Como Vender muito mais com estratégia de SEO

Na atualidade, todos aqueles que desejam sair na frente com o seu negócio devem investir na internet, porque esse é um ambiente que permite que seu negócio cresça e se expanda de forma natural, atraindo e conquistando público e vendendo por meio do digital. Acontece, entretanto, que a internet se tornou um ambiente extremamente competitivo e que as empresas possuem dificuldade em se adaptar e vender nela. Por isso, a solução se tornou vender mais com SEO. Ou seja, com a ajuda dessa estratégia, você se destaca e vende mais. 

Mas por que o SEO? Como dissemos, a internet é um ambiente competitivo e em que muitas empresas estão investindo. Por isso, para vender mais e se destacar de maneira positiva entre os demais é necessário usar algumas técnicas e estratégias. É aí que o SEO entra, pois essa é uma estratégia que une diversas técnicas para que um site ranqueie bem nos buscadores e, assim, tenha um número maior de visitantes. É preciso lembrar que, atualmente, os usuários de buscadores no geral, principalmente no Google, não passam do terceiro resultado da página de buscas.

Sendo assim, ser um dos três primeiros é a garantia de que o público irá te encontrar, irá conhecer o seu site, conhecer os seus produtos e, o mais importante, comprá-los. Além disso, vender mais com SEO envolve outras questões, outros pontos em que essa estratégia pode ser muito útil. Mas você sabe o que é SEO? Sabe como funciona? Quais as mudanças que seu site deve fazer? Pensando nisso, a seguir, te contamos tudo para que você venda muito mais com estratégia de SEO.   

O que é SEO? 

Antes de mais nada, vamos compreender o que é SEO. É fundamental conhecer o conceito básico dessa estratégia para saber como vender mais com SEO. Então vamos lá!

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em tradução livre significa Otimização para Mecanismos de Busca, e nada mais é que um conjunto de técnicas e estratégias que tem por objetivo otimizar sites, blogs e páginas da web com o intuito de melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. Ou seja, tais técnicas auxiliam os sites a posicionarem bem em buscadores como o Google e, desse jeito, se destacar entre os usuários. 

Venda muito mais com estratégia de SEO. | Foto: Freepik.

Para isso, as técnicas investem em palavras-chave, estratégias que auxiliam os usuários a encontrarem seu site. Com um bom posicionamento, as pessoas se encaminham até o seu site de forma orgânica, sem gastos com anúncios ou publicidade. Para isso, contudo, é preciso trabalhar em seu site como um todo. É preciso criar conteúdos que atendam as demandas do público, que respondam suas dúvidas de forma correta e que mostrem aos buscadores que você é o mais qualificado para os usuários. O SEO trabalha uma série de pontos dentro de seu site e em seu conteúdo para que isso ocorra.

Pois não basta apenas um bom conteúdo, ele deve cumprir determinados critérios exigidos pelos buscadores. Sendo assim, aqueles que buscam vender mais com SEO devem estar abertos a mudanças. 

Qual é a história do SEO? 

Por mais que falemos de SEO atualmente, essa não é uma estratégia recente. O SEO surgiu em 1991, após o primeiro site ser criado na internet. Após sua criação, diversas outras páginas surgiram e houve a necessidade de organizar esses sites, auxiliando os usuários em suas pesquisas. Nessa época, os buscadores não organizavam os sites em uma ordem específica e muitas vezes páginas importantes e relevantes ficavam para além das duas primeiras páginas de busca. 

A popularização desse tipo de estratégia, contudo, veio anos depois. Já em 1994, empresas como Excite, Altavista e Yahoo já eram pioneiras. Essa estratégia, entretanto, só deslanchou quando Sergey Brin e Larry Page lançaram o BackRub. Esse era um buscador muito avançado para sua época, que permitia que usuários encontrassem sites de maneira mais simples e as páginas possuíam uma espécie de ordem, ranqueamento. O BackRub já usava um sistema propício ao SEO. Em 1997, esse buscador mudou de nome e se tornou o que conhecemos hoje como Google, o maior buscador do mundo.

Precisamos frisar, entretanto, que o Google não é o único buscador que utiliza o SEO como prática de ranqueamento. Outros buscadores como Bing e Yahoo, por exemplo, também utilizam dessa estratégia. O Google apenas criou diretrizes mais específicas e soube trabalhar com essas técnicas de uma forma mais avançada.

Como começar uma estratégia de SEO? 

Para aqueles que desejam vender mais com SEO, é preciso começar a montar sua estratégia o quanto antes, porque esse é um tipo de estratégia a longo prazo, ou seja, seus resultados são vistos com o tempo. Então, se você acredita que irá implantar algumas mudanças e estratégias em seu site hoje e colherá os frutos amanhã, está completamente errado.

Então, o primeiro passo para começar sua estratégia de SEO é a partir de um planejamento. Defina algumas metas, como por exemplo: quais os resultados você deseja obter? Quem você deseja alcançar? Como você pretende bater tais metas? Entre outros. É fundamental que você defina essas questões, pois será mais fácil avaliar suas métricas futuramente. 

Assim que definir seus objetivos, é preciso definir sua persona. Ou seja, o seu público-alvo. Para isso, crie um personagem que represente o seu público, ele deve ter nome, uma idade, um gênero, problemas, desejos, entre outras características. Quanto mais real ele for, mais fácil será definir quem é seu público e o que você deve oferecer a ele. 

Em seguida, é necessário investir em algumas ferramentas de SEO, que irão te ajudar a definir e analisar suas estratégias. Como exemplos temos o Google Analytics, o Semrush e o Google Search Console, que são ferramentas que permitem que o usuário acompanhe o desempenho de seu site. Utilize também, ferramentas de backlink, busque por palavras-chave, acompanhe concorrentes.

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave? 

Para aqueles que não sabem, as palavras-chave são termos utilizados nas buscas no Google, Bing, Yahoo, entre outros buscadores. Sendo assim, quando uma pessoa vai até um buscador, ela digita tal termo para cair em um determinado tipo de pesquisa.

As palavras-chave são um dos pontos principais nas estratégias para vender mais com SEO, isso porque é a partir delas que você irá criar seus conteúdos e realizar determinadas mudanças em seu site e suas páginas de venda. 

Para determinar as palavras-chave com as quais você irá trabalhar, o primeiro passo é criar uma lista de palavras relacionadas ao seu serviço ou ao seu produto. Por exemplo, se você possui uma loja online que vende óculos escuros, você irá pensar em palavras como óculos escuro, óculos de sol, óculos para o verão, entre outras. É possível criar essa lista apenas com as referências que você já possui ou utilizar uma ferramenta como Google Analytics e no Google Search Console.

Em seguida, utilizando uma dessas ferramentas, você irá classificar as palavras-chave. Separe por volume de busca e facilidade para ranquear, isso garante que você utilizará as melhores palavras e, o mais importante, irá ranquear com elas, porque não adianta investir em uma palavra muito difícil e nenhum conteúdo seu aparecer nas pesquisas. 

Depois, basta utilizar essas palavras-chave em seus conteúdos e em outros locais de seu site. Lembre-se que elas devem estar presentes em títulos, legendas, descrições, imagens, entre outros.

O que é SEO on page? 

O SEO on page são todos os tipos de mudanças e otimizações aplicadas dentro de seu site e que fazem parte de uma estratégia para vender mais com SEO. Sendo assim, conteúdos otimizados, criação de landing pages, entre outros são considerados esse tipo de estratégia. 

Exemplos de SEO on page são:

  • Título da Página;
  • Meta-descrição;
  • URL;
  • Imagens otimizadas;
  • Textos simples e otimizados;
  • Uso de Headings;
  • Linkagem interna;
  • Sitemap.XML;

O que é SEO off page? 

O SEO off page, por sua vez, são as estratégias e técnicas para vender mais com SEO que aplicamos fora de nosso site. Com isso, você irá garantir que a sua página se posicione bem nos buscadores, já que trabalham dentro e fora dele . 

Para buscadores como o Google, por exemplo, não importa apenas o conteúdo que você oferece, você também deve ser referência para outros. Por isso, uma das estratégias mais conhecidas de SEO off page é o link building, que nada mais é que a criação de links para o seu site em outros sites do buscador. Tais links podem ser fabricados por você, uma vez que existem sites que permitem que você crie perfis e atrele links a eles, ou podem ser feitos por outras pessoas. 

Por exemplo, você vende óculos de sol, e um site X faz uma matéria sobre esse tipo de produto, e cria um link que leva para o seu site. Isso mostra ao Google que você é relevante e que outros estão citando você. 

Como funciona o SEO Técnico? 

Além das estratégias que aplicamos em nossos conteúdos com o SEO on page e aquelas que realizamos fora, como as do SEO off page, o SEO possui um lado técnico. Ou seja, otimizações que são feitas na estrutura interna de seu site, no desempenho dele, em seu código. Na maioria dos casos, elas podem ser feitas por programadores, uma vez que mexem com a estrutura de sua página.

Os principais elementos do SEO técnico são:

  • Sitemap;
  • Robots.txt;
  • UX (User Experience);
  • Velocidade de carregamento da página;
  • Mobile First Index;
  • Responsividade;
  • AMPs;
  • Auditorias de SEO.

Entender os fundamentos das técnicas de SEO é essencial para a criação de estratégias que vão te fazer vender mais com SEO. Para ter sucesso no uso do SEO, você pode contar com a Fala Content, uma agência especializada em SEO e em Marketing de Conteúdo. Nós podemos te ajudar a aumentar sua performance em vendas através do tráfego orgânico. Confira agora tudo o que temos a oferecer!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]