Como‌ ‌fazer‌ ‌SEO:‌ ‌dicas‌ ‌para‌ ‌impulsionar‌ ‌seu‌ ‌ conteúdo‌ ‌em‌ ‌2021‌

A otimização de sites para mecanismos de pesquisa, o SEO, é uma crescente importante nas plataformas online nos últimos anos. Em 2021, o SEO, do inglês “Search Engine Optimization”, continua colocando sites, produtos e marcas no topo dos rankings de pesquisa na internet, atraindo muitos consumidores para seus projetos. Por isso, é bem provável que você queira saber como fazer SEO

O SEO está em alta, empresas e sites têm investido cada vez mais no método para alavancar seus conteúdos. O SEO bem-feito traz resultados relevantes. Uma série de fatores farão seu conteúdo chegar ao topo das pesquisas. Acompanhe a leitura sobre SEO como fazer.

1. Inteligência Artificial e SEO

Ter uma pequena noção sobre o uso de Inteligência Artificial será muito importante para entender como fazer SEO. A Inteligência Artificial (IA) é um campo da computação onde máquinas aprendem a raciocinar e compreender sistemas.

No SEO, o algoritmo de Inteligência Artificial do Google é importante. Esse algoritmo irá colocar sites, fotos, vídeos e qualquer outro tipo de conteúdo no topo dos resultados de pesquisa da plataforma a partir de uma série de regras, métricas e repetições de um texto, uma palavra, uma fotografia e muitos outros fatores no conteúdo de um site.

Um conteúdo bem organizado e estruturado pode colocar seu produto no topo dos resultados de pesquisa e atrair milhões de visualizações para o conteúdo em que deseja alavancar.

2. Pesquisa por voz

Esta ferramenta é uma inovação não só para aprender a como fazer SEO de um site, mas uma inovação da tecnologia. Empresas de tecnologia e comunicação como Google, Amazon e Apple têm investido nos mecanismos tecnológicos acionados pela voz de seus consumidores.

No SEO, a pesquisa por voz exige uma gama de palavras-chave de identificação. Busque utilizar as frases longas que as pessoas usam no dia a dia, de maneira informal. É importante considerar que a maneira em que as pessoas se comunicam pela fala não é a mesma forma em que se comunicam com a escrita na internet. 

Portanto, fique atento a esse tipo de informação. Considere a forma em como você contaria a busca que deseja realizar para um amigo, por exemplo. É desta maneira que sua pesquisa deve ser sintonizada.

3. Compatibilidade com dispositivos móveis

Fato imprescindível em como fazer SEO: o mecanismo de pesquisa do Google prioriza as versões para dispositivos móveis dos sites. Se seu site possui uma versão adaptada para os dispositivos móveis como tablets e smartphones, ele será priorizado no posicionamento do conteúdo nos resultados das pesquisas no Google. 

Garanta que seu site tenha um conteúdo de boa qualidade e visualização nos dispositivos móveis. São por esses dispositivos que a maioria dos usuários acessa a internet. Os números de acessos por computadores e notebooks são muito menos relevantes do que os acessos via smartphones por exemplo.

Existem diversos sites que possuem ótimas hospedagens para conteúdos em dispositivos móveis, nesses sites, você pode se aprimorar no SEO, como fazer SEO no WordPress, por exemplo, plataforma que tem conquistado cada vez mais visualizações.

4. Uso de Snippets

Engana-se quem acredita que para conquistar uma boa colocação nos resultados de pesquisa, é preciso de um conteúdo extenso. O uso de Snippets é uma peça-chave para quem sabe como fazer SEO.

Os Snippets são uma espécie de atalho de importância no Google. Em uma pesquisa, acima dos primeiros resultados, você pode encontrar um pequeno trecho de um texto linkado a um site. Eles podem aparecer como um pequeno parágrafo, uma lista ou até mesmo uma tabela. Conseguir um conteúdo de Snippet, é uma ferramenta ótima de como fazer SEO de sucesso e conquistar números relevantes.

5. Vídeos

Os vídeos também são uma alternativa quando o assunto é como fazer SEO de sucesso. Plataformas de vídeo e streaming estão em alta e conquistando cada vez mais os usuários da internet.

É importante entender que a estratégia do SEO não está necessariamente no conteúdo do vídeo, mas, sim, em como você o publica na internet. Fique atento às palavras utilizadas no título e na descrição do vídeo. Faça bom uso das palavras-chave e hashtags em alta no momento para otimizar seu conteúdo.

6. Imagens otimizadas

As imagens também estão em alta e são uma alternativa interessante para aprender como fazer SEO. As buscas por imagens têm evoluído muito nos últimos anos.

Para otimizar imagens, faça boas descrições do que contém nos arquivos, além de priorizar sempre conteúdos com boa qualidade e visualização das imagens. Aproveite as hashtags em alta e utilize-as.

Como fazer o SEO de um site: aprenda dicas importantes. | Foto: Unsplash. 
Como fazer o SEO de um site: aprenda dicas importantes. | Foto: Unsplash.


7. Palavras-chave e semântica

As palavras-chave são o carro-chefe de como fazer SEO. Ao abordar um conteúdo em seu site, pense quais são as palavras mais pesquisadas sobre o assunto e as repita por diversas vezes em seu texto e as classifique entre palavras-chave principais e secundárias. As principais devem estar nos títulos, subtítulos e descrições de imagens. Já as secundárias devem estar no corpo do texto pelo maior número de vezes que conseguir.

Já a semântica vem da forma em que essas palavras podem ser pesquisadas. Assim como na pesquisa por voz, busque entender como os usuários buscarão a palavra na internet. A partir disso, use as frases com um maior número de pesquisas em seu texto da forma em que aparecem na internet.

8. Experiência do usuário e métricas

A estética de seu site também é importante no momento de pensar em como fazer SEO. As métricas, imagens e a estética de seu site vão atrair os usuário e farão com que permaneçam no site por um período. Quando um usuário ingressa em seu site e o deixa rapidamente, afeta o índice de rejeição de seu site, o colocando em posições mais baixas nos resultados de pesquisa.

Por isso, fique atento à experiência que o usuário terá com seu conteúdo.

9. Segurança do site

Quer outra maneira de como fazer SEO? Tome cuidado com o nível de segurança do seu site. Para isso, você pode fazer uso de recursos de segurança para que seu status seja de um site seguro. Um conteúdo não confiável acabará fazendo seu posicionamento nos resultados de pesquisa cair e, consequentemente, o nível de acessos em seu site.

Entender as tendências do SEO fará seu conteúdo subir ao topo dos rankings de pesquisas atraindo centenas de visualizações dos mais variados tipos de usuários. Fique atento às novidades e adapte seu conteúdo a elas, aumentando seu alcance na internet.

E aí, vai precisar de uma ajudinha para deixar todas as páginas do seu site otimizadas para SEO? Pare de pesquisar como fazer SEO e coloque em prática agora! O Fala Content vai ajudá-lo nessa jornada, confira os serviços oferecidos.