Público-alvo: aprenda a atingir quem você precisa

Um dos fatores mais importantes ao pensar em começar um negócio e criar landing pages é conhecer os seus clientes. Para isso, é imprescindível que você estabeleça o seu público-alvo, uma das estratégias que muitas empresas possuem para otimizar a relação com seus clientes e garantir o sucesso das landing pages. 

O que é público-alvo?

Mas, afinal, o que significa público-alvo? Um público-alvo consiste nas pessoas com maior probabilidade de se interessarem pelo serviço ou produto que seu negócio oferece. Eles se encaixam em um grupo demográfico específico ou exibem um conjunto de comportamentos que os tornam clientes perfeitos para suas ofertas.

O público-alvo gira em torno de um grupo específico de pessoas, podem ser homens, mulheres, adolescentes ou crianças e, geralmente, compartilham interesses como ler, correr ou futebol. O sucesso de um negócio está diretamente ligado com cultivar o maior número possível de novos clientes. Ou seja, com o público-alvo é possível otimizar os trabalhos, principalmente nas landing pages. 

Pensando de tal forma, é normal que muitas empresas tentem compartilhar sua mensagem com o maior número possível de pessoas, muitas vezes através das landing pages. Afinal, quanto maior o seu alcance e o das landing pages, mais clientes em potencial você consegue para o seu negócio, certo? Na verdade, não é bem assim que as coisas funcionam – é preciso otimizar esse público. 

No mundo digital moderno em que vivemos, somos constantemente bombardeados com enormes quantidades de informações. Portanto, se você não estiver falando com um grupo específico de pessoas, há uma boa chance de sua mensagem acabar se perdendo dentre tantas outras disponíveis para um mesmo usuário. Por isso, é importante se destacar, chamar a atenção de um público específico em suas landing pages, pois se você tentar vender para todos, pode acabar não vendendo para ninguém.

No entanto, definir e otimizar um público-alvo não significa que você deve excluir pessoas que não atendem aos seus critérios específicos. Em vez disso, o marketing direcionado permite que você concentre sua mensagem no mercado certo e nas pessoas que provavelmente comprarão de você. Ao fazer um anúncio para as landing pages de uma empresa, é importante pensar qual é o público-alvo deste anúncio. O mesmo se encaixa para um texto em landing pages, você deve se perguntar qual é o público-alvo desse texto, para que ele seja atingido com sucesso.

Público-alvo x persona

O público-alvo é um conceito que se refere a um determinado segmento social, com grande propensão à compra de determinado produto ou serviço. Serve de base para o alinhamento de campanhas de marketing e vendas, por exemplo. Para otimizar e determiná-lo, uma série de pesquisas são realizadas para encontrar características comuns em um grupo, dado que esse é o foco da estratégia. Existem algumas empresas especializadas nessas pesquisas, como o Fala Content, que faz um estudo de mercado sobre a sua empresa, serviço ou produto, sempre procurando otimizar o seu negócio. 

Por outro lado, o conceito de persona difere e surgiu das novas necessidades de especificações do público, que são mais exigentes. É possível descrevê-lo, de certa forma, como uma representação de um consumidor ideal, criada com o objetivo de definir o cliente ideal para um negócio. Em sua definição, além de serem levadas em consideração informações como idade, gênero e classe social, a persona também envolve comportamentos e características como informações demográficas, história familiar, motivação, sonhos, objetivos de vida, desafios, entre outros.

Todos esses pontos servem para otimizar os processos e as estratégias, o que é útil para diversos segmentos do marketing, em especial na construção de landing pages. 

Por que definir público-alvo?

Afinal, por que o público-alvo é tão importante? Basicamente, uma análise de público-alvo fornece orientação para seu marketing e garante mais consistência em suas mensagens, para que você possa otimizar os relacionamentos com os clientes e aumentar o número deles. Com um público-alvo definido, você sabe:

  1. Com que tipo de pessoa você está falando, você saberá como falar com elas, onde encontrá-las e o que elas querem de sua marca.
  2. Como essas pessoas falam, você conseguirá adaptar suas palavras-chave e estratégias de SEO para classificar as palavras e frases certas.
  3. O que seus clientes desejam, você será capaz de adaptar sua proposta de valor para que sua marca seja relevante para uma necessidade ou problema específico.
  4. Como eles comparam e escolhem os produtos, você pode ajustar suas campanhas de marketing para fazer com que sua oferta pareça mais atraente.

Portanto, definir um público-alvo tem a ver com estabelecer relevância e otimizar. Se o que você oferece e os produtos que você apresenta correspondem ao que seu público está procurando, você terá mais chances de conquistar um cliente, por exemplo, através de landing pages. 

Se o cliente que você está procurando é apenas “todo mundo”, você está dificultando  para si mesmo o processo de se relacionar com alguém em um nível mais profundo e, quanto mais você se conecta com um usuário, mais provável é que ele se torne um defensor e cliente leal de sua marca – o que ajuda a otimizar o processo de retenção de cliente. 

Qual é o público-alvo ideal para uma empresa? | Foto: Freepik. 
Qual é o público-alvo ideal para uma empresa? | Foto: Freepik. 

 

Como definir o público-alvo?

Existem alguns passos que uma empresa deve seguir quando deseja definir e otimizar o seu público-alvo, estes são:

1 – Analise seus produtos

Que problema seu produto ou serviço resolve? A resposta pode lhe dar uma visão clara do seu público. Caso não saiba como identificar o seu público mesmo com a resposta, existem outras perguntas que podem te ajudar, como: quem pode se beneficiar do seu produto? Eles são seus clientes atuais? 

2 – Mergulhe profundamente no seu público atual

Quem são seus clientes e onde você obtém mais engajamento? Existem semelhanças entre esses clientes? Fique atento sobre as pessoas que compram seus produtos e das que vêm das landing pages, eles já fazem parte de seu mercado ideal e você pode usar suas informações demográficas para encontrar mais pessoas como elas para se tornarem novos clientes, através das landing pages. 

3 – Interaja com o seu público

Se você está tendo dificuldades para avaliar seus clientes, aumente seu engajamento. Faça perguntas ou monitore quais postagens recebem mais curtidas e comentários. Considere pedir aos clientes que respondam a uma pesquisa. 

As pesquisas são uma ótima maneira de analisar o mercado em potencial, dado que é possível obter as informações de que precisa sobre seus clientes de forma rápida e fácil. Assim, você vai otimizar tempo e terá informações necessárias para construir boas landing pages. 

4 – Faça um brainstorming de diferentes públicos para seus produtos

Seu público-alvo não precisa ser seu público principal o tempo todo, seu mercado ideal pode mudar com uma nova campanha publicitária ou desconto promocional. Por exemplo, se você dirige um estúdio de massagem, pode se anunciar como um spa relaxante para profissionais estressados, mas você também pode realizar uma campanha voltada para atletas ou pessoas em recuperação de lesões. 

Logo, é sempre bom se perguntar qual é o público-alvo desse anúncio que seu negócio ou landing pages está oferecendo, analisando todas as suas opções possíveis.

5 – Fique de olho nas redes sociais

Os consumidores mantêm conversas públicas nas redes sociais o tempo todo. Portanto, ouvir as mídias sociais envolve prestar atenção ao que os clientes estão dizendo sobre sua marca, monitorando os canais de mídia social (seus e de outros) e analisando os dados que você obtém. 

Ouvir feedback sobre sua marca é extremamente benéfico, uma vez que isso o ajudará a entender se sua divulgação e landing pages estão chegando às pessoas certas ou se você precisa repensar e realizar novas pesquisas sobre o seu público alvo.

Público-alvo B2B e B2C

De antemão, B2B e B2C representam as principais maneiras de fazer negócios. Essas duas siglas envolvem a escolha entre vender para empresas ou para consumidores. 

Nesse sentido, B2B é a venda de empresas para empresas e B2C, empresas para consumidores. Ambas, como qualquer negócio, precisam de um público-alvo. E é exatamente essa a diferença entre B2B e B2C. 

Cada um possuirá um público-alvo diferente, que será capaz de otimizar algumas estratégias de marketing, como landing pages. Assim como já foi analisado, cabe a cada modelo e representação de negócio fazer um estudo de mercado e definir bem o seu público-alvo. Dessa forma, há maior sucesso nas vendas e crescimento da empresa.