Com a ascensão das redes sociais, os algoritmos têm se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os usuários. Qual a influência que esse tipo de tecnologia pode ter na  vida digital? Como o algoritmo funciona e como eu posso utilizá-lo ao meu favor?

Por isso, o Fala Content trouxe esse post explicando o que é um algoritmo, como esse mecanismo funciona e como você pode utilizar os algoritmos na sua estratégia de marketing digital. Confira!

O que são algoritmos? Entenda o que significa algoritmo. | Foto: Unsplash.

 

O que é algoritmo?

O conceito de algoritmo pode parecer complicado, mas os algoritmos são utilizados pela humanidade de diversas formas há milhares de anos. 

Na teoria, um algoritmo é uma sequência de operações e instruções finitas, a fim de se chegar a um objetivo determinado. 

Logo, de certa forma, poderíamos dizer que uma receita de bolo ou um manual de instruções também podem ser chamados de algoritmos. 

Na computação, um algoritmo precisa de informações de entrada (input) e de saída (output), que são mediadas pela sequência de instruções do algoritmo. 

Dessa forma, essa interferência das informações levam a conclusão de uma tarefa ou a resolução de um problema. 

Além disso, o algoritmo pode crescer progressivamente dependendo da complexidade do seu objetivo, que pode englobar vários cenários possíveis.

Como funciona um algoritmo?

A existência de um algoritmo só faz sentido se ele serve a um objetivo específico. Logo, esse resultado é essencial para o algoritmo, que deve contabilizar todas as variáveis possíveis nesse resultado. 

Além disso, essa sequência de instruções deve seguir uma lógica sistemática, logo, o algoritmo não funcionará fora de sua devida ordem. Por isso, ele deve ser lido linha por linha, sem pular etapas, por exemplo.

Para entender o funcionamento de um algoritmo, precisamos entender as estruturas do algoritmo. Existem dois tipos de código: as variáveis e os comandos de repetição.

Variáveis: são as informações de entrada, que irão determinar para onde vai o algoritmo. Existem alguns tipos diferentes de variáveis, como o texto, o inteiro, o lógico e o real. 

Comandos de repetição: São os comandos do algoritmo, logo, são as direções que o algoritmo vai tomar com base nas variáveis inseridas na entrada. 

Benefícios dos algoritmos

Os algoritmos podem ser muito importantes para a sua estratégia de marketing. Entenda os principais benefícios dos algoritmos: 

Automação

A automação é um benefício muito importante para a agilidade e eficiência dos processos da sua empresa. É graças à existência dos algoritmos que o desenvolvimento de softwares de gestão é possível, podendo facilitar muito o processamento de dados da sua empresa. 

Através desse tipo de software, é possível automatizar a comunicação e utilizar novas estratégias de análise e aproveitamento de dados, facilitando e agilizando diversos procedimentos da sua empresa.

Mediação

Uma grande função do algoritmo é mediar as informações disponíveis, utilizando a atividade do usuário a fim de exibir conteúdos que se encaixam melhor com as preferências de cada um. 

Um grande exemplo é o algoritmo do Facebook, que, apesar de ser muito criticado, possui um algoritmo que seleciona e filtra as informações de forma muito eficiente, a fim de aprimorar a experiência do usuário e melhorar a exibição de anúncios e publicidade. 

Evolução

Um dos princípios do algoritmo é o aumento da sua complexidade ao longo do tempo, dependendo das variáveis e das possibilidades de resultado do algoritmo. Por isso, os algoritmos representam a evolução. 

A grande maioria dos aparelhos eletrônicos em ascensão nas últimas décadas, como os smartphones e os computadores, utilizam sistemas em que o algoritmo é a base, se tornando maiores e mais complexos conforme essas tecnologias crescem. 

Esse tipo de recurso é bastante versátil e pode ser utilizado nos mais variados nichos, como logística, comunicação, varejo, finanças, entre muitos outros. 

Principais algoritmos

Agora que você entendeu o que são algoritmos e quais os principais benefícios dessa tecnologia, conheça alguns dos principais algoritmos utilizados pelas grandes plataformas digitais e como eles funcionam: 

Google

O algoritmo do Google é um segredo mantido a sete chaves pela companhia. Com o objetivo de analisar e eleger os resultados mais relevantes para cada busca, o algoritmo do Google é um dos mais importantes para o marketing digital.

No início da história do Google, o seu algoritmo ainda era bastante simples. Logo, era bastante fácil burlar esse algoritmo e conquistar as melhores posições. Surgiu assim o black hat, técnica de SEO que utiliza métodos pouco éticos e reprovados pelo Google a fim de conquistar rapidamente as primeiras posições de ranqueamento. 

Com isso, o Google passou a otimizar, deixando-o mais complexo e estabelecendo a experiência do usuário como a maior prioridade de buscas. No caso do Google, a principal variável que diz respeito a experiência do usuário é a intenção de buscas. Por isso esse fator de ranqueamento é tão importante para a plataforma e para o seu SEO. 

Existem centenas de variáveis que impactam o ranqueamento de um site no Google, e conhecer as principais delas faz toda a diferença para o SEO do seu site e para toda a sua estratégia de marketing digital.  

Além disso, o Google também utiliza dados e características do usuário para contabilizar o ranqueamento. Informações como preferências pessoais, localização, aparelho utilizado, entre outras, também são levadas em consideração pelo algoritmo do Google. 

Facebook 

O algoritmo do Facebook é bastante polêmico, mas muito eficaz para filtrar as informações e utilizar as preferências do usuário a fim de aprimorar a experiência. 

A partir das atividades prévias de cada usuário, o algoritmo determina quais postagens são mais relevantes e serão exibidas primeiro, categorizando as postagens com relevâncias distintas para cada usuário. 

Além disso, o algoritmo do Facebook também leva em conta a qualidade do conteúdo, se o conteúdo teve um bom engajamento entre os amigos mais próximos na rede social, entre outros fatores.

Instagram 

O algoritmo do Instagram tem se transformado bastante ao longo do tempo. Até 2016, as postagens eram exibidas em ordem cronológica, mas a partir daí a rede social mudou o seu algoritmo.

Após essa mudança, o algoritmo passou a levar em conta o engajamento que a postagem teve (através de curtidas, comentários, etc.), a temporalidade e a proximidade entre os usuários. 

YouTube

No início do YouTube, o único fator levado em consideração pelo algoritmo era a quantidade de vezes que um vídeo tinha sido iniciado. Isso levou ao famoso clickbait, com títulos chamativos e sensacionalistas. 

Para reverter essa situação, o YouTube adaptou o algoritmo a fim de priorizar o tempo médio de visualização de cada vídeo, incentivando uma produção de conteúdo de qualidade ao longo de toda a extensão do vídeo. 

Relação do algoritmo com marketing digital

Utilizar os algoritmos a seu favor pode ser uma estratégia importante para o seu marketing digital. Com um bom domínio dessas técnicas, você pode utilizar esse tipo de tecnologia para impulsionar seus resultados e aprimorar a sua comunicação e análise de dados. 

Entenda como o algoritmo pode transformar a sua estratégia de marketing digital

O conceito de algoritmo pode parecer complexo, mas entender como você pode utilizá-los a seu favor é bastante importante para melhores resultados – e não é tão complicado quanto parece. Basta entender o funcionamento e utilizar esses conhecimentos para um melhor engajamento e ranqueamento. 

Conheça os diferentes tipos de algoritmo e quais podem se aplicar melhor à sua estratégia de marketing

Na hora de elaborar a sua estratégia de marketing, você deve escolher as redes sociais que você irá utilizar para engajar o seu público alvo e divulgar seu trabalho. 

Para isso, você deve analisar os algoritmos dessas redes e entender se elas valorizam ou não o trabalho que você tem para mostrar. 

Por exemplo: o Instagram e Facebook levam em conta a proximidade entre os usuários para o ranqueamento, o que pode ser bom ou não, dependendo da sua estratégia. 

Priorize a experiência do usuário

A maioria dos algoritmos leva a qualidade do conteúdo e a experiência do usuário como grandes prioridades no ranqueamento. Por isso, construa conteúdos de qualidade, e bem adaptados para o seu público alvo e para a sua estratégia de marketing. 

Assim, os algoritmos vão interpretar o seu conteúdo como relevante e isso vai melhorar o seu ranqueamento e SEO. 

Acompanhe os algoritmos e analise os seus resultados

Os algoritmos das redes sociais e plataformas digitais são constantemente adaptados. Por isso, estudar esses algoritmos e entender o que funciona e o que não funciona em cada uma das redes sociais é muito importante para o sucesso das suas postagens e da sua estratégia de marketing. 

Conheça o Fala Content

O Fala Content é uma plataforma de produção de conteúdo e consultoria em conteúdo SEO. Nossas soluções para SEO trazem muitos resultados para o tráfego e para a autoridade do seu site e da sua marca, utilizando as técnicas de algoritmo. Conheça nossas soluções em planos para conteúdo e SEO no nosso site