Em meio ao surgimento de tantas empresas, o Marketing tem um papel muito importante para o crescimento de um negócio. Ele é responsável pela criação da imagem da corporação e pela mensagem que será transmitida. Por meio dele, é possível conhecer o cliente e elaborar ideias baseadas no público que precisa ser atingido. Dessa forma, o produto é vendido com mais facilidade.

Saiba como usar a métrica de resultados em SEO com essas ferramentas
As ferramentas de SEO são essenciais para análise de métricas | Foto: creativeart – freepik.com

Com o crescimento tecnológico, é comum que a Internet seja a principal plataforma utilizada para as estratégias de Marketing. Através das redes sociais e também da criação de sites, surgiram novas perspectivas e ferramentas que podem auxiliar no processo de chamada do cliente, como também das vendas. Uma delas é a de Search Engine OptimizationSEO, que se refere ao conjunto de técnicas para posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca on-line.

As principais ferramentas de SEO atualmente são: Google Analytics, Search Console, SEMrush, Ahrefs e Google Trends. Cada uma apresenta funcionalidades específicas que auxiliam na produção de conteúdos otimizados para SEO e na análise de resultados dos mesmos. Confira algumas características: 

Google Analytics

Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como Google Ads e Search Console. Com ela, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, as conversões, os dispositivos dos visitantes, de quais cidades são, entre outros dados.

Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta de SEO gratuita que permite que você entenda a maneira como o Google “enxerga” o seu site. Ele fornece alguns mesmos dados que o Analytics, mas de uma maneira mais simples e direta. Como resultado dessa análise, você tem uma lista de informações que vão te ajudar a otimizar suas páginas e torná-las mais atrativas para que apareçam no topo das páginas de busca como o Google. De forma geral, o foco principal da ferramenta é “pesquisa” e “otimização”.

SEMrush

SEMrush é um software pago de SEO, útil para fazer pesquisas de palavras-chave e para conduzir análises sobre revisões estratégicas em um site. Com ele, é possível decidir qual é o método mais eficiente para elaborar uma técnica de criação de conteúdo e construir assim o tráfego geral do mecanismo de pesquisa. A ferramenta ajudará com a pesquisa efetiva de palavras-chave e de backlinks.  

Ahrefs

A Ahrefs foi criada com foco em gestão e análise de backlinks. Os backlinks são aqueles links utilizados por outros sites, que fazem referência ao seu. Atualmente, serve para analisar métricas de link building. Além disso, a Ahrefs também oferece dados importantes para um bom planejamento de SEO e recursos para quem precisa realizar benchmarks.

Link building

É uma estratégia de construção de uma “rede de links” para uma página que direciona o tráfego dos usuários. Isso é uma tentativa de fortalecimento diante de um mecanismo de buscas. 

Google Trends

O Google é o mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo, com 92.19% de domínio no mercado. Através da base de dados Google, o Google Trends disponibiliza os assuntos e palavras-chaves mais pesquisados pelos usuários. A ferramenta também permite que você realize comparações entre diferentes termos de pesquisa e avalie o crescimento de algum assunto durante um longo período de tempo. 

Quais as palavras-chave mais pesquisadas, as regiões em que determinado termo está em destaque, dúvidas mais comuns entre os usuários, tendências de marketing digital: tudo isso é disponibilizado pelo Google Trends.