a sua marca a mais pessoas e alcançar autoridade de marca, então você precisa construir um site para a sua empresa. No entanto, a construção dessa página deve seguir alguns padrões de estrutura que forneça todas as informações necessárias ao visitante. Um dos elementos dessa estrutura é a homepage que deve contar com algumas informações essenciais.

Homepage significado: homepage é a primeira página de um site.
Homepage significado: homepage é a primeira página de um site. | Foto: Freepik/designwarrior.

Você não sabe estruturar a sua homepage? Não se preocupe! Neste artigo você vai descobrir como estruturá-la e a importância de cada um dos seus itens. Boa leitura! 

O que é homepage? 

Talvez, você ainda nem saiba direito o que é homepage. Neste caso, é nosso dever esclarecer essa informação. Homepage consiste na primeira página que um visitante se depara ao acessar um site. Sendo ela o primeiro contato do visitante com o site, o dito popular “a primeira impressão é a que fica.” faz muito sentido aqui. Por isso, a homepage precisa ser muito atrativa e bem-organizada. Afinal, ela pode ser a responsável por manter ou repelir um visitante do site.

Mas, e no caso do visitante que acessa o site pela primeira vez já a partir de uma aba específica? Mesmo que isso aconteça e o visitante acesse o site por um determinado conteúdo, por exemplo, as chances dele ir à homepage em busca de mais informações sobre o endereço eletrônico são grandes. Isso significa que as informações que dão detalhes sobre a página são essenciais.

O que deve ter uma home page?

Mencionamos que uma homepage deve conter informações suficientes para que o visitante seja atraído pela marca. No entanto, você deve tomar o cuidado de não colocar muitas informações na página inicial, pois isso acaba tirando a atenção do visitante. Sendo assim, você deve incluir apenas informações essenciais na homepage. Entre elas: banner, quem somos, título, recursos visuais, call to action, depoimentos e descrição de produtos. A seguir, a gente te explica cada um desses tópicos.

Banner com o nome da empresa

O banner com o nome da empresa é um elemento importantíssimo para a sua homepage, pois o banner é um dos primeiros elos entre a marca e o visitante. Um banner chama atenção do visitante, ajudando a transmitir a mensagem da marca. Uma das facilidades do banner é que ele pode ser feito em diversos formatos como pop-up, estático, animado e interativo. A forma como será feito depende dos objetivos da empresa, do público-alvo e dos recursos do site.

Recursos visuais

Os recursos visuais ajudam os visitantes a se sentirem atraídos pelo site. Usá-los logo na homepage é uma forma de convidar o visitante a permanecer em um espaço esteticamente agradável e explorar mais o site. Com isso, aumentam as chances do visitante passar mais tempo no endereço. 

Quando isso acontece, o site fica melhor rankeado no Google, pois os algoritmos entendem que aquele site é relevante para o público. Portanto, invista nos recursos visuais na sua homepage. Utilize uma logo e uma identidade visual atrativa e que ajudem a passar a mensagem da sua marca.

Título

Em uma homepage, os títulos são importantíssimos para atrair a atenção do visitante para uma área específica do site e para rankear bem no Google. Isso acontece porque os títulos são estruturas pensadas tanto para resumir o conteúdo que será encontrado ao clicar nele quanto para atrair o visitante. Isso geralmente é feito pela ideia de gerar soluções para algum problema.

Então, na hora de criar os títulos que vão direcionar o visitante da homepage para outras abas do site, não ultrapasse 70 caracteres e utilize palavras-chave. Elas ajudarão seu site a ocupar as melhores posições no Google.

Texto descrevendo os produtos ou serviços

Ter pequenos textos descrevendo os produtos ou serviços é essencial em uma homepage. O objetivo deles é fazer com que o visitante conheça mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela sua marca. As chances de uma pessoa comprar os seus serviços sem conhecer direito como eles funcionam e quais são seus objetivos são muito baixas.

Algumas empresas esquecem de apresentar boas descrições na homepage e isso acaba pesando contra a marca. O visitante pode deixar o site por não se sentir atraído pelo que é oferecido naquela página. Por isso, existe a necessidade de fornecer descrições de produtos e serviços. Mas cuidado para não escrever textos muito longos, o texto de descrição deve fornecer informações importantes sobre o produto e ser sucinto.

Depoimentos

Você certamente já viu homepages com depoimentos, certo? Neles, clientes que já compraram e utilizaram os serviços da empresa contam como foi a experiência. Geralmente, as homepages apresentam cerca de três depoimentos, com o objetivo de transmitir confiança aos visitantes do site.

Pense, por exemplo, nas vezes em que você ficou em dúvida se compraria determinado produto e só decidiu pela compra depois de ouvir opiniões favoráveis. Esse é o famoso boca-a-boca, quando uma pessoa indica um produto ou serviço para outra. 

Nas homepages, essa indicação de quem aprova os serviços e produtos é potencializada, pois qualquer pessoa que acesse o site poderá ver aquela avaliação e isso pode ser decisivo na decisão de compra. Portanto, nunca se esqueça de adicionar depoimentos na sua homepage.

CTA 

CTA é uma sigla para “Call to Action”, expressão em inglês usada para se referir às chamadas para uma determinada área do site, serviço ou produto. 

Pense, por exemplo, em quando você acessa a página inicial de um restaurante e encontra a mensagem “venha nos visitar!”, essa mensagem é um call to action (CTA) que tem como objetivo convidar o visitante da página a ir ao restaurante.

De modo sucinto, o call to action é essa ação convidativa que pode ser utilizada para que uma pessoa visite um espaço físico ou compre um produto ou serviço. Na sua homepage, o CTA é essencial para convencer o visitante a conhecer mais dos seus serviços e produtos.

Quem somos

A aba “quem somos” na homepage tem a função de apresentar os objetivos da marca e seus valores aos visitantes. É nesse espaço que o visitante é apresentado à empresa oficialmente. 

Fazendo uma analogia a uma loja física, é como se um vendedor se colocasse em frente do visitante e começasse a apresentar o espaço da loja e dizer o que ele oferece, com o objetivo de atrair o cliente e fazê-lo confiar na empresa.

Essa é justamente a função do “quem somos”. Ele apresenta a marca ao visitante com o objetivo de que ele confie nela. Assim, começa a se formar uma relação mais sólida entre empresa e visitante.

Home page e landing pages

Você pode estar se perguntando qual seria a diferença entre home page e landing pages. A landing page ou página de aterrissagem é uma página criada para uma campanha e que conta com conteúdos completos e diferentes dos outros daquela mesma marca. 

O objetivo é informar e persuadir o público em relação a algum objetivo específico. Para isso, todo conteúdo que tem na página é muito estudado para atrair o público e, geralmente, está atrelado a campanhas de links patrocinados.

Já a homepage, apesar de também ter o objetivo de atrair o público, é mais abrangente e seus conteúdos não são pensados para uma campanha específica, mas sim para a atração do público em geral em relação a alguns serviços e produtos.

Conheça o Fala Content

Se você pretende criar um site para a sua marca a fim de levá-la para um público maior, saiba que a homepage é um passo importante. No entanto, ela não é a única medida que deve ser tomada. 

Além de uma homepage bem estruturada, seu site precisa de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e conteúdos que esclareçam as dúvidas dos visitantes. Nesse sentido, o Fala Content pode te ajudar. O Fala Content é uma plataforma de produção de conteúdo para a internet que, por meio de textos, SEO, autoridade e tecnologia, entrega audiência, conversão e resultados para sua empresa. Venha conhecer e firmar essa parceria!