Yoast: conheça a ferramenta de otimização para wordpress

Em meio a tantos sites e blogs criados por dia, fica difícil o seu se sobressair de primeira nessa competitividade digital, não é mesmo? O trabalho de criar um website atualmente não se resume apenas a um nome criativo ou um design original. Com tanto avanço no virtual, todo esse campo se tornou mais complexo, exigindo de seus participantes muitas estratégias e técnicas. E aqui entra o Yoast – uma ferramenta essencial para quem usa o wordpress.

Conheça mais sobre a estratégia de SEO
Conheça mais sobre a estratégia de SEO – foto: reprodução. | Foto: Pexels.

Hoje, uma técnica indispensável para alcançar o sucesso, além de um conteúdo de qualidade, é um bom SEO. Mas o que é um SEO?

Desde já, ele pode ser resumido por uma ferramenta de Marketing Digital que tem como objetivo melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca online. O SEO visa, através de táticas e procedimentos, otimizar o fluxo e o desempenho de um site por meio dos resultados da busca orgânica, como explica a sigla para search engine optimization (“otimização para motores de busca”).

O Yoast SEO wordpress é uma ferramenta de SEO que auxilia na otimização do seu site, sendo ideal para auxiliar nos motores de busca. Por isso, vamos entender agora mais sobre essa ferramenta essencial para você que usa o WordPress e precisa aprimorar o seu SEO. 

O que é o Yoast?

Depois de contextualizar sobre o Marketing Digital e o SEO, vamos entender sobre o Yoast. Esse é um dos mais populares plugins de SEO on page, com cinco milhões de instalações ativas. Ele é responsável, desde 2007, por otimizar o funcionamento e o ranqueamento dos seus sites. 

Para que serve o Yoast?

Assim como foi dito sobre as ferramentas de SEO, o Yoast atuará numa condição de árbitro do seu conteúdo. O plugin utiliza estratégias e ações para otimizar o desenvolvimento do site, porém é importante ressaltar que o Yoast não suspende seus posts. A plataforma trabalha com correções e avisos, representados por círculos nas cores verde, laranja ou vermelha – em que representam o nível de avaliação dos critérios de SEO.

Mas é importante ressaltar que o Yoast e o Google (ou a plataforma de busca utilizada) têm perspectivas diferentes: O Google tem tendência de cada vez mais se preocupar em humanizar seus resultados, enquanto a ferramenta tem uma concepção robótica.

Isso significa que uma bolinha verde nem sempre é melhor do que uma bolinha vermelha, por exemplo.

Qual a importância da ferramenta?

Uma boa posição nos mecanismos de busca (como o Google, Bing e Youtube) pode ser o diferencial e a chave para o sucesso do site. Com o Yoast, serão realizadas melhorias no material, a fim de que a página possa ter uma posição de destaque e ser encontrada mais facilmente por quem está navegando pela internet. 

Segundo dados da ECO, 3,5 milhões de pesquisas são realizadas diariamente, somente no Google. É nítido a diferença que uma boa posição no sistema de buscas pode fazer, não é mesmo?

SEO

O SEO do plugin atuará por meio das bolinhas já mencionadas.

  • Vermelho – Pare!
  • Laranja – Atenção!
  • Verde – Poste!

Funcionando exemplificadamente como um semáforo do trânsito, as bolinhas vão te guiar referente às avaliações sobre estratégias de SEO. É sempre válido revisar o produto final e se atentar para a análise das bolinhas. Se estiverem vermelhas é sinal que você provavelmente está fracassando em muitos aspectos da otimização on page.

Readability

A legibilidade se relaciona com a praticidade e facilidade de entender um texto. Essa qualidade é de suma importância pois interfere no tempo de acesso e, consequentemente, no desempenho do site. O raciocínio pode parecer contraditório, mas na verdade faz sentido: um texto legível mantém o público no seu site, uma vez que se toma menos tempo para acompanhá-lo.

Essa é uma nova função do Yoast!

Ele indica a legibilidade do seu texto, mostrando se suas frases estão longas demais, ou os parágrafos muito extensos.

Mas é bom lembrar que a avaliação é baseada na escrita inglesa, que é bem diferente da portuguesa. A pontuação, silabação e o tamanho das frases não costumam ser nada semelhantes.

Uma dica é sempre priorizar o simples. Ler o texto, na hora da revisão, em voz alta pode ajudar muito também. Hoje em dia, com a facilidade do virtual, as pessoas estão acostumadas a praticidade e rapidez. Logo, um texto difícil fará com que o nível de insatisfação por parte do público seja alto e esses deixarão o site.

Avaliações

Agora que você já entende sobre o Yoast SEO e seu sistema de cores, vamos listar os tópicos que você são mais importantes de terem sua atenção.

Título

Começando pelo início, falaremos do título. Os critérios de SEO Title se resumem ao tamanho, ou seja, número de palavras que o compõem.

Se o título for passar do limite de tamanho, ele não aparecerá por completo. 

Por exemplo: “Conheça um pouco mais o plugin de SEO, Yoast e suas funcionalidades…”.

Ele pode alertar também quando o título for curto. Um título muito reduzido pode deixar de chamar atenção. Isso pode não ser tão grave quanto exagerar no número de palavras, mas é importante se atentar. 

Além disso, é sempre vantajoso usar a(s) palavra(s)-chave do texto em seu título.

Meta descrição

A meta descrição segue os critérios avaliativos do título: a contagem de palavras e a presença das palavras-chave.

Lembrando que a prioridade deve ser a qualidade da sua meta descrição, que vai ajudar muito a aumentar o CTR.

Além dessas avaliações, o Yoast ainda faz observações extremamente importantes sobre outros fatores, como a URL, o número de palavras, repetição de palavras (chaves ou não), Heading Tags, Alt text e outros.

Enfim, o Yoast é uma ótima ferramenta que pode fazer a diferença em seus serviços de SEO, o fortalecendo. Seus critérios de avaliação (tamanho do texto e do título, contagem de palavras) são muito úteis quando se trata de otimização On Page.

Se sua demanda for maior, existe também a versão premium: Yoast SEO Premium. Portanto, quanto mais bolinhas verdes, melhor! Será que as bolinhas do seu site têm a coloração adequada?

E aí, está precisando de uma ajuda para otimizar seus conteúdos no Yoast? Então confira o Fala Content!, a melhor empresa para otimizar seus conteúdos e deixar seu site no topo do Google. Confira!