Para conseguir melhorar as suas vendas, uma boa estratégia que muitas marcas famosas usam, é apostar em gatilhos mentais. Essas ferramentas, que mexem com a cabeça das pessoas, podem fazer uma enorme diferença na hora de alguém comprar o seu produto ou escolher o de um concorrente.
Veja a seguir os 8 melhores gatilhos mentais que você pode e deve utilizar ainda hoje na sua loja ou negócio para dar uma melhorada nas suas vendas!
O que são gatilhos mentais?
Antes de sair por aí aplicando, é importante você saber o que são gatilhos mentais. São estímulos que atingem o cérebro e podem influenciar e até mesmo mudar as nossas decisões, pois muitas são tomadas de forma automática e inconsciente.
Para dar certo, é preciso que as empresas conheçam o comportamento e o perfil do consumidor, pois assim é possível traçar uma estratégia mais certeira. Esses gatilhos mentais são comuns e são sensações que mexem com a própria natureza humana, como evitar a dor, medo de perder uma oportunidade ou o desejo de ser diferente e ter alguma vantagem.
Mas é importante usar os gatilhos mentais com responsabilidade e ética. Como são ferramentas que mexem com as emoções, não use todas ao mesmo tempo e nem engane o seu cliente. A ideia é de ser uma experiência positiva e não deixar a sua marca com fama de enganadora ou manipuladora
Usar gatilhos mentais para vendas e marketing é uma boa ideia para melhorar o desenho da sua empresa, então use, mas nunca exagere.
Gatilhos mentais para vendas e marketing
Desde já, você precisa saber que combinar mais de um desses gatilhos mentais na hora de divulgar suas vendas é uma boa estratégia, pois assim mais sensações vão atingir o cérebro do seu potencial cliente, fazendo com que haja mais chances dele comprar. Mas nunca exagere, use os gatilhos mentais com muita responsabilidade.
8 melhores gatilhos mentais
Dor e solução
A natureza humana faz com as pessoas tentem evitar ao máximo passar por situações de dor, e esse gatilho mental vai agir nesse sentido. Para funcionar, é importante conhecer bem o seu público alvo e o que normalmente costuma deixá-lo frustrado.
Com esse dado em mãos, monte seu anúncio mostrando uma solução para esse problema. Ele ficará tentado a conhecer mais sobre o seu serviço ou produto e assim fechará uma compra para resolver o problema que lhe causa dor.
Uma estratégia boa é mostrar dois cenários para o seu cliente, em um como a vida dele pode ser boa se optar pelos seus serviços. Em outro, mostre os possíveis problemas que ele vai enfrentar caso não escolha a sua empresa. Assim, os dois extremos vão mexer com a cabeça da pessoa e vão fazer com que ela tome a melhor decisão, fugindo da dor.
Escassez
Quando algo está acabando, nossa mente faz com que resolvemos tomar decisões de forma rápida e quase instantânea. Não vamos deixar passar uma oportunidade de melhorar as nossas vidas. Esse gatilho mental está ligado a um instinto de sobrevivência, para garantir itens que assegurem a continuidade da nossa vida.
Então, quando for anunciar o seu produto ou serviço, coloque um número limitado, por exemplo, 20 vagas em um curso. As pessoas ficaram com medo de perder a vaga e vão correr para fazer a inscrição.
Urgência
Este gatilho mental funciona parecido com a escassez, mas agora é em relação ao tempo. Os seres humanos tomam decisões de forma impulsiva em muitos casos. E ao ver que o tempo está acabando, vamos correr para finalizar uma determinada ação porque é preciso agir de forma rápida para não perder a oportunidade. Nosso cérebro vai fazer com que você foque só no produto e finalize a compra.
Use o gatilho mental da urgência junto com a escassez, fale que estão disponíveis poucas vagas e a pessoas tem poucas horas para finalizar a inscrição. Use frases como ‘’somente até amanhã’’, ‘’fecha em 12 horas’’ e coloque um reloginho na página para fazer com que um senso de urgência desperte nas pessoas e elas fiquem mais tentadas a realizar a compra. A combinação de gatilhos mentais pode dar muito certo.
Reciprocidade
O filósofo suiço Jean-Jacques Rousseau disse que o ser humano é bom por natureza e esse gatilho da reciprocidade vai atuar nessa questão. Quando alguém é legal conosco, temos a tendência de retribuir a gentileza e sentimos a necessidade de oferecer algo em troca pela ajuda.
Para esse gatilho mental dar certo, primeiro ofereça algum benefício para o seu cliente, um desconto, maiores informações sobre o serviço. Em troca ele pode passar o email, um número de telefone, aí você já tem o contato da pessoa e pode divulgar mais diretamente os seus serviços e produtos para quem já está interessado.
Esse gatilho mental funciona muito com o youtube também. Ao assistirmos um material sobre algo que temos dúvidas, muitas vezes vamos dar um like no vídeo, realizar a inscrição no canal da pessoa e até mesmo divulgar o conteúdo para pessoas com o mesmo problema ou dúvida.
Exclusividade
Gostamos de ter a sensação que somos especiais e temos algo exclusivo. Esse gatilho mental age nesse sentido. O cliente, ao ver que tem uma vantagem exclusiva em relação a outras pessoas, ficará muito empolgado e terá mais chances de fechar uma compra.
Ofereça algum tipo de privilégio, por exemplo um desconto, uma mentoria pessoal, um brinde ou qualquer outro benefício. E você pode usar esse gatilho mental com mais dois, coloque um prazo e um limite de vagas, por exemplo. As 15 primeiras pessoas que comprarem o produto até o final da semana vão ter acesso a um benefício exclusivo que ninguém mais vai ter. A escassez agindo junto com a urgência e a exclusividade, vão fazer com que o seu potencial cliente fique extremamente tentado a contratar o seu serviço ou comprar o seu produto.
Novidade
Quem não gosta de uma boa novidade não é mesmo? Apesar de os lançamentos poderem ter defeitos, as pessoas gostam e se interessam por novos produtos e serviços. Mas antes de sair divulgado, veja se está tudo pronto e não há nenhum erro, pois um produto com defeitos logo no lançamento pode manchar a imagem da sua marca e atrapalhar suas vendas.
Na hora de divulgar, fale que é um produto novo, lançamento no mercado, mas deixe isso bem claro para o seu público. Nas redes sociais há grandes chances desse gatilho funcionar ainda melhor. Às vezes não é nem necessário que o produto seja 100% inédito, as atualizações já fazem com que as pessoas queiram comprar.
É o que acontece com carros, camisas de times e celulares. Muitas vezes a nova versão é quase a mesma do que a antiga, mas mesmo assim as pessoas fazem filas para comprar. Em quase todos os casos, por um valor muito mais elevado do que a versão anterior.
Prova social
Uma das coisas que garantiram a sobrevivência da nossa espécie foi o fato de vivermos em grupos e nos ajudarmos. Esse gatilho mental vai agir de forma parecida, já que temos a tendência de tomar decisões de acordo com as opções de pessoas à nossa volta. Quando vemos que muitas pessoas estão usando um determinado produto, vamos ficar tentados a usar também.
Nas redes sociais, esse gatilho é potencializado. Quando vemos nossos amigos, pessoas que admiramos, falando sobre o produto ou serviço, vamos querer conhecer mais sobre e até comprar. Uma boa estratégia é mostrar comentários sobre a sua empresa ou o serviço. Assim as pessoas conseguem ver que mais gente já provou e também aprovou a sua marca e assim vão ficar mais seguros e confiantes na hora de realizar uma compra.
Mas coloque comentários verdadeiros, honestidade é um fator importante para muitas pessoas na hora de escolher uma marca ou serviço.
Humanização
Os seres humanos têm mais empatia quando conseguem ver que existe uma outra pessoa do outro lado também. Atendimentos humanizados são melhores do que os feitos por máquinas, por exemplo. E na hora de vender é a mesma coisa. Mostre o rosto de quem fez o produto, deixe que as pessoas vejam que a sua marca tem pessoas e não é somente um estabelecimento ou um logo.
Esse gatilho mental age em nossos cérebros pois sentimos empatia porque é parecido conosco. Talvez ter alguém do mesmo perfil que o seu público alvo possa ajudar com que seus clientes criem sentimento pela sua marca e escolham os seus serviços.
A humanização pode ajudar também com imagens de pessoas usando os produtos, ao invés somente manequins, por exemplo. Mostre gente consumindo e usando o que você está vendendo. Os possíveis compradores vão ter uma visão melhor da peça e podem comprar mais coisas com você, só de vir que pessoas de verdade estão utilizando.
Agora que você já conhece e sabe como funcionam os gatilhos mentais, é hora de aplicar em sua marca. Mas aplique hoje para não perder vendas para os concorrentes. E para maximizar os seus resultados, acesse o portal do Fala Content e conheça nossos serviços, principalmente nossos textos de SEO que podem ajudar muito o seu negócio e como aplicar melhor os gatilhos mentais.
[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]