HrefLang: a tag indispensável para o SEO Internacional

Você sonha em tornar sua empresa internacional mas não sabe como? Crescer em outros países usando o marketing digital nunca foi tão fácil como com o uso do HrefLang. Essa ferramenta é simples de usar e te ajuda a otimizar seu conteúdo aos olhos do SEO internacional de maneira automática, aumentando seu alcance e, portanto, seu engajamento. Não há maneira mais fácil de ver seu conteúdo se espalhar pelo mundo através da internet do que fazendo um bom uso da tag hreflang.

Com o Hreflang, seu conteúdo terá alcance internacional. Entenda agora sobre o hreflang canonical e o hreflang etiquetas
Com o Hreflang, seu conteúdo terá alcance internacional. Entenda agora sobre o hreflang canonical e o hreflang etiquetas. | Foto: Freepik.

O que é Hreflang?

Mas, primeiramente, o que é o Hreflang? O Hreflang é uma ferramenta introduzida pelo Google em 2011 com o propósito de disponibilizar um mesmo conteúdo em diferentes idiomas, mostrando às ferramentas de pesquisa qual a relação entre páginas da web em idiomas alternativos. Basicamente, essa ferramenta é uma tag que permite a identificação do idioma em que seu conteúdo foi escrito, podendo recomendá-lo de forma mais direta quando uma pesquisa for feita nessa língua.

A implementação dessa tag pode ser feita de maneira simples, mas faz uma grande diferença no desempenho e alcance de seu conteúdo. Isso porque o hreflang tags SEO sinaliza o idioma em que um conteúdo foi escrito ao mesmo tempo que disponibiliza esse conteúdo para diferentes países e públicos, aumentando seu alcance aos olhos do SEO internacional.

Por exemplo, se você usa o hreflang em seu site onde são produzidos conteúdos em português (Brasil) e em inglês, alguém que vive no Brasil e só fala português poderá buscar as informações da sua página e ser encaminhado diretamente para a versão brasileira, enquanto o oposto ocorreria se algum britânico, por exemplo, fizesse a mesma pesquisa diretamente de Londres. Da mesma maneira, se você escolher especificar o país e a região aos quais cada conteúdo é destinado, esses serão encontrados com mais facilidade por públicos específicos – português de Portugal em vez do Brasil, por exemplo, ou espanhol da Argentina em vez da Espanha.

Como o hreflang funciona?

O Hreflang é uma tag implementada nos sites para sinalizar o idioma em que aquele conteúdo foi escrito. Assim, quando uma pesquisa é feita, o usuário recebe um resultado no mesmo idioma utilizado no mecanismo de busca em vez de um texto em outra língua sobre o tópico que procura.

Quando se usa a Tag Hreflang em seu conteúdo, um sinal é adicionado aos meios de busca, indicando ao SEO as opções de idioma de determinado conteúdo – e até país e região, se essa opção for habilitada. Dessa forma, com o atributo ativado, a Tag Hreflang informa os mecanismos de busca sobre a compatibilidade do conteúdo com a pesquisa realizada por cada usuário, simplificando o caminho pelo qual esses se encontram.

A ativação desse mecanismo pode diminuir sua taxa de rejeição e aumentar suas conversões, já que o hreflang guia os usuários diretamente ao conteúdo que estiver na versão mais apropriada para cada um deles em seus devidos idiomas.

Quando usar a ferramenta?

Se sua empresa tem como objetivo crescer em outros países e se expandir internacionalmente e busca fazer isso pelo marketing digital, o hreflang é a ferramenta perfeita. ​Essa ferramenta tão simples pode funcionar tanto para traduzir a página do seu conteúdo quanto para sinalizar para os usuários que existe um conteúdo similar ou idêntico ao que eles acessaram, mas em uma língua que, segundo os dados do endereço de IP, facilitaria a navegação deles.

Assim, quando se disponibiliza conteúdos em diversos idiomas, é indispensável empregar o hreflang, etiquetas que identificam o idioma de cada texto e até para qual região ele foi idealizado (por exemplo, pode-se diferenciar um texto em português do Brasil do português de Portugal para melhorar a experiência e o entendimento de cada um).

É também importante destacar a diferença entre as tags hreflang e canonical, que funcionam de maneira independente uma da outra. A hreflang já foi explicada, mas a canonical tag é usada para informar os mecanismos de busca que o site acessado é sua versão oficial, ajudando na organização e evitando que um mesmo conteúdo seja duplicado em seu site. 

Apesar de haver percepções equivocadas de que ambas as tags não podem ser implementadas ao mesmo tempo, isso pode sim ser feito se o responsável tiver cautela. Essa cautela, no caso, é importante para que o uso da canonical não acabe desconsiderando conteúdos regionais ou em outros idiomas, o que pode ocorrer se as tags forem implementadas de maneira errada.

Implementar a tag Hreflang é simples, mas faz uma grande diferença
Implementar a tag Hreflang é simples, mas faz uma grande diferença. | Foto: Unsplash.

Como implementar a tag?

A tag hreflang pode ser implementada de maneira simples e prática, mas faz grande diferença no desempenho e alcance de seu texto. A identificação pode ser colocada na marcação da página, no cabeçalho HTTP ou no sitemap. Se você utiliza sites como o WordPress não se preocupe! O próprio sistema possui a ferramenta Hreflang Tags Lite que serve para a criação e inserção da tag em páginas ou posts.

Antes de qualquer coisa, é necessário que todas as páginas, em todos os idiomas disponíveis, tenham o código HTML dentro de <head>, configurado seguindo o modelo: 

<link rel=”alternate” href=”https://exemplo.com/portugues-brasil/” hreflang=”pt-br” />

Se optar pelo uso do sitemap, o uso da ferramenta Hreflang Sitemap Tool pode ser de grande ajuda, transformando planilhas em sitemaps, que você pode enviar ao Google Search Console depois de prontos, para monitorar a segmentação internacional de seu site.

Hreflang e SEO internacional

O uso do Hreflang pode ser essencial para alavancar o alcance de seus conteúdos digitais, no entanto, além disso, promover esse alcance pode melhorar sua imagem aos olhos do SEO internacional. Isso porque o SEO identifica que existem versões alternativas de seu site que visam acomodar e atingir pessoas de todo o mundo, então ele se certifica de que esse conteúdo chegue para todos.

O uso do Hreflang garante maior abrangência de seus conteúdos e leva-os às pessoas que terão interesse não só pelo que você tem a dizer, mas por como você o faz. Se você tem como objetivo crescer mundialmente no universo digital, o hreflang é a maneira ideal para fazê-lo.

Quer saber mais sobre o SEO,  hreflang e como usá-los para ajudar sua empresa? O Fala Content tem tudo o que você precisa. Confira agora!