A identidade visual de uma marca traz visibilidade e consolidação no mercado. Apesar de parecer simples, existe muito planejamento e um time de comunicação e marketing por trás disso. Saiba mais neste artigo o que é uma identidade visual, como é criada, como ela ajuda no seu negócio e a sua importância.
Fundo vermelho e um ‘’M’’ gigante em amarelo, fundo branco com uma maçã pintada de preto. Ao ler essas descrições, certamente teve as referências das marcas: McDonald’s e Apple. A identidade visual de uma marca faz com que as pessoas se lembrem no mesmo instante no mesmo tempo que visualizaram, sem esforço algum. Entenda o porquê isso acontece a seguir!
O que é identidade visual?
Se a primeira resposta que você pensou foi “logotipo”, saiba que não é exatamente isso. Para a composição da identidade visual de uma empresa, existem itens de design que a compõem, como: logotipo, tipografia, grafismos, as cores e sensações que devem ser transmitidas, as imagens e muito mais.
Todos esses elementos compõem a identidade visual, e a partir deles é desenvolvido um manual de marca e um manual de identidade visual, que é um documento que guiará os designers para que a marca seja aplicada corretamente nos materiais gráficos, em anúncios, no site, nas redes sociais, placas ou fachadas, em qualquer ponto que tenha contato com as partes interessadas.
Agora que você já sabe o que é identidade visual, a seguir, entenda qual é a importância de desenvolver uma para a sua empresa. Além de como ela pode ser beneficiada apenas pela criação dessa identidade visual.
A importância de desenvolver identidade visual
Em algum momento, você já deve ter escutado que “a primeira impressão é a que fica”, seja na primeira entrevista de emprego ou em outra ocasião. No contexto de identidade visual, é a mesma coisa. Intencionalmente, a identidade visual gera impacto no público, pois é através dela que os clientes entenderão, subjetivamente ou não, a mensagem da marca, a personalidade, o posicionamento e o arquétipo da organização.
Anteriormente, ao citar as características visuais do McDonald’s e da Nike, você deve ter tido as referências e, ao lembrar, também pensou nas sensações que as marcas provocam.
Para ampliar o conhecimento então, conheça as diferenças entre identidade visual, marca e branding.
Identidade visual, marca e branding: quais são as diferenças?
Apesar de estarem dentro de um mesmo espectro, os conceitos dessas palavras possuem significados diferentes.
Brand (verbo, que em português significa “marca”) é identificado como o sentido de estigmatizar. A definição de branding consiste em um conjunto de estratégias e elementos da gestão com intuito de consolidar e fazer com que a marca cresça.
Logo, esses aspectos englobam postura e personalidade. E tem como objetivo o despertar de sensações positivas e a atração do público.
Por sua vez, o logotipo de uma marca ou empresa é a representação visual de como é e qual a sua posição no mercado.
A importância do branding
Com um branding bem feito, é possível criar uma identidade, já que é ele que define a essência dos conteúdos visuais.
Com o conjunto de identidade visual, branding e marca de forma estratégica, é possível a inserção e estabelecimento no mercado espontaneamente, logo, tendo consumidores fiéis do produto ou serviço.
Criação da identidade visual
Agora que é possível entender que o processo de construção de identidade visual demanda planejamento e esforço, saiba, neste tópico, quais são os requisitos necessários para a construção da identidade visual de uma marca.
Briefing
O briefing é a etapa em que os designers fazem uma imersão geral sobre a empresa, para que possam alinhar a construção da identidade visual, de acordo com a cultura e os desejos da empresa. Entretanto, é recomendado que os diretores da organização também acompanhem esse processo junto com a equipe de marketing. Para evitar que os conceitos fiquem distorcidos ou representem algo diferente daquilo que se quer mostrar.
Definição de personas
A definição de personas relaciona-se aos personagens semi fictícios que representam os clientes reais da empresa. Com a definição de persona, então, é possível saber como direcionar a estratégia de marketing de forma certeira.
A definição das personas é muito importante, pois leva em consideração o objetivo de atingir o público-alvo assertivamente – o que pode aumentar suas vendas também.
Brainstorming
O brainstorming (“tempestade de ideias”, em tradução livre para o português) se trata de uma reunião realizada pela equipe de agência para discutir soluções e ideias para o desenvolvimento da identidade visual.
Nessa etapa, todos podem dar sugestões, levando em consideração a experiência final do usuário. Posteriormente, o responsável do projeto deve reunir as informações levantadas e filtrar as sugestões que serão utilizadas para compor a identidade visual.
Fontes, estilos e paleta de cores identidade visual
Tudo que foi estudado e planejado pelo time será executado agora. Os designers desenvolverão o logotipo da marca e definirão fontes e estilos gráficos que deverão ser utilizados pela empresa.
A tipografia, além de estar presente no logotipo da empresa, deve estar em todos os materiais oficiais de comunicação, como: e-mails e ofícios. Por isso que os estudos são realizados para saber como as fontes combinam em cada situação.
Em relação às cores, elas são escolhidas de acordo com o que cada uma delas representa, com base na psicodinâmica das cores. O azul representa otimismo e serenidade, por exemplo, enquanto o vermelho representa dinamismo e energia. A escolha deve ser estratégica e deve representar o real espírito da marca. Tal estratégia pode ser determinante na hora das vendas.
Agora você já sabe a importância da identidade visual para a sua marca. Para ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, você pode contar com ajuda do Fala Content, especialistas no ramo da produção de marketing de conteúdo que podem auxiliá-lo no processo.