Entenda sobre Marketing de Conteúdo: o que é, estratégias e TUDO sobre

Que o marketing digital deixou de ser um destaque de mercado para se tornar um investimento fundamental na maioria das empresas você já deve saber. No entanto, quem quer continuar relevante para seus consumidores na atualidade, precisa ter visibilidade online. Desse modo, o ponto atual não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se encaixar nela para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência. Além disso, é importante você adotar as melhores e mais modernas técnicas de aquisição de clientes, por exemplo, o marketing de conteúdo, que é utilizado e indicado pelos maiores especialistas do mundo. 

Por isso, se você ainda não sabe o que é essa estratégia ou não domina essa técnica por completo, desenvolvemos esse guia definitivo para que você aprenda tudo o que precisa saber para se tornar um profissional nessa metodologia também.

O marketing de conteúdo pode melhorar o engajamento da sua empresa nas redes sociais. | Foto: Pixabay.

O que é Marketing de Conteúdo: História do Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma técnica que tem o objetivo de engajar seu público-alvo e desenvolver sua rede de consumidores e potenciais clientes através do desenvolvimento de conteúdo relevante e valioso. Além disso, você atrai, envolve e cria valor para as pessoas de maneira a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, desenvolver mais negócios. Assim, essa é a definição mais utilizada no mercado, inclusive é a definição que a maioria dos profissionais apresenta aos seus clientes para explicar o conceito.

Por que o Marketing de Conteúdo é importante?

A resposta é fácil. É a maneira mais efetiva para desenvolver a visibilidade online da sua marca. Nesse sentido, publicar conteúdo de alta qualidade em seu site tem a tendência de aumentar o número de suas páginas indexadas pelos sistemas de pesquisa em cerca de 434%, além de desenvolver seus rankings nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs) e gerar 55% mais visitantes. Em outras palavras, os rankings desempenham um papel importante para o crescimento da sua visibilidade online e adicionar sua marca na frente de seu público-alvo e, assim, é importante para desenvolver a geração de conversões e leads.

Para que serve o Marketing de Conteúdo

A estratégia de marketing de conteúdo tem como foco levantar e documentar todos os pontos importantes antes de colocar a mão na massa. Desse modo, ela é dividida em cinco passos:

  • Planejamento: nesse primeiro passo, o plano deve deixar claro quais são os colaboradores responsáveis pelas atividades e como elas atingirão as metas;
  • Elaboração da persona: a partir do momento em que você cria a persona, o desenvolvimento dos conteúdos passa a fazer sentido uma vez que você sabe a quem direcioná-los;
  • Criação de conteúdo: os conteúdos podem ser realizados em diversos formatos, desde que sejam pertinentes ao seu público, por exemplo, blog posts, ebook, email, vídeo, entre outros;
  • Distribuição: além de criar os conteúdos, é necessário promovê-los nos canais em que a persona se encontra como redes sociais e listas de email;
  • Mensuração de resultados: para ter certeza de que as ações estão funcionando, é necessário analisar os resultados referentes ao tráfego, ou seja, interações sociais, networking e SEO.

Como o Marketing de Conteúdo tem ajudado o mercado

O marketing de conteúdo tem ampla influência nas técnicas de SEO de um site. Assim, sabemos que atualmente não basta desenvolver conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer link building em grande quantidade, mas sem qualidade. O algoritmo de busca encontrado nas ferramentas já se desenvolveu bastante e consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Ainda, dados como CTR na SERP, tempo de permanência na página e qualidade dos links apresentados no texto são verificados e influenciam no ranqueamento.

A metodologia Inbound

O Inbound Marketing é a principal técnica de marketing digital da atualidade. Dentro dele, está o marketing de conteúdo. Por isso, nesse tópico vamos apresentar como os princípios do Inbound fazem toda a diferença na estratégia de conteúdo. Assim, para falar das vantagens e da importância do marketing de conteúdo, é importante entender antes o que é a metodologia Inbound.

Em outras palavras, é qualquer processo de marketing que busque captar o interesse dos usuários de maneira não invasiva ou interruptiva. Ao contrário das propagandas agressivas que jogam anúncios na cara dos internautas quando elas não estão preparadas, seu objetivo é atrair o público de maneira sútil. Com isso, você deixa que ele venha até o seu negócio no tempo dele e dê permissão para que você passe a sua mensagem. Além disso, o Inbound também é conhecido como marketing de atração.

Benefícios do Marketing de Conteúdo 

Confira:

Aumento do tráfego

De acordo com pesquisa da Content Trends 2018, 86,7% das pessoas utilizam o Google para se informar. Por isso, a sua página online é a porta de entrada principal para novos consumidores e o Google é o caminho até ele. 

Desenvolver conteúdo relevante é a melhor maneira de colocar seu site na primeira página dos mecanismos de busca, onde ele sempre será apresentado para seu público, como também vão deixar essa porta convidativa para que ele entre. A prova disso é que os negócios que utilizam marketing de conteúdo têm, em média, 2,2 vezes mais visitas em seus sites. Outro ponto é que se você cria mais de 13 conteúdos por mês, esse número sobe para 4,2 vezes.

Engajamento 

Enquanto o brand awareness ajuda no crescimento da quantidade de pessoas que conhecem e possuem uma percepção positiva do seu negócio, o engajamento busca desenvolver um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva. Além disso, criando conteúdo de qualidade, você cresce as interações das pessoas com sua marca, criando esse engajamento. Nesse sentido, o resultado disso são evangelizadores que a recomendam e até a defendem.

Gera vendas 

Aposto que você está pensando “todo negócio não quer gerar vendas?” Claro que sim! Por outro lado, nem sempre esse é o foco final das estratégias de marketing de conteúdo

Desenvolver o número de vendas, nesse caso, significa priorizar a produção de conteúdo para direcionar os leads por todo o processo de compra e prepará-los para a tomada de decisão. No entanto, esses são apenas alguns exemplos de metas, assim, o importante é que você identifique o seu para direcionar seu planejamento de maneira correta.

Plano da estratégia de conteúdo 

Um dos pontos mais negligenciados por quem trabalha com marketing de conteúdo é que ele deve se basear em uma técnica organizada e estruturada para desenvolver resultados. Entenda agora o que é necessário para uma estratégia de sucesso. Geralmente é um trabalho em três passos: planejamento, execução e mensuração.

Execução e mensuração da estratégia

Várias e várias vezes é possível perceber planos de negócios espetaculares indo por água abaixo no momento em que vão ser executados. Para evitar que isso ocorra, é importante não perder de vista o que foi definido na etapa de planejamento e manter a frequência de desenvolvimento e distribuição de conteúdo. Por isso, também é necessário entender a sua execução e estar aberto para pequenas mudanças de trajeto em direção ao objetivo final.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo 

Confira:

Blog

Muito mais do que escrever e postar conteúdos, cuidar de um blog exige que você desenvolva uma estrutura de navegação, modere os comentários dos visitantes, altere o layout, melhore a aparência do seu blog, acompanhe dados de acesso e muito mais. Por isso, todo colaborador de blog precisa de um Content Management System (CMS), ou seja, em português, um sistema de gerenciamento de conteúdo. Nesse sentido, algumas opções são, por exemplo, o Joomla, Drupal e o WordPress, conhecido como o CMS mais popular do mundo.

SEO 

Para quem trabalha com SEO existem alguns aspectos, como fazer pesquisa de palavras-chave, encontrar oportunidades de ranqueamento, realizar personalizações que podem levar um conteúdo à primeira página e monitorar a concorrência. Alguns mecanismos úteis para isso são o SemRush, o Ahrefs, o BuzzSumo e o Keyword Planner do Google.

O marketing de conteúdo é uma estratégia muito utilizada pelas empresas atualmente. | Foto: Pixabay.

Agora que você já sabe mais sobre o marketing de conteúdo, é importante buscar por conhecimentos para estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado. Nesse sentido, o Fala Content oferece diversos serviços que podem te ajudar nesse objetivo, entre agora em nosso site e confira!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]