Search
Close this search box.

Mobile ou desktop: entenda as preferências dos seus usuários

Tempo de leitura: 5 minutos

Navegue pelo conteúdo

Presença online é um dos pontos mais importantes para uma empresa. Ainda mais no contexto de pandemia, sendo demonstrado que o contato e as vendas pela internet são o futuro. Ter um bom site é uma parte primordial para uma boa estratégia de marketing digital. Entretanto, criar uma página na internet não é tão simples quanto parece. É necessário planejar todo o trabalho pensando se será para mobile desktop

Essa questão  é primordial para conseguir melhores resultados, já que precisa ser tomada com maior foco na característica de seu público. Portanto, neste artigo você vai entender tudo sobre mobile desktop em sites, para que tome a decisão com toda propriedade possível.

Entenda o que são sites mobile desktop. | Foto: Unsplash

 

Site para mobile

O site mobile, comumente chamado também de web app, é um tipo de site feito especificamente para ser acessado através de dispositivos móveis como smartphones e tablets, os mais reconhecidos e utilizados nesse gênero de produto. 

Ao se perguntar sobre a responsividade, pode se questionar a utilidade desse tipo de site> Já que ambos, seja mobile desktop, carregam em ambos os dispositivos. Contudo, o site mobile tem peculiaridades que podem ser determinantes na experiência do usuário. Apesar de que os dois tipos de site podem ser usados  de certa forma em mobile desktop.

O site mobile é bem diferente do desktop, por isso, deve ter seu gerenciamento feito isoladamente, ao contrário da responsividade, onde o layout das telas se adapta a depender do dispositivo. Inclusive, falando em dispositivos, diferente do mobile desktop em um layout desenvolvido de forma exclusiva para este tipo de dispositivo. Fazendo assim com que a navegação do usuário seja muito mais tranquila e aprazível.

Pontos a considerar do site para mobile

A principal vantagem de ter um site mobile é que, diferente do desktop, o mobile atinge a grande maioria dos usuários de internet. De acordo com o cornscore, 95% do público brasileiro que usa a rede mundial de computadores fazem isso em dispositivos móveis. Portanto, a empresa irá prover um serviço muito melhor à maioria de seus visitantes se optar por este tipo de site.

Além disso, o tráfego móvel é mais comum para as pessoas que estão em movimento, ou seja, as que podem estar viajando para todos os cantos do mundo. Assim, abre um leque maior de possibilidades em termos de público que pode ser alcançado.  Ao contrário do mobile desktop , este tipo de site também é ótimo para mensagens de conscientização da marca e de fidelização 

Ademais, a publicidade nativa, que é quando se dá a impressão que o anúncio realmente faz parte do conteúdo do site ou blog, se torna muito mais fácil nesses casos. Um grande exemplo disso são as compras dentro de jogos, por exemplo, pois as credenciais de compra já estão salvas no dispositivo. Porém, o mobile desktop torna muito mais difícil a conversão de visitantes da página em leads interessados. Por fim, se faz mais necessária a segmentação por dias e horários em que as pessoas possam estar viajando. 

Entretanto, o mobile também tem suas desvantagens. A primeira  é o fato de que é exclusivo para dispositivos móveis. Com isso, você perde a possibilidade de ter visitantes através do desktop mobile também tem um custo de manutenção e uma atualização de sistema um pouco mais complexa. Por fim, o usuário tende a ficar menos tempo no site, já que no smartphone ele tem a distração de inúmeras notificações dos aplicativos mais diversos.

Para se ter uma ideia da importância da experiência do usuário no site mobile. grandes empresas com rede de lojas de departamento, como o extra por exemplo, utilizam plataformas Mobile,

Site para desktop 

Os sites para desktop são o modo mais comum de site a ser utilizado. Este meio é usado desde o começo da internet no Brasil e no Mundo. Sendo assim, é o que as pessoas estão mais habituadas, mesmo com a ascensão meteórica dos smartphones. 

Com relação ao funcionamento, o site mobile desktop é recomendado para alguns fins, já que foi desenvolvido pensando na tela do computador. Dentre o que pode ser utilizado nos sites para desktop estão: aplicações gráficas, jogos, planilhas eletrônicas dentre outras.

 Ademais, apesar de se ter mais usuários no mobile hoje em dia, o site para desktop mobile não pode ser descartado. De acordo com o IBGE, mais da metade das casas brasileiras ainda tem um computador de mesa.

Pontos a considerar do site para desktop 

Para início de conversa, de acordo com dados do Stat Counter, as pessoas ficam o dobro do tempo nos desktops se comparado ao mobile desktop serve também para um tempo maior de recreação, 150% a mais e para a leitura de notícias, o número chega a triplicar.

Então, está mais que claro que para tarefas que exijam mais foco e concentração, com relação ao mobile desktop é mais utilizado. A saber, 60% das atividades do setor financeiro e de jogos, ainda são feitas em um computador de mesa.

Entretanto, para isso, é necessário levar em consideração a segmentação horária. Isto pois, na contramão do mobile desktop é utilizado muito mais no horário de expediente, ou no fim da noite.

Mas talvez a grande vantagem seja o fato de um site para desktop ser desenvolvido geralmente considerando o que é chamado de design responsivo. Ou seja, a interface da página pode sofrer mudanças automáticas e se adaptar em desktop e mobile.

Mas aí pode vir a grande desvantagem, no mobile desktop fica geralmente com um desempenho um pouco abaixo do que é possível. O layout do mobile desktop tende a ficar confuso. Isto pois os botões não funcionam e a página carrega lentamente.

Mobile e Desktop, é possível?

A resposta é: Sim! Ainda mais levando em consideração que os dois formatos tem prós e contras fazendo com que a escolha passe a ser difícil para uma empresa. Contudo, é possível escolher tantos sites mobile desktop. Tudo depende de cada caso e das necessidades de cada empresa. 

Por outro lado, por serem sites completamente distintos, vão precisar ser geridos separadamente pela empresa. Por isso, todo o esquema conjunto de mobile desktop irá trazer impactos financeiros maiores aos seus cofres.

Porém é possível criar uma versão melhor de seu site desktop e mobile. Dentre as dicas para isso estão:

Layout de apenas uma coluna: As grandes empresas com sites otimizam a experiência do usuário no mobile desktop ao tirar todo o conteúdo que possa ser uma distração ao consumidor no Dispositivo móvel.

Desenvolver opções para usuários tanto com quanto sem touchscreen é uma boa saída também. Os dispositivos com o toque de tela te dão grandes oportunidades, como o preenchimento de formulários com muito mais facilidade, por exemplo.

Apesar de em 2018, já termos o mesmo número de smartphones e de  pessoas no mundo, os usuários de computadores não podem ser descartados, muito menos privilegiados. Botões fixos em dispositivos sem touchscreen notadamente dificultam cadastros. Segundo o site Apptimize, mais da metade desiste do cadastro quando isso ocorre.

Em alguns casos, é possível se aproveitar de algumas ferramentas do mobile para otimizar seus resultados, melhorando as vendas e adquirindo leads. Por exemplo, a barra de busca de seu site é muito mais importante no mobile que no desktop. De acordo com o Google, mais de um terço dos visitantes utilizam essa barra para acessar arquivos de informação em seu site. 

Para você que quer fazer uma boa estratégia de marketing digital, envolvendo além do site mobile desktop, passando por otimização de busca dentre outros pontos, a Fala Content é a solução para seu site ou blog.