Google trends: qual a sua importância para o SEO?

Para quem utiliza as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar a criação das suas estratégias de marketing digital, é essencial realizar uma análise para descobrir o que a sua persona tem interesse e o que ela está procurando, assim, alguns mecanismos podem ajudar nesse trabalho para você e sua equipe. Uma dessas ferramentas é o que é google trends.

Nesse sentido, como foi mencionado acima, uma dessas ferramentas é o Google Trends: uma solução desenvolvida pelo próprio líder do mercado de mecanismos de busca para ajudar no dia a dia de quem realiza produções de conteúdos mais relevantes para os seus usuários na Internet. Então, a partir da pesquisa de tópicos e palavras-chave, é possível entender os assuntos que o público está pesquisando. Por isso, entenda melhor o que é Google Trends e qual a importância dessa ferramenta.

o que é Google Trends
Google Trends o que é? Uma ferramenta que indica as tendências sobre determinado assunto. | Foto: Pixabay.

O que é Google Trends?

O Google tem o objetivo de fazer com que o usuário tenha a melhor experiência possível ao realizar uma pesquisa, portanto, o buscador pensa também no trabalho de quem precisa desenvolver esse conteúdo relevante e interessante na Internet. O Google Trends foi criado exatamente para isso, ou seja, oferecer as palavras-chave e assuntos mais pesquisados pelos usuários.

As informações disponíveis no mecanismo de busca são criadas diretamente pela base de dados do Google, a ferramenta mais utilizada em todo o mundo, apresentando 92,19% de domínio no mercado. Desse modo, gratuitamente, você pode verificar o nível de buscas de uma palavras-chave específica ou tópico geral na internet.

O Google Trends ainda possibilita que você realize comparações entre diferentes categorias de pesquisa e até mesmo analise o progresso ou sazonalidade de algum assunto específico, durante um longo período de tempo. Assim, de 2004 para cá, tudo o que foi pesquisado, com exceção dos caracteres especiais ou os termos com poucas buscas, estão disponíveis na ferramenta.

Quais as palavras-chave mais pesquisadas, dúvidas mais comuns entre os usuários, as regiões em que determinado termo se destaca, tendências do marketing digital, ou seja, são muitos os insights fornecidos pelo Google Trends. Na prática, o que é google trends? O mecanismo de busca funciona como uma grande enciclopédia de tudo o que é mais pesquisado na internet.

Para continuar a saber o que é google trends e mais informações sobre, continue a leitura.

Como funciona o Google Trends?

Agora está na hora de saber como usar o Google Trends, ou seja, como funciona o Google Trends e como é possível ter acesso a todos esses dados. A resposta é simples, o mecanismo de busca armazena e organiza todas as pesquisas realizadas no próprio buscador e também em outras plataformas, por exemplo, o YouTube. Desse modo, são retiradas buscas pouco realizadas, informações pessoais e pesquisas feitas pela mesma pessoa em um período curto de tempo.

Assim, ao pesquisar um termo no Google Trends, o mecanismo desenvolve um gráfico em que é possível analisar a variação das buscas sobre o assunto, refletindo no interesse dos usuários dentro de um período. Além disso, é possível otimizar o tempo a ser analisado e o tipo de pesquisa, ou seja, se foi no buscador de imagens, na web, em notícias ou no YouTube, como também é possível definir a localização. 

Em outras palavras, é oferecida a base de dados do Google, o mecanismo de busca em que a maioria dos usuários realizam suas pesquisas, ajudando em informações organizadas sobre os mais variados assuntos e conteúdos interessantes, ou seja, o comportamento do usuário. 

Para aqueles que não disponibilizam de muito tempo ou muita disposição para ficar analisando as variações no interesse nas palavras-chave, a ferramenta ajuda ainda mais nesse trabalho. Por isso, ao final de cada ano, é elaborado um relatório sobre as principais tendências de busca em determinada região, além desse processo também ajudar as empresas com informações valiosas.

Agora que você já sabe o que é google trends, conheça, também, as suas funcionalidades.

Funcionalidades do Google Trend

O Google Trends oferece funcionalidades para facilitar que você busque por mais informações sobre o que é pesquisado dentro do Google. No entanto, existem algumas estratégias que apresentam maior segmentação nesse processo. Assim, na ferramenta, você pode realizar as suas pesquisas da seguinte maneira:

  • Localização: seja para identificar movimentos globais ou encontrar tendências em uma cidade;
  • Tempo: 2004 é o ano mais antigo possível para ter referências, estendendo até a última hora;
  • Segmentação: você pode pesquisar por temas, como esportes, entretenimento ou política;
  • Tipo de busca: ainda é possível verificar se a pesquisa foi feita por notícias, imagem ou no YouTube.

No próximo tópico, além de saber mais informações sobre o que é google trends e quais são as suas funcionalidades, vamos apresentar alguns motivos do porque utilizá-lo e como usá-lo.

Por que e como usar o Google Trends?

Mas, na prática, qual o motivo de utilizar os dados disponibilizados pelo Google Trends? Em primeiro lugar, está a produção de conteúdo. Desse modo, você garante que os artigos e materiais produzidos sejam, de fato, do interesse do público. Ao identificar que determinado termo conseguiu gerar mais interesse na internet, talvez seja a hora de você investir na produção de um conteúdo completo sobre o tema. Assim, você consegue atrair mais visitantes para as páginas da sua marca, tornando-se mais relevante. 

 

Além disso, a busca por tendências é outro segredo para quem quer aprimorar constantemente o seu estilo de negócio e, assim, encontrar tendências no seu segmento de mercado. Por isso, pesquise por termos relacionados e descubra quais são as palavras-chave mais buscadas e aquelas que já não fazem tanto sucesso. Outra utilidade é a comparação de termos, portanto, você pode comparar dois termos e escolher qual tem maior chance de gerar melhores resultados. Nesse sentido, em alguns casos, a palavra-chave em inglês pode ser definida pelos usuários durante uma busca e vice-versa. Por isso, a ferramenta do Google ajuda no processo de escolha, aumentando as chances de melhorar o ranqueamento ou conseguir mais tráfego.

 

O Google Trends também pode ajudar no planejamento de campanhas com insights valiosos sobre o tema. Nesse sentido, você tem acesso aos interesses atuais, facilitando decidir sobre uma promoção ou lançamento de um produto naquele período, por exemplo. Essa estratégia pode garantir melhores resultados. Além disso, o mecanismo de busca pode ajudar na identificação do público-alvo e no monitoramento da concorrência.

 

Por outro lado, o processo para utilizar o Google Trends é simples, assim, é necessário pesquisar por um termo na ferramenta, filtrar e, em seguida, comparar com outras palavras. Desse modo, é possível conferir a relevância em diferentes regiões, consultar os termos que se relacionam, descobrir as tendências, os conteúdos em alta e monitorar o desempenho do marketing.

Como analisar as informações fornecidas?

Agora que você já compreendeu o que é o Google Trends, as vantagens de utilizar os seus recursos e dados, como utilizá-lo e o seu funcionamento, vamos explicar como analisar essas informações. Assim, facilita a visualização de como as tendências ajudam na construção das ações de marketing.

Em primeiro lugar, é importante abrir o explorador de tópicos do Google Trends para conseguir filtrar o que queremos. Logo depois, você deve pesquisar os assuntos relacionados ao tema para descobrir as palavras-chaves e tópicos mais interessantes para os usuários.

Assim, essas informações mostram a importância de produzir determinado conteúdo, como também a sua prioridade. Outra vantagem é que mostra se podemos dividir uma futura campanha de Ads em dois períodos ou mais.

O trabalho no marketing digital é constante, portanto, precisa ser desenvolvido regularmente, sempre buscando a melhor experiência para o usuário. Por isso, o Google Trends pode ajudar para que esse trabalho se torne mais eficiente e preciso, oferecendo exatamente o que os usuários estão procurando e os conteúdos mais relevantes.

Por isso, saber as funcionalidades e objetivos dessa ferramenta é essencial para obter sucesso nos negócios. Portanto, agora que você já sabe o que é Google Trends, é importante buscar desenvolver maiores conhecimentos e habilidades sobre o assunto, facilitando o desenvolvimento de novas estratégias de marketing que podem ajudar a destacar a sua empresa no mercado.

Ao final do texto vimos o que é Google Trends: uma solução desenvolvida pelo próprio líder do mercado de mecanismos de busca para ajudar no cotidiano de quem realiza produções de conteúdos mais relevantes para os seus usuários na Internet. E, a partir da pesquisa de tópicos e palavras-chave, é possível entender os assuntos que o público está pesquisando.

O Google Trends foi criado exatamente para isso, ou seja, para oferecer as palavras-chave e assuntos mais pesquisados pelos usuários.

Pensando nisso, o Fala Content oferece assessoria de SEO e produção de marketing de conteúdo que podem ajudar no desenvolvimento de produções para o seu negócio. Então, entre em contato agora mesmo e fique mais perto do sucesso no marketing digital e saiba mais sobre o que é Google Trends e outros assuntos sobre marketing.