SEO para blog: conheça as principais técnicas para obter resultados

Ao começar uma nova estratégia de SEO blog, pode parecer frustrante realizar tentativas e testes com diferentes recursos e palavras-chave e não obter os resultados desejados nas primeiras tentativas. Para isso, existem algumas técnicas e dicas importantes para obter sucesso no ranqueamento do seu blog no Google e impulsionar os seus acessos.

Entenda como fazer SEO para blog e conheça as principais técnicas. | Foto: Unsplash.

As ferramentas de SEO para blog giram em torno de uma palavra-chave relevante e bem colocada ao longo das suas postagens. Contudo, não é apenas isso que garante o sucesso do seu SEO e outras dicas podem ser importantes para um bom ranqueamento nas plataformas de buscas. Para conhecer algumas delas, confira esse post que o Fala Content preparou para você!  

Intenção de busca do usuário

O fator mais importante para o ranqueamento no Google é a intenção de buscas do usuário. Para obter um bom SEO, é preciso entender qual é o seu público alvo e o que ele está procurando ao realizar uma pesquisa no Google. 

É a sua tarefa entregar ao seu público alvo o conteúdo que ele estava procurando e, assim, satisfazer a intenção de buscas inicial do seu leitor. Dessa forma, o seu blog SEO terá uma maior taxa de retenção de leitores e a taxa de rejeição vai cair. 

Análise de conteúdos ranqueados

Mesmo utilizando todas as técnicas necessárias, o SEO ainda é uma estratégia que exige muita tentativa e erro. Por isso, manter uma análise dos seus conteúdos anteriores e observar como o ranqueamento se saiu em cada um deles é muito importante e pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu SEO. 

Observe quais palavras-chave tiveram mais sucesso, em que aspectos o seu conteúdo pode melhorar e perceba as diferenças entre um conteúdo bem ranqueado e aquele que não obteve um resultado tão bom assim. 

Atualize seu conteúdo

O SEO para blog é uma estratégia a longo prazo. Mesmo depois de muito tempo desde que o conteúdo foi lançado, ele continuará ranqueando nas plataformas de buscas e continuará sendo acessado ao longo do tempo. Por isso, manter conteúdos anteriores atualizados é muito importante para manter a sua boa posição no ranqueamento e evitar a propagação de um conteúdo desatualizado e obsoleto. 

Além disso, se um post teve um ranqueamento mediano, é com a sua atualização que existe um grande potencial de ganhar posições e chegar aos primeiros resultados. 

Quais são as principais técnicas SEO para blog e como colocá-las em prática. | Foto: Unsplash.

Pense nos dispositivos móveis

Um fator muito importante para o seu SEO é a taxa de rejeição. Por isso, quando o seu blog e o seu conteúdo não são acessíveis para dispositivos mobile, o seu leitor vindo dessas plataformas é afastado e a sua taxa de rejeição aumentará, prejudicando o ranqueamento do seu blog.

É importante lembrar que o tráfego de internet vindo de smartphones já corresponde a mais de 50% do total, de acordo com o relatório da Digital in 2017. 

Pense no visual

Um texto bem otimizado é muito importante para o blog SEO, porém é preciso dar muita importância para o aspecto visual das suas postagens. Imagens, vídeos, infográficos e outras formas de comunicação visual chamam muito a atenção do leitor e trazem um “respiro” para o seu texto, aprimorando a sua legibilidade. 

Além disso, imagens e vídeos também têm um ranqueamento próprio nas plataformas de busca e podem trazer muitos acessos se bem utilizados. 

Conheça os Snippets

Os snippets são trechos de informação disponibilizados pelo Google, que oferecem uma resposta rápida à busca do usuário. São aquelas caixas em destaque na sua busca, que aparecem antes do primeiro resultado. É importante prestar atenção nesses snippets e otimizar o seu conteúdo para eles, que exigem respostas claras e diretas ao ponto. 

Além de ter a oportunidade de aparecer antes mesmo do primeiro colocado na busca, os snippets são uma ótima forma de conseguir aparecer duas vezes na primeira página de resultados. 

Use linkagens

As linkagens são fatores de ranqueamento muito importantes para o seu blog. A linkagem interna mantém seus leitores interessados no seu conteúdo e gera engajamento e tráfego para múltiplos posts no seu blog.

Por outro lado, a linkagem externa expande o seu conteúdo e agrega outros pontos de vista, trazendo autoridade para a sua marca e abrindo caminho para possíveis parcerias. 

Entenda como utilizar o marketing SEO blog e conheça algumas dicas. | Foto: Unsplash.

Corrija os erros do seu blog

Da mesma forma que atualizar o seu conteúdo é importante, corrigir possíveis erros do seu blog é essencial para diminuir a taxa de rejeição do seu conteúdo e assim poder aprimorar o seu ranqueamento. 

Ao manter erros e informações desatualizadas no seu conteúdo, você perde muito em credibilidade e autoridade para a sua marca e para o seu conteúdo, sem contar os efeitos prejudiciais ao seu SEO. 

Prenda o leitor no seu blog

Outro fator muito importante para o ranqueamento é a taxa de retenção do seu blog. Ao fazer com que o seu leitor faça a leitura do seu post até o fim e, de preferência, acesse outros conteúdos do seu blog (através de links internos), o seu SEO será muito melhor e o seu blog terá muito mais chances de aparecer entre os primeiros resultados. 

Para fazer isso, é essencial pensar sobre a legibilidade dos seus posts. O seu conteúdo deve ser acessível e fácil de ler, utilizando linguagem adequada ao seu público alvo. Além disso, investir em parágrafos mais curtos, usar recursos como subtítulos e divisões no conteúdo e usar recursos audiovisuais podem fazer do seu conteúdo mais agradável para a leitura e assim você pode aprimorar a sua taxa de retenção e, consequentemente, o seu SEO. 

Acompanhe seus resultados

Manter um acompanhamento dos resultados do seu post melhora muito o desempenho do seu SEO blog. Verifique quais temas e palavras-chaves obtiveram melhores resultados em tráfego e ranqueamento, a fim de produzir posts interessantes e que tenham mais chances de engajar o seu público alvo. Assim, você consegue trazer leitores interessados e que podem se tornar leads e futuros clientes para a sua empresa.