Veja 5 passos para criar autoridade na internet

Todo mundo que trabalha com marketing de conteúdo quer ter audiência e autoridade na internet, não é mesmo? Afinal, todos que colocam uma empresa online desejam que ela seja encontrada. Estar na primeira página do Google é um fator determinante para que mais pessoas conheçam seu trabalho.

Aumentar a relevância é uma das principais questões quando o assunto é ter um site nas primeiras posições. Neste post, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre autoridade na internet, SEO e link building. Para facilitar, mostraremos 5 passos para começar!

Por que autoridade na internet é importante?

Ter sua página nos primeiros resultados é algo realmente valioso. Sua autoridade na internet é importante porque ela é um fator decisivo para seu ranqueamento. Quanto mais autoridade seu domínio tiver, maior é a chance de ele aparecer entre os primeiros resultados.

Uma pesquisa realizada pela Sistrix revelou que a diferença de cliques entre o primeiro e segundo resultado da primeira página do Google é de 12.8%. Enquanto o primeiro resultado atrai 28.5% das pessoas, o segundo apenas 15.7%. Os números do décimo são ainda piores, 2.5%. E, quando se fala na segunda página de resultados, os cliques caem para menos de 1%.

Para ganhar autoridade na internet, você precisa realizar um bom marketing de conteúdo e incluir essa questão em sua estratégia de SEO – Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca, em tradução livre).

5 passos para aumentar sua autoridade online

Agora que você entende a importância de construir ou aumentar sua autoridade na internet, é hora de aprender como fazer isso.

Existe uma série de questões que determinam a reputação do seu domínio. E, para te ajudar nessa, separamos 5 passos que serão listados e explicados abaixo. Vamos lá! 

1. Produza conteúdos de qualidade

Se seu site não tem conteúdo de qualidade será difícil subir posições. Com o tempo, o Google aprimorou o jeito de identificar a relevância de páginas da web para que o usuário tenha sempre a melhor experiência com o buscador.

Então, questões como o tempo que as pessoas passam na sua página contam muito. Além disso, escrever textos de qualidade e com assuntos da sua área de atuação fará com que eles atraiam cada vez mais público.

Também, as pessoas passarão a ter seus conteúdos como referências e citá-los em suas próprias redes. Aumentando assim sua possibilidade de conseguir links externos e, consequentemente, aumentar sua reputação.

2. Aposte em uma boa estratégia de link building

Navegando em páginas da internet você já deve ter se deparado com alguns artigos que, em determinado momento, citam outros sites como referências para certos assuntos. Isso é link building! A prática consiste em uma técnica na qual seu domínio ganha autoridade por outras marcas que o citaram em suas páginas.

Essa é uma ótima ferramenta de marketing de conteúdo. Há um tempo, o Google considerava as páginas mais citadas como as mais relevantes. Atualmente, a qualidade conta mais do que quantidade.

Isso significa que não adianta vinte páginas citarem você se elas não têm nada a ver com seu conteúdo nem possuem boa reputação. O link building funciona bem melhor quando páginas de autoridade e relevância fazem linkagem para a sua.

3. Utilize SEO on-page corretamente

Esse passo mostrará para o Google a organização interna da sua página, fazendo com que ele a considere mais relevante para o público. Para que o SEO on-page funcione corretamente é preciso se atentar a diversos fatores, como: títulos dos seus artigos, subtítulos, utilização correta de palavras-chave, imagens e dentre outros pontos. 

 

Confira passos para conquistar a autoridade na internet
Para alcançar a primeira página do Google é preciso autoridade na internet. | Foto: Unsplash/Myriam Jessier.

 

4. Tenha frequência em suas postagens

Atualizar sua página com frequência faz com que ela tenha uma melhor reputação. Isso porque além de ter mais chances de cativar os leitores com conteúdos frequentes, o Google identifica essas atualizações e te beneficia por isso.

Além disso, a plataforma de busca realiza o rastreamento com mais frequência e percebe que você sempre tem material novo para mostrar, passando na frente de conteúdos ultrapassados.

5. Incentive o compartilhamento dos conteúdos

Compartilhamentos em redes sociais também são ótimos para a autoridade de uma página. Essa é uma forma de fazer o site alcançar mais pessoas. Para isso, trabalhe com call to action (CTA) e adicione botões de compartilhamento nas mídias. Antes de postar, sempre certifique-se de que estão funcionando!

Marketing de conteúdo é a fórmula certa para criar autoridade

Como pode ver, o Google gosta de tudo que facilita a vida do usuário. A autoridade na internet é extremamente importante para sites que desejam alcançar as primeiras colocações nos buscadores. E todos os cinco passos citados acima contribuem para que o Google entenda sua página como mais relevante.

Dessa forma, para fazer com que a sua página da web seja mostrada para mais pessoas, esteja no topo das pesquisas e consiga mais cliques, é fundamental aplicar estratégias de marketing de conteúdo, como SEO e link building.

Se você está em busca de um especialista no ramo para facilitar a sua produção de conteúdo, acesse aqui e conheça a F.Content – melhor sistema de marketing de conteúdo e geração de leads do Brasil!