Imagens gratuitas: por que é importante usá-las?

A parte visual é muito importante no marketing digital, as imagens que compõem os posts ajudam a contextualizar o usuário sobre o que se trata. Além disso, imagens bem escolhidas podem chamar a atenção e prender as pessoas no seu conteúdo. Uma forma de assegurar a qualidade é utilizar as imagens gratuitas de bancos online.

Saiba onde conseguir imagens gratuitas para suas postagens
Saiba onde conseguir imagens gratuitas para suas postagens. | Foto: Unsplash.

Os bancos de imagens gratuitos possuem diversas fotografias que podem ser utilizadas livremente em suas postagens. Ter o cuidado de buscar imagens gratuitas evita possíveis problemas com direitos autorais e facilita muito o trabalho de construção dos posts. Então, fique com a gente e descubra qual o uso de imagens no SEO e onde encontrar as gratuitas.

O que são bancos de imagens gratuitas? 

Quando se está produzindo algum material para o marketing de conteúdo da empresa é natural buscar pelas imagens que irão acompanhar a postagem. Nesse cenário existem duas opções: produzir suas próprias fotografias ou consegui-las na internet.

Por diversos motivos a primeira opção pode não ser a melhor. Afinal, requer domínio do uso da câmera e demanda maior tempo. Contudo, quando se deseja usar uma imagem disponível na internet uma simples busca no Google não é o recomendado.

Imagens, assim como outras produções, estão sujeitas aos direitos de seus criadores. Portanto, reproduzir e veicular fotografias em suas campanhas de marketing digital sem a devida autorização dos seus autores fere copyright dos mesmos.

Não é preciso nem explicar muito, para que você entenda que isso pode causar prejuízo para empresa. Para driblar essas complicações a dica é buscar por banco de imagens gratuitos na internet. Eles são ferramentas que compilam fotografias que são livres para o uso.

Existem bancos de imagens gratuitos e pagos. No caso dos bancos pagos, as imagens ficam livres para o uso após o pagamento de uma licença. Cabe lembrar, que ainda assim algumas imagens podem ter restrições quanto ao uso comercial.

No caso dos bancos de imagens gratuitos não é necessário o pagamento de nenhuma taxa para poder utilizar as fotografias. Todo o material compilado por essas ferramentas é disponibilizado com o consentimento dos seus autores e podem ser usados nas suas campanhas.

Por que usar imagens gratuitas?

Fotografias são consideradas uma propriedade intelectual de seus autores. Portanto, eles têm garantido os direitos autorais acerca da criação deles. Qualquer uso sem o devido consentimento do autor é uma violação ao direito do mesmo.

Digamos que uma empresa de viagens tenha utilizado a primeira imagem de Paris que apareceu no Google em suas campanhas sem checar os direitos autorais. O autor da fotografia pode acionar os órgão legais contra a empresa, o que gera multas ou processos.

Dessa forma, a busca por imagens gratuitas em bancos online asseguram que a empresa ou o indivíduo que as utilize não terá problemas legais. Pois as fotografias disponíveis nestas plataformas podem ser baixadas e utilizadas em campanhas ou postagens.

Imagem e SEO

Os familiarizados com o marketing digital já devem conhecer a sigla SEO. Ela está relacionada à capacidade de um conteúdo aparecer de maneira orgânica entre os primeiros resultados do Google. Normalmente, as otimizações se centram no texto e nas características do site, mas as imagens também têm um papel importante no rankeamento das buscas.

Em determinados casos, a otimização da imagem pode ter um impacto muito maior no rankeamento que o conteúdo escrito. Pense novamente no exemplo da empresa de viagens, as imagens podem ser o diferencial para ela se tornar um dos primeiros resultados e alcançar possíveis clientes.

Quando alguém digita “praias caribe” é mais provável que ele esteja procurando por imagens e não por conteúdo escrito. Por isso mesmo o Google compreende que o interesse do usuário são as fotografias das praias caribenhas e privilegia as que estão otimizadas.

Caso a empresa de viagens tenha tido o cuidado de otimizar sua imagem, poderá aproveitar a oportunidade de figurar entre os primeiros resultados. E como fazer isso? Como tornar as suas imagens gratuitas atrativas para o buscador? Simples, basta atentar-se para os seguintes pontos:

O formato da imagem

A primeira coisa a se preocupar é o formato da imagem que será usada no site. Existem inúmeros, mas nem todos respondem bem ao ranqueamento dos buscadores. Os formatos mais conhecidos são os .jpg, .png, .gif e .svg.

O formato de imagem utilizado irá interferir diretamente na qualidade da mesma e na velocidade com que a página é carregada. Esse último é um fator importante na posição em que o conteúdo aparece nas pesquisas do Google.

A dica é evitar o formato .png, pois este, apesar de assegurar uma maior qualidade, costuma deixar as imagens mais pesadas. Por sua vez, um formato que vem ganhando espaço por permitir alta qualidade e fácil carregamento é o WebP, do próprio Google.

Caso sua plataforma aceite este formato ela é uma ótima opção. Contudo, se não aceitar existe mais uma solução que garante o fácil carregamento. Basta utilizar imagens no formato .jpg. Além disso, existe a possibilidade de comprimir a imagem .png para torná-la menor.

O nome da imagem

O Google é muito inteligente, mas ainda não consegue ler imagens. Dessa forma, para ranquear os resultados visuais ele precisa de pistas sobre o conteúdo. É nesse ponto que entra a importância do nome do arquivo, ele deve “dizer” ao buscador sobre o que se trata a imagem.

O recomendando é que ele represente o produto retratado na imagem. Deve-se evitar os nomes automáticos, pois geralmente são aglomerados de números e letras sem sentido. Tudo deve ser feito para facilitar o entendimento do algoritmo do Google.

Voltando ao exemplo da empresa de viagens, ao invés de utilizar a imagem com o nome “02-NYC-13_zoom(1).jpg” é preferível que seja renomeado para “praia-caribe-viagem.jpg”. Uma dica é utilizar a parte final do URL do produto para nomear a imagem.

Texto Alt 

Esse talvez seja um ponto que passe despercebido por muitos, mas que é muito importante para o SEO. O texto Alt, ou texto alternativo, é utilizado na acessibilidade das pessoas com deficiência visual, pois trata-se de uma descrição do que é a imagem. Lembrando que o texto Alt é diferente da legenda.

A descrição é utilizada pelo Google para compreender o que é retratado na imagem. Assim, o texto deve ser descritivo e original. É interessante o uso das palavras-chave, mas sem repetições. O algoritmo identifica a reincidência e penaliza a página no ranqueamento.

4 bancos de imagens gratuitos

Agora que você já sabe o que são bancos de imagens gratuitos e como otimizar as imagens das suas páginas para o SEO, chegou a hora de indicar algumas plataformas que disponibilizam imagens gratuitas. Então, anote aí nossas recomendações de banco de imagens gratuito:

Freepik

A primeira dica de onde conseguir imagens gratuitas é o site Freepik. A grande vantagem é que ele não compila apenas imagens, mas também vetores e outros tipos de formatos gráficos. Usar o site é grátis e sequer necessita de cadastro.

Cabe alertar que nem todas as imagens são livres de direitos autorais, porém o usuário sempre é alertado na hora do download. Contudo, no geral a maioria das imagens pode ser utilizada sem problemas. Ainda é possível pagar pela versão Premium e não ter complicações com isso.

Unsplash

Enquanto a opção anterior cobre uma ampla gama de formatos gráficos, o Unsplash é focado somente nas imagens gratuitas. A coleção de fotografias é dividida em seções, como natureza ou viagem, o que facilita encontrar as imagens gratuitas perfeitas para sua campanha.

Pexels

O Pexels tem uma coleção com inúmeras imagens gratuitas que podem ser utilizadas em suas campanhas de marketing digital. Para facilitar, o usuário ainda pode pesquisar as fotografias por cor ou popularidade. Aliás, a plataforma também mostra quais as pesquisas e os fotógrafos mais populares.

Pixabay

Uma das melhores opções de onde buscar imagens gratuitas para campanhas de marketing digital. Bastante popular, o Pixabay conta com uma coleção com mais de 900 mil imagens gratuitas, bem como vetores e ilustrações. Não é necessário cadastro e não possui versão paga.

Quer otimizar seu conteúdo para SEO? O Fala Content pode te ajudar! A nossa equipe conta com especialistas em marketing digital e em técnicas de otimização de conteúdo. Entre em contato com a gente e saiba mais. Por agora, aproveite nossas dicas de onde buscar imagens gratuitas.