SEO e Conteúdo: Como otimizar conteúdo utilizando de estratégias de SEO

A otimização de conteúdos SEO é uma das ferramentas mais importantes para o marketing de conteúdo. Através dessa otimização, mantemos a longo prazo um número significativo de acessos e uma produção de leads qualificados crescente. Entenda como o SEO funciona e como você pode utilizar essa ferramenta para impulsionar o seu site e o seu negócio. 

otimização de conteúdos
Entenda como funciona a otimização de conteúdos SEO e os benefícios para o seu negócio. | Foto: Unsplash.

O que é SEO?

Antes de mais nada, vamos entender o que é SEO. 

O que é a otimização de conteúdos SEO? 

O SEO é uma estratégia para otimização de textos e artigos, a fim de atender os fatores de ranqueamento de ferramentas de buscas, como o Google, por exemplo. A meta principal da otimização em SEO é aprimorar a buscabilidade do seu site e aumentar o número de acessos e, consequentemente, o número de leads e vendas. 

As estatísticas não mentem: apenas 0,78% dos usuários do Google acessam páginas na segunda página de uma busca. Portanto, é muito importante que o seu site apareça na primeira página ,e de preferência, entre os primeiros três resultados. É pra isso que o SEO, ou Search Engine Optimization, serve e pode te ajudar. 

Como você pode usar o SEO no seu marketing de conteúdo?

É essencial ter o conteúdo do seu blog ou site adaptado para as regras de SEO. Dessa forma, usuários interessados nos seus serviços chegarão muito mais facilmente na sua plataforma e o seu site estará muito mais acessível para potenciais leads e clientes. 

Nesse post, você pode aprender alguns dos principais conceitos do SEO e aprender a colocá-los em prática nos seus textos e artigos. 

A protagonista da otimização em SEO é a palavra-chave. A prioridade do SEO é que, na busca orgânica por essa palavra-chave, o seu texto seja um dos primeiros resultados. Por isso, a escolha da palavra-chave e a forma como você vai utilizá-la ao longo do seu texto é a parte mais importante da otimização de conteúdos SEO. 

Conteúdo SEO friendly

O conteúdo SEO friendly é um conteúdo adaptado aos princípios de buscabilidade e ranqueamento do Google, com uma palavra-chave acessível e muito presente durante toda a extensão dos seus textos. Ter um conteúdo SEO friendly é muito importante para o sucesso do seu site e traz muitos benefícios a longo prazo para a sua página. 

Conheça mais sobre a estratégia de marketing de conteúdo de SEO. | Foto: Unsplash.

Otimização de conteúdos SEO?

Para otimizar o seu conteúdo SEO, é preciso entender os conceitos e ferramentas necessários para essa estratégia funcionar. Entenda as principais delas: 

Palavras-chave

A palavra-chave é a parte mais importante da otimização de conteúdos SEO. Existem dois tipos de palavras-chave: a palavra-chave principal e as palavras-chave secundárias. Para produzir um conteúdo otimizado, é essencial escolher uma palavra-chave relevante e pensada para o seu conteúdo. Para isso, é preciso fazer muitas pesquisas e testes para entender quais palavras-chave vão funcionar e ranquear melhor nas plataformas de buscas. 

Intenção de busca

Para fazer um bom SEO, é preciso entender o que um usuário e lead em potencial está procurando ao realizar uma pesquisa no Google: isso se chama intenção de buscas. É a sua tarefa entregar aquilo que o seu público está procurando; para isso, definir uma palavra-chave relevante e produzir um conteúdo rico e que tenha uma relação direta com a sua palavra-chave é essencial, já que a intenção de buscas é o fator de ranqueamento mais importante para a otimização SEO. 

Título SEO

O título da sua postagem será o primeiro contato de um usuário com o conteúdo do seu site. Por isso, é muito importante causar uma boa primeira impressão, com um título marcante e bem otimizado, que ao mesmo tempo que chama a atenção, respeita a sua palavra-chave principal e está adequado a intenção de buscas do seu usuário. 

H1 e H2

As opções de H1 e H2, que são os títulos internos do seu conteúdo, também precisam estar adaptados a sua palavra-chave. Além disso, é importante criar subtítulos que engajem o seu leitor e o encorajam a ler o seu texto até o final. Assim, você pode usar palavras como “Por quê”, “Como”, “O quê”, entre outras, buscando chamar a atenção do seu leitor e mantê-lo interessado no seu conteúdo e no seu site. 

Meta-descrição

A meta-descrição é o texto que acompanha o título na página de buscas do Google. Ter uma meta descrição otimizada para o SEO é muito importante para o ranqueamento do seu conteúdo. Além disso, a meta descrição precisa engajar o seu usuário e descrever precisamente o que o seu conteúdo traz, a fim de satisfazer a intenção de buscas do leitor. 

Legibilidade

Para as ferramentas de buscas, um bom conteúdo é um conteúdo fácil de ler e compreender. Para isso, ter um texto bem estruturado é muito importante: usar parágrafos curtos, dividir o seu texto com subtítulos, e destacar ideias importantes do seu texto são algumas ideias para tornar o seu conteúdo mais fácil de ler. Assim, a taxa de permanência do seu site vai aumentar e a taxa de rejeição irá diminuir, o que é ótimo para o ranqueamento do seu site. 

URL

A URL do conteúdo não é um fator de ranqueamento tão relevante, mas escrever uma URL de qualidade pode fazer diferença para a credibilidade do seu site. É indicado pelo Google manter seu link o mais simples possível, mas que sempre descreva bem o seu conteúdo. Além disso, também é recomendado usar apenas letras minúsculas e utilizar hífens e sinais de pontuação, sem números. 

O que é a estratégia de marketing de conteúdo de SEO? | Foto: Unsplash.

Benefícios da otimização de conteúdos SEO 

Confira 4 benefícios da otimização de conteúdos para SEO: 

Mais tráfego para o seu site 

Com um conteúdo bem ranqueado pelo Google, o seu site se tornará mais acessível para a sua audiência e você conseguirá muito mais cliques e acessos a sua plataforma. 

Aumento da autoridade da marca

Com o aumento do tráfego orgânico do seu site e com uma maior presença da sua marca nas ferramentas de buscas, a sua marca será vista como uma autoridade digital e seu conteúdo terá mais credibilidade. 

Bons resultados a longo prazo

A otimização de conteúdos SEO é uma estratégia a longo prazo. Um conteúdo otimizado continuará no topo ao longo do tempo, e o seu site ainda manterá um número de acessos constante.

Aumenta a sua taxa de conversão

A otimização de conteúdos SEO traz um conteúdo mais acessível e simples de entender, o que aumentará a taxa de retenção do seu site e trará usuários mais interessados na sua marca e nos seus serviços, o que é muito importante para a geração de leads. 

Como o Fala Content pode te ajudar? 

O Fala Content é uma plataforma de produção de conteúdo para marketing digital e consultoria em conteúdo SEO. Nossas soluções para SEO trazem muitos resultados para o tráfego e para a autoridade do seu site e da sua marca. Conheça nossas soluções em planos para otimização de conteúdos SEO no nosso site

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]