ROI: saiba como calcular passo a passo

​O marketing digital possibilitou a análise de diversos indicadores, ou seja, agora, a partir de cálculos simples podemos saber quais são os resultados dos investimentos de uma empresa. Uma dessas métricas é o ROI

Com ele, é possível descobrir qual é o resultado conquistado pelas suas ações de marketing digital. Afinal, uma empresa precisa comparar quais são as táticas de aquisição e de fidelização que dão o melhor retorno. Por isso, confira abaixo o que é ROI e tudo sobre esse cálculo.

O que significa ROI: fazer a sua empresa saber quais investimentos estão dando certo. | Foto: Freepik.

 

Com o cálculo do ROI, a empresa consegue saber quanto dinheiro está ganhando ou perdendo com os investimentos realizados em ações que visem um lucro futuro, por exemplo, as campanhas de marketing, as novas estratégias de captação de clientes, a aquisição de ferramentas de gestão e os treinamentos de vendas.

Saber como calcular o ROI passo a passo é importante, porque com ele você consegue saber não só o retorno de uma ação, mas também como otimizá-las. 

O ROI pode ser calculado para várias categorias do marketing digital. Há, por exemplo: do Email Marketing, do SEO, das Mídias Sociais, do Blog Corporativo, do Marketing de Conteúdo, entre outros. 

O que é ROI?

Para entender de fato o que é ROI antes você precisa saber o que significa. A sigla quer dizer “Return over Investment”, ou, em tradução: “Retorno sobre Investimento”. 

De forma mais profunda, ROI é uma métrica financeira que relaciona o dinheiro ganho e o dinheiro aplicado. No marketing, esse cálculo serve para validar os investimentos que foram feitos pela empresa.

Ou seja, com isso a empresa saberá quanto de dinheiro ela perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais de mídia. Dessa maneira, irá saber o resultado final de todas as campanhas e também irá mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos.

Além disso, você poderá ainda otimizar o que já está dando certo, identificando as ações que estão funcionando e planejando os seus próximos investimentos nos canais digitais.

A partir do cálculo do ROI, você irá conseguir saber, por exemplo, se existe uma relação entre os investimentos de alto retorno, se há algo em comum entre as ações que não trouxeram bons resultados e se a sua empresa tem atingido resultados melhores que os concorrentes.

Como calcular o ROI? 

A maneira como calcular é bem simples, é preciso levantar a receita total, subtrair dela os custos e depois dividir o resultado novamente pelos custos. Como está escrito na fórmula logo abaixo:

ROI = (receita – custo) / custo) x 100

O resultado final do cálculo do ROI será uma porcentagem, o que facilitará as comparações. A fórmula pode ser usada tanto para analisar um negócio como um todo ou especificamente e também para avaliar um projeto ou ação individualmente.

Para saber como calcular o ROI, você também precisa saber o que significa as variáveis envolvidas nessa equação. A receita é o que a empresa arrecada com as vendas. Mas lembre-se de usar apenas o valor adquirido pelo segmento escolhido. Já os custos são as despesas, que são necessárias para viabilizar para viabilizar o investimento. 

O resultado da fórmula pode ser positivo ou negativo. No caso de uma porcentagem negativa, a empresa perdeu dinheiro. Mas analisar o ROI não é tão simples, um resultado positivo não quer dizer, necessariamente, um ótimo retorno, pois como veremos mais adiante o cálculo do Retorno sobre Investimento tem algumas limitações. 

Importância de conhecer o ROI 

O ROI permite que você saiba alguns dados que são relevantes sobre a sua empresa. Por exemplo, quais são os canais digitais com um maior retorno, se o processo de vendas é realmente eficiente, de onde vem os maiores lucros da empresa e se o atendimento está sendo capaz de fidelizar clientes. Isto é, com o ROI conseguirá saber se o marketing digital da sua empresa está sendo bem sucedido ou se está falando.

Pode ser que o ROI não consiga dar todas as informações de forma detalhada,  no entanto, com certeza, a partir dessa fórmula irá saber sobre o que pesquisar mais e também sobre onde procurar esses dados mais aprofundados. Então, associando o ROI a outras métricas conseguirá ter uma visão mais ampla do que pode melhorar ou não. Depois, é só implementar as mudanças necessárias e fazer os ajustes. 

Sem contar ainda que podemos considerar as ações de marketing digital  eficientes e também confiáveis, mas elas tem um certo grau de imprevisibilidade, uma vez que podem ter resultados diferentes conforme alguns fatores, como o público-alvo e o nicho de mercado. Sendo assim, é fundamental fazer um acompanhamento do retorno pelo investimento, que é, exatamente, o que o ROI faz pela sua empresa.

Limitações do ROI

O ROI é uma ótima ferramenta, no entanto, é preciso saber que essa métrica tem as suas limitações, ou seja, existem algumas questões sobre esse cálculo que precisam ser levadas em conta para sabermos se o resultado do ROI realmente significa que a sua empresa está fazendo bons investimentos. 

O ROI não considera as variações da inflação

O cálculo do ROI não leva em conta as variações da inflação. Então, muitas vezes uma porcentagem positiva pode não significar necessariamente um bom investimento. 

O ROI não considera a duração do investimento 

É preciso ficar atento se estamos avaliando um ROI referente a um dia, mês ou ano. O período de tempo fará uma grande diferença na interpretação do resultado da fórmula. 

Por exemplo, um ROI de 4% ao dia é ótimo. Mas se essa porcentagem é referente ao período de 1 ano, esse resultado, então, não significa que o investimento teve um bom retorno.

Uma vez que, como visto anteriormente, não considera também o aumento ou a diminuição da inflação. Um ROI de 4% em um ano será acabará, provavelmente, sendo dissolvido pelo aumento da inflação e por outros fatores, como tarifas e impostos.

O ROI não considera a sazonalidade 

Outra limitação desse cálculo é que o resultado do ROI não leva em conta a sazonalidade. Um determinado período pode influenciar, nesse caso o seu resultado não será totalmente verdadeiro.

Por isso, conquistar uma boa resposta a longo e médio prazo pode não significar algo ótimo, já que o resultado pode estar sendo maquiado por algum fator relacionado aquele período/

O ROI pode ser manipulado

Para que não haja nenhum engano, antes de calcular o ROI, você deve se certificar de que sabe a origem dos números utilizados, já que os cálculos devem utilizar o mesmo padrão. Portanto, fique atento se os mesmos custos estão sendo considerados. Caso contrário, os resultados serão divergentes e podem não refletir a realidade.

Vantagens de avaliar o ROI

Aumento dos lucros 

Com o ROI terá consciência do que funciona e do que não funciona para a sua empresa. Dessa forma, irá conseguir investir o seu dinheiro da melhor maneira possível, eliminando tudo o que não está dando retorno e investindo em campanhas que dão certo a fim de otimizá-las.

Resultados que duram

O ROI é uma análise que deve ser feita de maneira constante. Por isso, a sua empresa não terá somente um crescimento por alguns meses, mas sim, resultados duradouros, já que os lucros serão consistentes e contínuos.

Mas para isso, o ROI deve ser um hábito, de forma a constituir um ciclo de acompanhamento, que permita a identificação de erros e por fim a correção ou otimização dessas falhas.

Corte de gastos desnecessários 

Tomar decisões a partir do ROI irá mostrar quais investimentos são realmente eficientes e também quais deles não dão um bom retorno. Assim, saberá quais estratégias você precisa deixar de lado. Como consequência, a sua empresa irá conseguir cortar os gastos que são desnecessários.

Maior motivação da equipe

Com o ROI sendo adotado como um hábito, o desempenho da empresa conseguirá sempre atingir as metas que foram estabelecidas. Dessa forma, a equipe irá se manter constantemente motivada, criando um ótimo ambiente para trabalhar, o que, com certeza, irá impactar nos resultados da empresa.

Fortalecimento da cultura da empresa

Outra vantagem do ROI é que o seu cálculo também irá afetar a cultura da empresa. Já que será capaz de ajudar a equipe a ter um olhar analítico sobre o seu trabalho, a não ser parcial nas decisões tomadas, compreender o que realmente está dando certo para empresa e também manter o foco nos resultados e objetivos coletivos, não só nas conquistas pessoais.

Dessa forma, com o uso do ROI, será possível que essas características e valores passem a fazer parte da cultura organizacional da empresa. 

Ajuda a empresa a manter a competitividade

Com a empresa tendo uma cultura saudável, uma equipe motivada, resultados melhores e mais rápidos no marketing digital e vendas, ficará bem mais fácil se manter mais competitivo. Sendo assim, com o ROI é possível que a empresa se mantenha relevante dentro do mercado.

Conheça o Fala Content

Assim como, o ROI é importante para a otimização das suas ações de marketing digital, o SEO (otimização para motores de busca),é uma ferramenta capaz de aumentar, por exemplo, a captação de clientes. Por isso, conheça o Fala Content, um sistema de produção de conteúdos em larga escala adaptados ao critério de SEO.