Empresa de SEO: Funciona? O que faz? Quanto custa o investimento?

Em primeiro lugar, é comum encontrar pessoas entusiastas de negócios de SEO. No entanto, de vez em quando, é possível verificar na internet comentários não muito positivos de consumidores que contrataram esse tipo de serviço. A maior parte deles questiona o fato de ter investido dinheiro e tempo, sem que tenha sido desenvolvido qualquer resultado significativo. Assim, talvez seja esse o motivo para que uma parcela relativamente alta de empresas brasileiras (35,7%) ainda não invista em SEO, conforme aponta a pesquisa da SEO Trends. Embora uma grande parte (55,8%) esteja atuando como empresa de SEO, é necessário avançar. 

Por isso, primeiro, é necessário entender melhor o que fazem exatamente os negócios que trabalham com personalização para motores de busca, ou seja, isso envolve muito mais do que realizar publicações em páginas online e redes sociais. Continue a leitura para entender mais sobre esse mundo do SEO e as vantagens oferecidas por essa estratégia para a sua empresa.

A empresa de SEO é uma tendência no mercado. | Foto: Pixabay.

Quais são as vantagens de contratar uma agência especializada em SEO? Quanto custa contratar uma empresa de SEO?

Outro questionamento que é comum entre as pessoas no convívio do dia a dia ou no ambiente profissional é sobre os benefícios em contratar agências de SEO. No entanto, essa não é uma questão muito simples de responder, já que o ponto principal a ser considerado diz respeito aos objetivos do cliente que contrata o serviço. 

Se a sua empresa não tiver metas claras, estará dando o primeiro passo para se frustrar ao formar esse tipo de parceria. Por outro lado, uma empresa de SEO também pode auxiliar, indicando possíveis objetivos, desde que ela tenha experiência suficiente no segmento de mercado escolhido. Desse modo, as principais vantagens são: marketing digital mais bem orientado, melhor direcionamento dos recursos, conteúdos e redes sociais que alcançam resultados.

Por outro lado, como acontece em qualquer área, o custo de contratação de uma agência vai depender de uma variedade de fatores. Em primeiro lugar, geralmente, empresas de SEO trabalham com orçamentos que variam conforme o tipo de consumidor e os seus objetivos. 

O valor cobrado será sempre proporcional ao tamanho do negócio, seu segmento de atuação e outros aspectos limitantes. No entanto, para dar uma resposta mais exata, normalmente, a cobrança é feita através da análise do volume de conteúdo produzido e de serviços agregados. Uma empresa pode contratar uma agência, por exemplo, para fazer cinco blogs posts de 2.000 palavras por mês. O preço desse pacote de trabalho certamente será menor do que o de um negócio que contrate a mesma empresa para produzir 20 artigos, mais um ebook e serviços off page, ou seja, que não são visíveis para o usuário, por exemplo, a mudança de plataforma.

Quais são as entregas de uma empresa de SEO?

Um equívoco que boa parcela dos usuários cometem é achar que um negócio de SEO só trabalha com o desenvolvimento de conteúdo. O objetivo de artigos, vídeos e infográficos é central em uma estratégia desse tipo, porém tem muito mais coisas antes e depois. 

É de responsabilidade da agência de personalização utilizar as melhores técnicas de SEO para, então, criar estratégias e implementá-las. Por isso, ela deve ter em suas equipes profissionais de TI, comunicação social e, claro, de marketing. Porém, o trabalho não termina aqui. 

Em marketing, não existem resultados sem que todo um grupo de atividades, conceitos e aplicativos seja aplicado. Assim, as boas agências de SEO também cuidam de determinadas características, por exemplo, análise de mercado, concorrência, público-alvo e desenvolvimento de conteúdo, para realizar entregas mais relevantes e acertadas.

O que é necessário na hora de contratar uma empresa de SEO?

Vocês já viram lá no tópico sobre os benefícios dos negócios de SEO que bons e maus colaboradores estão em qualquer segmento. Existem agências ruins, outras boas e uma minoria acima da média. Dessa maneira acontece em todos os ramos profissionais. Por isso, assim como procuramos os melhores nomes antes de uma contratação, o mesmo vale no momento de realizar uma busca por uma empresa de SEO no mercado.

É necessário ter, acima de tudo, bom senso e pés no chão para não cair em falsas promessas. Como o marketing digital está cada vez mais presente no dia a dia das corporações, existem profissionais que se aproveitam disso para prometer certos “milagres”. Ao responder quais cuidados devem ser tomados nesse estilo de contratação, destacamos uma garantia que poucos podem dar, ou seja, a promessa de primeiro lugar nos principais mecanismos de busca. Garantias de que SEO é tudo que a sua empresa precisa, conteúdo copiado, devem ser verificados assim como a velocidade e qualidade do atendimento.

A empresa de SEO é uma ótima estratégia para quem busca por melhores resultados. | Foto: Pixabay.

Como vimos neste texto, a personalização para motores de busca envolve atividades e práticas que vão além do desenvolvimento de artigos, infográficos e vídeos. Desse modo, é importante colocar na balança não só as soluções oferecidas em marketing de conteúdo, mas, principalmente, as que estão no contexto off page. Assim, ao se deparar com o questionamento de algum usuário perguntando “empresa SEO, funciona?”, você vai perceber que já tem bastante conhecimento sobre empresa de SEO. No entanto, se quiser saber mais sobre otimização de conteúdo, desenvolvimento de produções, estratégias para colocar sites na primeira página dos mecanismos de busca e demais atividades de SEO, o Fala Content pode ajudar nessa missão. Entre em nosso site e confira diversas dicas e processos que podem ajudar a sua empresa a conseguir alcançar melhores resultados, além de auxiliar a se destacar em relação aos concorrentes do mesmo segmento.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]