A Landing Page é um mecanismo que facilita a busca e resposta ao conhecimento da marca e, nesse artigo, você aprenderá o conceito, objetivo e como aplicar na sua empresa ou aprimorar a criação do conteúdo digital.

Quando a Landing Page é associada ao Marketing Digital ela contribui para a criação do e-mail marketing, comumente utilizado para a geração de cupons de descontos, apresentação da marca, automação de links patrocinados e anúncios online. Normalmente, a página exibe a reprodução de vendas direcionadas, ou seja, a extensão lógica do anúncio, resultado de pesquisa ou link e essas páginas tem como objetivo promover geração de leads.

O que é e para que serve uma Landing Page

A Landing Page é diferente do site, que contém informações diversas em cada página. Na Landing Page o usuário encontra a informação sobre um produto ou serviço específico que a empresa deseja vender, já com o uma chamada de ação que vai levar o visitante a se envolver mais na jornada do cliente.

A Landing Page – página de destino, em português – é um mecanismo utilizado em uma ou demais páginas web que por meio de elementos visuais, de cores, texto, entre outros recursos possibilitam a conversão de visitante, leads ou oportunidade de compra, baseado na experiência e relacionamento entre marca x consumidor. Essa ferramenta também permite a retenção de clientes antigos, por meio de programas de fidelidade, atendimento personalizado, oferta de novos catálogos de produtos e captação de novos leads para a sua carteira de “advogados da marca” apresentando um produto ou serviço que se identifica com a necessidade do perfil de consumidor.

Como lidar com os leads de uma Landing Page? 

As várias ações de marketing digital como planejamento estruturado, conhecimento da jornada do cliente, ambiente online fácil e interativo, estratégias de engajamento, busca do endereço pelo site, loja online, blog promovem a visibilidade da marca e o alcance de usuários, entretanto a Landing Page tem como função a conversão de vendas.

No cenário da Landing Page, as páginas são construídas com recursos em equilíbrio, pois tem como objetivo fazer com que o visitante ou cliente esteja focado na mensagem de solicitação da página: seja o preenchimento de um formulário ou cadastro. Assim, direcionando-o a um funil de vendas.

landing page
Landing Page é uma página que induz o visitante a se concentrar em um único produto ou serviço. | Foto: Freepik.

Benefícios de utilizar landing pages

Ao implementar ferramentas dinâmicas que facilitam o trabalho ativo e diário na internet, as possibilidades de alcance são relevantes e aumentam oferta e demanda do produto. Iniciativas de sustentabilidade, valores, proposta organizacional e storytelling são necessárias para manter o time da empresa em conexão com o cliente e cada vez mais buscar uma maneira de se identificar com a marca, aderindo ao seu produto. 

No contexto geral, uma vez bem estruturado, a Landing Page irá promover esses sentimentos no consumidor e também resultados benéficos, como:

  • Aumento na conversão de vendas e leads;
  • Presença e posicionamento da marca nas mídias sociais, atraindo maior quantidade de seguidores;
  • Contato direto com cliente, assim, gerando um atendimento personalizado;
  • Possibilidade de grande segmentação: público qualificado e ampla cobertura.

Principais elementos desse tipo de página

A Landing Page utiliza as próprias ferramentas construídas pela interface da página. Contudo, a proposta da mensagem deve causar impacto positivo, sensação de foco e principalmente, fazer com que o cliente se identifique com a “dor” na qual necessita de uma resolução. Ou seja, vai muito além de um título, uma imagem ou menu. Conheça que elementos são importantes:

Atenção ao título

A criação do título deve ser atraente, de impacto, que provoque uma ação, contudo não deve ser  sensacionalista. Objetividade e transparência fazem parte do processo de conhecimento da marca.

Presença da sua marca 

Seja um canal mais próximo do omnichannel possível. Se posicione de acordo com a proposta de valor, atribuições do produto e esteja à disposição do cliente, a fim de gerar uma relação com o consumidor.

Transparência nos detalhes

Seja realista com o seu consumidor. Elabore com detalhes a descrição do produto, indicações, finalidade e demais dados que possam transmitir segurança e credibilidade durante o fluxo de compra. Esse passo é ideal para páginas online que tem como intenção vender produtos, independente do segmento. 

Promova um bom Call To Action 

O CTA ou Call To Action – Chamada para Ação, em português – tem como significado atrair o leitor para uma tomada de decisão e por fim, tomar uma ação para concluir o pedido ou solicitação, contudo, o texto não deve gerar dúvidas ou confusão ao cliente. Esse tipo de estratégia geralmente está presente em e-mails e anúncios, indicando ao usuário o que deve ser feito.

Botão para ação 

O botão de ação está diretamente ligado ao Call to Action, pois será um incentivo ao passo final da jornada e fluxo de compra do cliente. Seja o preenchimento de um cadastro, conferir os produtos e nas páginas subsequentes, criar botões como “compre agora” ou “adicionar ao carrinho”, indica a decisão (quase) involuntária de uma aquisição de produto ou serviço.

Métricas para analisar em uma Landing Page

As métricas de Landing Page podem centralizar os dados e gerenciar as vendas, estoques, base de clientes a partir de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) de acordo com o perfil de produto e consumidor. É essencial que esses dados sejam analisados periodicamente para uma manutenção preventiva, para identificar indicadores positivos e negativos, para mitigar os processos e para implementar melhoria contínua. Veja as métricas a seguir:

Taxa de conversão (conversion rate)

Essa é a principal métrica a ser analisada, pois a taxa de conversão é fundamental para identificar o número de visitantes que se converteram à ação tornando-se clientes.

Taxa de rejeição (bounce rate)

A métrica de rejeição tem como objetivo identificar as pessoas que interagiram com a abertura da página, porém, não prosseguiu a página seguinte, não buscou informação ou não preencheram o formulário.

Taxa de saída (exit rate)

Similar à taxa de rejeição, entretanto, a diferença da taxa de saída é que as métricas identificam a porcentagem de pessoas que abriu a página, realizou interação nos botões, mas por alguma razão se dispersaram. 

Taxa de cliques (click through rate)

Identificam o número de pessoas que acessaram determinado botão e foi direcionado ao link específico. Não necessariamente efetuou a compra ou acessou a informação estabelecida.

Custo por lead (cost per lead)

Permite ver o valor de cada lead gerado a partir do acesso à Landing Page e assim, identificar se as porcentagens estão altas ou baixas para gerar um plano de ação acerca do resultado. 

Tempo médio na página

Como o nome já diz, é o tempo em que o visitante ou cliente permanece na página. O ponto positivo é que se identificado um longo tempo na página, pode ser que a Landing Page tenha um conteúdo relevante e uma boa navegabilidade. No entanto, se identificado qualquer irregularidade como lentidão, dificuldade no acesso e demais inconsistências, é ideal que o processo seja revisto.

Você pode conhecer mais sobre Landing Page no blog da Fala Content, e pode aprender também como ter melhores resultados nas conversões de venda. A Fala Content atua no mercado para atender as melhores soluções de tecnologias de acordo com o seu negócio, colocando a experiência do usuário como principal ponto de partida. Acompanhe as estratégias de SEO, Landing Page, acessibilidade, métricas e mecanismos de buscas para deixar seu site cada vez mais orgânico e perceptível ao público a médio prazo. Contate-nos!