Entenda o que são links quebrados e suas principais causas

O link quebrado é um dos erros mais comuns do que se imaginam. Uma das principais causas, está relacionado a atualização ou descontinuidade da página, o que pode impactar a experiência do usuário e estratégias de SEO. Acompanhe a seguir, como corrigir este problema.

Entenda o que são links quebrados e suas principais causas. Saiba mais sobre o que é link quebrado. | Foto: Freepik.

Quando uma página web apresenta um erro inesperado e após reiniciá-la, a mensagem de erro persiste. Geralmente, esse pode ser um dos motivos de um link quebrado e entender quais são as causas para mitigar possíveis erros no futuro é imprescindível para que o seu blog ou empresa tenha cada vez mais alcance e engajamento.

O que são links quebrados? 

Os links quebrados são links que, ao acessados, direcionam a um local inválido. Logo, aparece a mensagem de erro “404 – not found ou não encontrado”. Apesar de inofensivo, os links quebrados podem trazer consequências de navegação que podem prejudicar não só a experiência do usuário, mas a queda de tráfego orgânico no site.

Esses erros podem ser causados pelos seguintes motivos:

  • 404 Página não encontrada: se você vir este erro, a página ou o conteúdo foi removido do servidor;
  • Host inválido: o servidor não pode ser alcançado, não existe ou o nome do host é inválido;
  • Código inválido: o servidor violou as especificações HTTP;
  • 400 Solicitação inválida: o servidor host não entende o URL em sua página;
  • Tempo limite: ao tentar se conectar à página, o servidor atingiu o tempo limite e não processou a abertura da página​.

Ao visitar uma determinada página e deparar à primeira vista com a mensagem “página não encontrada” ao invés do conteúdo a ser procurado, poderá causar descontentamento, falta credibilidade e uma imagem pouco profissional ao usuário e público alvo que visita o site da empresa ou não encontra uma informação relevante durante o processo da pesquisa.

Como os links quebram? 

Os sites realizam atualizações sempre que possível e todos os dias. Seja uma mudança de layout, posição dos menus e conteúdo, é necessária a adaptação aos novos meios e tecnologias que favorecem uma melhor navegabilidade.

Entretanto, a quebra de links é mais comum do que imaginamos. Os desenvolvedores alteram as páginas web, ou acabam não renovando a hospedagem de site ou domínio, o que acaba ocasionando links quebrados. Confira também as principais razões para a quebra de um link:

  1. Arquivo perdido 

Quase sempre que atualizamos o conteúdo ou arquivo, preferimos excluir o arquivo antigo para evitar qualquer tipo de confusão. O problema é que se não atualizarmos este link em todas as páginas acarretará a quebra de link nas páginas não atualizadas e consequentemente fotos e documentos que ficam hospedados no seu site não serão disponibilizados, Logo, esses arquivos possuem uma URL assim como qualquer página ou post e mesmo assim, deverá atualizar o domínio.

  1. Link para conteúdo que não existem mais 

A atualização das páginas web é fundamental. Mas é também necessária a atualização do respectivo conteúdo. Ou seja, quando você direciona o usuário por um ícone ou botão para um link que foi retirado do ar, é considerado um link quebrado. Periodicamente, busque identificar se os seus links levam a locais válidos, ou então retirá-los caso estejam incorretos. Atualizar artigos é uma tarefa que exige um constante esforço para manter um elevado padrão de qualidade em seu conteúdo.

  1. Problemas no CSS ou no JavaScript 

Os erros por CSS e JavaScript podem ser ocasionados pela instalação de plugins que entram em conflito ou não são suportados pela versão e hospedagem do site. 

Outro motivo também pode estar associado aos erros depois de atualizações e impactam diretamente a configuração e posicionamento de palavras, arquivos e dados. Nessa etapa, é necessário atualizar tudo e remover os plugins e temas incompatíveis com sua versão do WordPress para resolver o problema de chamar arquivos CSS e JavaScript inoperantes.

  1. Tema e plugins de baixa qualidade 

A má projeção de plug-ins podem ocasionar na quebra de links. Isso se dá por problemas no código dos elementos, que impedem que eles sejam exibidos, ou até programação feita de forma incorreta que gera o erro 404. Nesses casos, é necessária testagem em diversos mecanismos de utilização e navegação do site: desktop, mobile, aplicativos e etc.

Dentre os motivos destacados acima, a escolha de um bom profissional e especialistas é imprescindível para que sejam realizados testes constantemente e a cada nova implementação, seja feita por etapas e assim, evitar possíveis problemas e mitigá-los de forma eficaz. Todos os plugins e temas precisam passar por um rigoroso teste, caso contrário existe uma grande chance de ocorrer a quebra de links por falhas na programação.

Como os links quebrados aparecem? 

Os links podem ser apresentados de diversas formas, mas sempre associados a um código de erro e sinalizações, por exemplo, se for excluído ou desativado páginas de documentos antigos e desnecessários, porém em outras seções do site se ainda está disponível esses links, eles se tornam quebrados.

Caso sua página seja vinculada a outro site e ocorra uma alteração bem como, troca de domínio, mudança do nome, marca, estrutura do site ou exclusão da página. O site pode se mover para o domínio com .www e não configurar um redirecionamento – nesse caso, o link para a página sem .www estará quebrado e aparecerá a mensagem “não encontrado”.

Se o site for um conjunto de marketplace e tiver atualizações automáticas de conteúdo ou outros dados de uma fonte externa constante de produtos e lojas online, essas atualizações podem ser a causa de links quebrados. Outra causa frequente é o processo técnico ou visual (alteração de design), surge o problema de transferência de conteúdo para uma nova estrutura. Uma vez que há muitos dados e algoritmos técnicos, não podemos levar em conta todas as nuances do conteúdo da página em mudança, logo o erro de link quebrado será exibido à tela.

Como corrigir links quebrados? 

Assim como todo processo de implementação, uma página web exige estudo e planejamento por meio de planos ações e diagnósticos para uma determinada atualização dos recursos do site. O erro por link quebrado pode prejudicar a experiência do usuário, seja um usuário navegando nas páginas do seu site ou explorando links externos que você incluiu, pode ser chocante encontrar uma página de erro 404. Caso ocorra, veja abaixo, como corrigir as mensagens de erro por link quebrado abaixo:

  • Selecione uma enciclopédia com muitos backlinks: Pesquise enciclopédias que forneçam certificados confiáveis de segurança, promova efetividade no processo para a construção do site com as versões atualizada e suportadas ao determinado domínio;
  • Tenha link building secundário: Ele tem o papel de mostrar ao navegador a popularidade e a autoridade do site diante do mercado. O buscador investiga os links que direcionam para o site para saber se ele é bastante citado e se tem boas referências. Quanto mais links ele receber de sites confiáveis e referências, mais relevante ele demonstra ser na sua área de atuação; 
  • Insira links quebrados em uma ferramenta de análise para descobrir mais fontes de link: Tenha uma espécie de base de dados para armazenar os links quebrados do seu site, ou seja, ao extrair os links que mais irão contribuir com o seu Pagerank, terá a possibilidade de acompanhamento desses acessos, respeitado o seu segmento de mercado.

Link building de links quebrados 

O link building, também conhecido por backlinks ou inbound links, é um conjunto de estratégias de SEO que visa construir uma rede de links para uma página que direcionam tráfego e fortalecem a sua autoridade diante dos mecanismos de busca.        

Esses estudos permitem investigar a popularidade, pesquisa e autoridade dos seus sites e serviços dentro dos mecanismos de buscas por meio de links externos ou internos. A criação de links pode aumentar o número de links de alta qualidade apontando para um site, aumentando a probabilidade de o site ter uma classificação alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa. A construção de links também é uma tática de marketing comprovada para aumentar o reconhecimento da marca.

Entende-se que ter uma ótima hospedagem de site é de suma importância para manter a saúde de seu negócio online. O Fala Content atua no mercado para atender as melhores soluções de tecnologias de acordo com o seu negócio, colocando a experiência do usuário como principal ponto de partida. Acompanhe nossas estratégias de SEO, hospedagem, acesso, mecanismos de buscas para deixar seu site cada vez mais orgânico e perceptível ao público a médio prazo. Contate-nos e saiba mais sobre link quebrado!

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]