Search
Close this search box.

Tag H1: conheça essa estratégia de conteúdos em SEO

Tempo de leitura: 4 minutos

Navegue pelo conteúdo

Se você navega pelos sites (em especial de textos informativos) na internet, provavelmente deve ter reparado a presença de títulos e subtítulos dentro do texto. É a chamada tag H1 (ou header tags).

Apesar do nome pouco conhecido, saiba que a tag H1 não serve apenas para dar a impressão de uma escrita mais organizada e bem delimitada. Esses tópicos ajudam a melhorar o SEO do site e acabam dando mais visibilidade ao seu conteúdo no Google. 

tag h1
As técnicas de tag H1 podem melhorar a popularidade do seu site. | Foto: Freepik.

 

Essas técnicas estão crescendo atualmente com o estudo do funcionamento da internet e sua captação. Existem até cursos complexos que ensinam como manusear essas ferramentas (como a tag H1) e entendê-las, fazendo os bots de pesquisa trabalharem em seu benefício. 

A tag H1 é uma das ferramentas mais importantes no SEO do seu novo site e vai te ajudar a alcançar um público maior desejável. Por isso, vamos entender mais sobre a tag H1 e como podemos utilizá-la. 

O que é Tag H1?

Antes de conhecer o que é H1, é necessário entender o que são as técnicas de SEO.

SEO é a sigla em inglês para “Search Engine Optimization”, ou “otimização de mecanismos de pesquisa”. Ele avalia a estruturação do site, inclusive uma das formas de fazer isso é através das header tags, como a tag H1. 

As header tags são formas de definir títulos e subtítulos, elas estão conectadas à programação html do site. Por exemplo, se você colocar a tag H1 html, o sistema logo entenderá que aquilo que está escrito se trata do título principal. 

Essas tags vão da H1 a H6, essas tags caracterizam uma linha de mais importante para menos importante. Por isso, é importante não pular as etapas e números e usar apenas uma tag H1 por página.

Qual a importância da Tag H1? 

A tag H1 é fundamental para quem deseja aumentar a visibilidade e exposição do seu site. Ela facilita a leitura e a indexação do seu conteúdo no Google. 

Entretanto, é importante frisar que as H1 não são a mesma coisa que o seu título SEO. O título SEO é o que aparece nas ferramentas de pesquisa, já o seu H1 é o título presente no texto em si. Por isso, é interessante estudar e entender como funciona cada título antes de inseri-lo.

Atualmente, há bilhões de páginas em toda a web que falam sobre todos os tipos de assuntos. Assim, é importante que o criador de conteúdo saiba como pode colocar seus textos em destaque da melhor forma possível. A tag H1 o ajudará exatamente nisso, desde que você entenda e use com estratégia. 

Profissionais de marketing digital e marketing de conteúdo começaram a perceber a importância de uma boa estratégia SEO e como ela pode alavancar um negócio na frente dos seus concorrentes. É importante se atualizar e não ficar para trás quando se trata das inúmeras páginas web disponíveis.

Como criar H1 de qualidade?

A tag H1 está presente em formato de código html (<h1>). Ela deve inserir o título principal do seu texto. Por exemplo:

<h1>Conheça as melhores receitas de bolo</h1>

Assim, você informa ao sistema como deve exibir seu título. O mesmo ocorre com as tags H2, H3, H4, H5 e H6. 

Nesse exemplo, a tag H1 é a que possui maior grau de importância. Portanto, de forma visual, ela deve aparecer com uma fonte maior e em destaque, geralmente com uma cor mais forte. Já as H2, H3, H4 etc., podem aparecer menores, apesar de essa regra não ser obrigatória.

Os bots do mecanismo de pesquisa utilizam a tag H1 para entender qual assunto está sendo abordado. Isso também está ligado com as palavras-chave. 

Por isso, é fundamental que a tag H1 contenha de forma resumida o que está sendo falado e não abordar assuntos sem algum tipo de ligação com o texto. 

Além disso, como citado, as header tags (H1, H2, H3…) são diferentes do título do seu site, pois elas aparecem dentro do texto, enquanto o título SEO aparece nos mecanismos de busca.  O código para título SEO geralmente é marcado como:

<title>As melhores receitas de bolo caseiro </title> 

Assim como a tag H1, o seu título SEO também deve conter palavras-chave e essenciais para sabermos o que o texto apresenta. Entretanto, ele não precisa ser igual à tag H1.

Demais tags do SEO

Existem várias tags que são usadas em código html que melhoram o tráfego e exibição do seu site. Como citadas anteriormente, existem as tags H1 até a tag h6, que se tratam dos títulos e subtítulos do texto. São classificadas do maior ao menor grau de importância.

Além delas, há outras variações que abrangem áreas distintas do seu site, como por exemplo:

Meta description tag 

A meta-descrição é aquele pequeno texto que fica logo abaixo do título SEO (o que aparece nos resultados de pesquisa do Google).

Ele tem como objetivo descrever o que será apresentado no site, como uma espécie de sinopse ou resumo. É importante que ele possua texto curto e claro, que vá agregar ao título, e não apenas ser uma repetição dele.

Seu código html é normalmente formado da seguinte maneira:

<meta name=”description” content=”Insira sua meta-descrição aqui” />

Alt tag em mídias

A busca pelo Google engloba diversos tipos de resultados, que vão desde imagens até mapas. Por isso, é importante que você faça com que as imagens do seu post consigam ser ranqueadas para aparecerem nas telas de pesquisa de fotos do Google.

Para isso, existe a função SEO das chamadas “alt tags”. Pense nelas como tags de imagens nas redes sociais, mas que ficam escondidas e servem para que os bots do Google consigam separar adequadamente o conteúdo de cada arquivo.

Você deve descrever na parte de “alt tag” ou “alt text” aquilo que está na imagem, que também deve ser feito de forma sucinta. 

Estes são apenas alguns exemplos das diversas maneiras de se utilizar o conteúdo SEO a seu favor. Existem dezenas de ferramentas além da tag H1 que ajudam não só a melhorar o tráfego e visibilidade do seu site como organizar seus textos e facilitar a leitura dos bots do Google.