Snippets: O que são e como aparecer na posição zero do Google?

Se você trabalha com marketing digital ou marketing de conteúdo, com certeza já ouviu algo sobre “posição zero no Google”, “feature snippets” ou “SERP do Google”. Mas será que você sabe o que tudo isso significa e como rankear seu conteúdo na primeira página do Google? Neste post, vamos te explicar tudo sobre o assunto. Confira!

O que são feature snippets?

Feature snippets é a posição zero do Google e para aparecer ali o site da sua empresa precisa dar a melhor resposta para a pesquisa do usuário. O objetivo principal é otimizar a experiência de quem busca a informação do outro lado da tela. Basicamente, vence quem dá a resposta mais direta e clara.

Quando o usuário faz uma pesquisa, o algoritmo do Google separa um quadrinho no topo da primeira página, chamado de “quadro de resposta”, com uma síntese sobre o que a pessoa busca. Assim, é possível ver uma resposta curta e objetiva sobre o assunto que deseja, sem precisar abrir alguma página da web para isso.

O feature snippets é o mesmo que ter o conteúdo mais rico? Não necessariamente. A prioridade do Google é oferecer sempre a resposta mais clara e fácil de ler. Por isso, no quadro de snippets, vence quem dá a resposta mais direta e de interpretação simples.

Segundo um levantamento do HubSpot, os conteúdos que aparecem na caixa de resposta do feature snippets costumam ter duas vezes mais cliques que os demais. Por isso, é uma área considerada “nobre” para a sua empresa aparecer.

O algoritmo da plataforma de busca muda a estratégia de rankeamento constantemente. Por isso, é importante entender como funciona o SERP do Google. Vamos te explicar, a seguir!

SERP do Google:

SERP é a sigla para Search Engine Results Page que, traduzido para o português, significa “página de resultados dos motores de busca”. Ou seja, diz respeito à lista que o Google apresenta para a busca do usuário, conforme a ordem rankeamento que parece ter mais relevância para o assunto.

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google e aperta a tecla “Enter”, o algoritmo logo organiza as informações dos sites a fim de entregar a melhor resposta. No geral, os sites que possuem os melhores conteúdos aparecem primeiro, logo na página um.

Você deve estar se perguntando: mas porquê é importante ter o blog da minha empresa na primeira página da plataforma de busca? Temos um dado interessante que pode te ajudar a refletir sobre o assunto. Segundo pesquisa da imFORZA, 75% das pessoas não passam para a segunda página de resultados do Google.

Como aparecer na posição zero no Google?

Para ajudar o Google a rankear as melhores respostas para as pesquisas dos usuários, os profissionais de marketing de conteúdo utilizam a técnica de Search Engine Optimization (SEO) que, em português, significa “otimização para motores de busca”.

Diversas estratégias são utilizadas para redigir um bom texto de web. A principal delas é o recurso de palavras-chave que norteiam a temática do conteúdo e o assunto que a pauta propõe. Para entender o que é SEO e qual a sua importância, clique aqui!

Agora, para o seu conteúdo rankear snippets na posição zero no Google é preciso focar em três práticas principais:

1. Parágrafo

2. Lista

3. Tabela.

Entenda mais sobre cada uma, a seguir:

1. Parágrafo

Lembra que anteriormente falamos que a caixa de snippets apresenta a melhor resposta para a pesquisa do usuário? Bom, então a primeira dica é justamente sobre isso!

Independente do assunto abordado no conteúdo, formule um parágrafo simples e objetivo que define exatamente aquilo que a pessoa busca. Por exemplo:

Um usuário busca no Google: o que é feature snippets?

Resposta em um parágrafo: Feature snippets é a posição zero do Google, que tem o objetivo de otimizar a experiência do usuário. Quando fazemos uma pesquisa no Google, o algoritmo separa um “quadro de resposta” no topo da primeira página com uma síntese sobre o que a pessoa busca. Basicamente, vence quem dá a resposta mais simples e objetiva.

2. Lista

A segunda dica é: faça listas no seu conteúdo! Como assim? Essa estratégia é muito comum em conteúdos de culinária. Por exemplo: se o usuário busca por uma receita de “bolo de limão fácil”, em algum momento, o seu texto deve apresentar os ingredientes em forma de lista. Qual é a importância disso?

  1. Otimizar o conteúdo
  2. Responder de forma direta e prática
  3. Oferecer as medidas exatas
  4. Apresentar a ordem correta de ingredientes
  5. Rankear feature snippets na posição zero do Google.

3. Tabela

Utilizar o recurso de tabelas também é muito interessante para rankear bem o seu conteúdo. Essa estratégia pode ser aplicada facilmente quando há números ou dados para apresentar ao leitor. Então, se você possui uma empresa do ramos de economia, matemática, administração ou algo do tipo, essa função pode ser ideal. Mas não se engane! A tabela vale para qualquer área e assunto e pode ser apresentada de várias formas.

O que são snippets e como se destacar no Google
Rankear snippets na posição zero do Google gera mais cliques. | Foto: freepik.

A F.Content cria conteúdo para a sua empresa!

O que achou sobre rankear feature snippets posição zero no Google? Se você quer otimizar os textos da sua empresa para a linguagem digital, mas não sabe por onde começar nem tem ninguém que faça isso, nós temos a solução! Nós, da startup F.Content, oferecemos um serviço especializado de criação de conteúdo. Cadastre-se aqui e trabalhe com quem entende do assunto!