Você já ouviu falar na sigla CTA? Ela é muito usada na preparação de textos para sites, e-mails e anúncios, ajudando o usuário a ter uma melhor experiência e para que as informações sejam transmitidas de forma mais clara e completa.
Pensando em aprimorar suas estratégias para chamar atenção, preparamos um conteúdo completo, te explicando o que é CTA e para que elas servem.
O que CTA (Call to Action)?
CTA é uma sigla vinda do vocabulário inglês, call to action, e significa em uma tradução direta: chamada para ação. A mesma sinaliza e indica o que o usuário ou leitor deve fazer em determinado contexto, sendo apresentada em formato de link ou botão.
Uma CTA na maioria das vezes é bem chamativa e vem com frases de simples compreensão, como “acesse” ou “clique aqui”
Ainda mais, podemos comparar uma call to action com as portas de estabelecimentos que tem um adesivo ou placa escrito “puxe/empurre”. Nesse caso, o dono do estabelecimento está conduzindo o cliente a como ele deve abrir a porta. No meio online não é diferente, a call to action irá funcionar da mesma forma, o site ou escritor te conduz a novos e complementares conteúdos.
Onde usar o CTA?
A melhor parte das call to action é que elas podem ser usadas em quase todos os lugares por serem links de fácil acesso. Portanto, todo lugar que aceita texto, pode ser colocado uma CTA.
Alguns exemplos de utilização da call to action podem ser fazer um cadastro no site para receber Newsletter, preencher um formulário, fazer um download, requerimento de orçamento ou até mesmo acessar um link que te encaminha para outro blog ou portal.
Como fazer CTA?
Para fazer uma call to action é necessário muito planejamento e ter bastante noção do tipo de cliente que irá acessá-la. Em geral, cada tipo de negócio tem seus perfis específicos que precisam de formas de chamar atenção diferente.
Quando falamos em fazer uma call to action, precisamos pensar bastante pelo lado mercadológico, é nesse momento que o marketing digital entra em ação junto a CTA.
Citaremos então o AIDA, conceito que existe no marketing e na publicidade há bastante tempo. Esse termo basicamente se refere a uma série de etapas que passamos inconscientemente desde a hora que abrimos um site até quando saímos dele, ao qual cada etapa exige uma abordagem diferente para chamar atenção, gerar interesse, desejo e por fim gerar uma ação por parte do usuário.
As CTA ‘s devem agir principalmente nas partes que se referem a chamar atenção, gerar interesse e uma ação, que pode ser o próprio ato de clicar no link. Sendo que tudo isso deve acontecer em questão de segundos.
Mas como fazer uma CTA que conquiste a atenção?
- Pense a a Call to action deve ser um pouco maior em relação aos demais elementos do veículo.
- Em que parte do veículo ela será colocada? Ao fim, do lado, no início?
- Coloque uma cor que combine com o resto da identidade do seu veículo, mas que chame atenção.
- Caso seja uma CTA com imagem, como em um anúncio, que imagem será utilizada?
- Pense no timo de call to action que mais se encaixa no seu site.
- Se o resto da página dialoga com a CTA, caso seja um texto, ela tem relação com o texto?
Mas a dica de maior importância é pesquisar, busque em outros portais, sejam eles parecidos ou não com o seu, os tipos de call to action que são utilizados e qual você acha que se enquadra melhor para seu público, sem deixar de pensar nos princípios do AIDA.
Como escolher o CTA?
Mas não basta só saber a teoria, também será necessário saber aplicar essas técnicas do marketing digital ao seu favor. Qual será seu formato de oferta?
O mesmo pode ver em formato de Sidebar, as famosas caixas de texto e informação que estão presentes ou do lado direito ou do esquerdo da página. Esse elemento gráfico é uma CTA e pode trazer uma série de informações adicionais.
Você pode optar pelo formato tradicional de links em formato de texto, por exemplo, isso é um link em formato de texto para nossa página inicial. Linkagem para outros artigos relacionados ao tema é uma das melhores formas de fazer com que sua página ganhe mais visualizações e seja mais atraente.
Ainda tem a opção de inserir uma imagem que pode te levar a certo post, ou até mesmo fazer uma espécie de banner que ao clicar direciona a pessoa ao produto. Nesse caso é muito interessante usar imagens e lembrar de configurar a imagem sempre longe do texto para que a experiência do cliente seja a melhor.
Resultados do CTA
E se você quer saber se sua CTA está funcionando e o público comprou sua ideia, uma ótima ferramenta é o Google Analytics, que mostra várias informações sobre o seu site e sua CTA, como quantas pessoas acessaram, em que tipo de aparelho é mais acessado, você consegue saber até a hora do dia que tem mais visitas. E não esqueça de estar sempre fazendo teste A/B.
Lembrando que essa ferramenta é gratuita e oferecida pelo google, o que é ótimo, existem outras plataformas de análise que são pagas, porém a do google é uma das mais completas e não deixa nada a desejar.
Caso o engajamento esteja baixo, tente testar outra forma ou revisar as dicas apresentadas durante esse texto.
Agora que você já entendeu o que é CTA, está na hora de dar um passo a mais. Por isso, caso você queira saber mais sobre como engajar seus materias, deixar seu site mais atrativo, ou mesmo ter mais dicas sobre o mundo do marketing digital e das CTA’s, vale a pena conferir a página do Fala Content, que traz uma série de conteúdos sobre plataforma digitais e conteúdo rico, que é uma material educativo que vai ajudar a alavancar seu conteúdo.