Saiba o que é copywriting e as principais técnicas usadas

Uma das principais estratégias para conseguir convencer a audiência na internet: esse é o copywriting. Mas o que é copywriting? Como utilizá-lo corretamente e qual a relação com o SEO? Fique com a gente e aprenda mais sobre essa técnica. 

copywriting
Saiba tudo sobre copywriting e qual a relação com o SEO. | Foto: Freepik.

Saiba tudo sobre copywriting e qual a relação com o SEO. | Foto: Freepik.

O que é copywriting? 

Você pode estar se perguntando agora: o que é copywriting? Desde já, saiba que nada mais é do que uma estratégia utilizada no marketing digital e que usa a escrita persuasiva como principal ferramenta para convencer o leitor a praticar determinada ação.

O que faz um copywriting? Ele deve fazer o texto já pensando e utilizando gatilhos para despertar o interesse no leitor, sempre com o objetivo de gerar mais conversões e vendas.

Uma escrita persuasiva é uma forma de redação que vai usar técnicas como empatia, apresentação de benefícios, legibilidade, construção de relacionamento, entre outros. Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

Como funciona a estratégia de copywriting?  

Primeiramente, é essencial escrever bem, mas isso não é tudo, principalmente se você pretende transformar o leito em um possível cliente.

Por isso, existem 3 regras básicas que devem ser respeitadas na produção de qualquer conteúdo para Marketing Digital (sendo ele um vídeo, um texto, um microtexto, um podcast ou um e-mail):

  • inspirar o leitor;
  • criar um relacionamento com a marca;
  • motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto. 

Além disso, sabemos que ao planejar uma estratégia de copywriting, outros elementos devem ser contemplados também para que dessa forma os conteúdos sejam benéficos tanto para você quanto ao seu leitor. A seguir temos os principais elementos:

  • A pesquisa;
  • O objetivo;
  • A exclusividade;
  • A otimização;
  • A análise. 

Técnicas do Copywriting 

Algumas técnicas devem ser adotadas para fazer com que o copywriting seja uma estratégia de sucesso. Listamos a seguir algumas das técnicas. 

Saiba quem é o seu público-alvo 

Defina a sua persona é importante você definir idade, sexo, interesses, qualquer informação que seja relevante para entender o perfil das pessoas para quais irá escrever.

Crie títulos matadores 

O título é o primeiro contato no qual o leitor vai ter e também é um dos elementos mais relevantes para motores de busca.

Existem vários formatos de títulos: os que podem começar com números, sugerir uma pergunta, apresentar o tema e, em seguida, fazer uma chamada, fazer uma provocação, entre muitas outras formas. O importante é que ele seja direto.

Crie conexão com o leitor 

Liste as estratégias que devem ser adotadas para fazer com que seu leitor sinta que o conteúdo no qual ele está lendo foi feito justamente para ele, dessa forma você vai mostrar ao leitor o que ele precisa.

Trabalhe sua capacidade de persuasão 

É importante conhecer alguns princípios psicológicos para aumentar ainda mais o seu poder de convencimento, porque a persuasão faz parte das estratégias mais usadas dentro do copywriting. Usar gatilhos mentais é algo que de fato dará certo em sua estratégia.

Conte histórias 

A forma mais eficaz de atrair atenção e ainda engajar seu público é usando a estratégia que é conhecida como storytelling que tem como objetivo criar uma conexão com o público.

As histórias acabam demonstrando empatia fazendo dessa forma com que as pessoas vivenciem a informação na qual receberam por meio da comunicação.

Escreva como você fala 

Um texto que fica de forma natural, permite que seu leitor tenha mãos aproximação com você e isso te ajuda a contar histórias e ainda facilita a leitura.

Como fazer copywriting?  

Para que o copywriting dê resultados, há uma série de fatores e orientações de como aplicá-lo. Uma delas é a capacidade do copywriter de entender os objetivos de negócio e ainda mais da comunicação. Veja a seguir tudo que envolve esses fatores.

  1. Saber o papel do copywriter e as dores do seu público-alvo 

O papel do copywriter é entender a etapa do funil em que todo seu conteúdo vai se encaixar e conhecer bem suas personas.

Você deve saber as dores e desejos do seu público-alvo para conseguir alcançar suas metas com sabedoria.

  1. Gancho

O gancho é um recurso usado para instigar mais o interesse do leitor no conteúdo, ele pode ter vários vieses diferentes.

  1. Dores comuns

Se você conhece bem sua persona e sabe quais são as dores dela, você pode usar isso para criar um vínculo com ela.

  1. Apresentação do produto

Pensar em formas criativas de apresentar o seu serviço ou produto tente ir trabalhando com a necessidade dele.

  1. Benefícios do produto 

Depois de apresentar seu serviço ou produto, procure mostrar quais são os benefícios dele ao leitor. Faça uma lista com as vantagens e como elas podem responder às dores da sua persona.

  1. Call to action 

O copywriting tem como objetivo maior fazer com que seu leitor pratique determinada ação, por isso o call to action é uma chamada para a ação e deve ser escolhida ao finalizar seu conteúdo.

Copywriting e SEO  

O copywriting no seo tem impacto no rankeamento de um conteúdo e na forma como os algoritmos dos motores de busca o reconhecem como relevante ou não.

O trabalho começa no título e vai até a qualidade do conteúdo que você posta. A seguir, confira algumas das principais dicas para aplicar SEO copywriting nos seus conteúdos. 

  • Crie títulos chamativos para seus posts;
  • Use meta descrição;
  • Crie conteúdo relevante;
  • Saiba explorar a palavra-chave naturalmente;
  • Aplique a escaneabilidade nos textos;
  • Gere interesse com o CTA;
  • Saiba agradar algoritmos e pessoas.

Copywriting e Marketing de conteúdo 

Como vimos antes, a arte de vender não se resume apenas no ato de comercializar um produto final, até porque o copywriting nem sempre tem como objetivo realizar uma venda logo de início.

A princípio, a ideia é estender toda a experiência que o consumidor tem em um processo de venda, o funil de vendas e depois conduzir seu público isso tudo etapa por etapa. Até a conversão os conteúdos são preparados estrategicamente até chegar no seu destino final.

Como sabemos o marketing de conteúdo busca sempre engajar e atrair ainda mais o público-alvo tudo por meio de conteúdo rico e de qualidade. Ao usar o copywriting, o diferencial será para as estratégias, pois assim o leitor será estimulado a tomar uma atitude. 

O maior segredo do copywriting e do marketing de conteúdo é conhecer digamos que mais a fundo todos que vão consumir o conteúdo. Porque desta forma é possível atrair o leitor e seu universo para dentro de toda narrativa proposta e ainda solucionar as dúvidas da melhor maneira que existir.

Quando se descobre o que é copywriting, entende-se porque é muito importante utilizar a estratégia de escrita com foco na conversão. Enfim, se você quer saber mais sobre conteúdo rico, não deixe de conferir o que a Fala Content traz de mais relevante nesse assunto.