Marketing de Conteúdo: o que é, benefícios e como fazer

Atualmente, o Marketing Digital é mais do que uma tendência e um caminho de futuro, é uma ferramenta indispensável na estratégia de quase todos os negócios  A relação das empresas com o cliente mudou completamente com a ascensão e consolidação do modelo digital, principalmente levando em consideração o Marketing de Conteúdo.

A questão, agora, não é mais sobre se é importante ou não estar presente na internet, mas sim, qual a melhor forma de fazer isso. Então é preciso entender as bases de conceitos do Inbound Marketing e do Marketing de Conteúdo.

Se quiser saber mais sobre isso e como o marketing de conteúdo tornou mais eficiente a relação com o cliente, continue a leitura!

marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo: estratégia que cria conteúdo de valor para atrair e fidelizar clientes. | Foto: Unsplash.

O que é Marketing de Conteúdo

Antes de mais nada, precisamos definir o que é Marketing de Conteúdo. Essa é uma estratégia que se concentra em engajar o público-alvo de seu negócio. Porém essa forma de conteúdo é um pouco diferente da propaganda comum, porque essa estratégia de marketing visa entregar conteúdo relevante e valioso para o cliente.

Hoje em dia, as pessoas costumam pesquisar nos mecanismos de busca como o Google, para saber mais sobre algum tema que os interesse. Portanto, um conteúdo nessa estratégia precisa informar e sanar a curiosidade do público-alvo.

De certo modo, não é pensado para vender algo diretamente para o público, mas sim criar um conteúdo relevante para quem lê, seja a resolução de um problema ou complemento para uma dúvida sanada.

A metodologia Inbound

Considerada a principal estratégia de marketing digital, o inbound marketing vem se demonstrando fundamental para o Marketing de Conteúdo. O Inbound Marketing é, de forma bastante resumida, qualquer estratégia utilizada para chamar a atenção das  pessoas, mas de uma maneira que não seja invasiva.

O Inbound Marketing é baseado em quatro fundamentos:

  • atrair por meio de conteúdo relevante;
  • converter as visitas à página em potenciais vendas; 
  • confirmar o interesse do usuário e fazer a venda;
  • encantar o cliente para que o relacionamento seja duradouro.

Benefícios que o Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo traz várias possibilidades que geram mais resultados para sua empresa, em vários aspectos, veja a seguir alguns benefícios para usá-lo: 

Melhora a presença digital

O marketing de conteúdo é bastante positivo para quem quer aprimorar a presença de sua empresa online. O Inbound Marketing pensado em conjunto com o SEO pode melhorar o posicionamento de seu conteúdo nos mecanismos de buscas como Google e Yahoo. 

Consolidação da sua marca

Esse é outro dos benefícios de uma boa estratégia de marketing de conteúdo, você pode se tornar referência na sua área, produzindo conteúdo relevante. Desenvolver um excelente marketing de conteúdo vai fazer com que as pessoas sempre se lembrem da sua marca.

Educa o consumidor

A tendência agora mostra que os clientes exigem conhecer mais sobre produtos e serviços antes de comprar. O marketing de conteúdo age ao longo de todo processo, desde a descoberta de uma dor, a busca por uma solução e a decisão pela compra.

Plano da estratégia de conteúdo

Para fazer um excelente Marketing de Conteúdo é essencial ter o plano da estratégia de conteúdo e você faz isso documentando tudo antes mesmo de começar. De forma resumida, isso é dividido em quatro etapas:

  • Planejamento: nesta etapa é onde tudo começa. É o momento em que se define quais as pessoas da equipe que serão responsáveis por cada tarefa e quais as metas que elas precisam atingir.
  • Criação de persona: uma persona é um personagem semi fictício criado levando em consideração o público-alvo. Depois que você define a sua persona. a produção de conteúdo fica ainda mais fácil, porque você sabe a quem direcionar o conteúdo.
  • Criação de conteúdo: os conteúdos podem ser produzidos em vários formatos como, texto, vídeo, e-mail ou ebook. Então, é preciso descobrir com qual formato  a sua persona se identifica mais.
  • Distribuição: depois de produzir os conteúdos é necessário perceber qual a melhor forma de promover esse trabalho. Para isso, tem de ser usado o canal onde sua persona está mais presente, desde redes sociais até listas de e-mail.

Execução e mensuração da estratégia

O projeto pode ser muito bem construído, se não tiver bastante cuidado na execução, todo o projeto de Marketing de Conteúdo pode falhar. Por isso, alguns pontos precisam ser levados em consideração: 

Palavras-chaves

As palavras chaves são importantes para facilitar as buscas nos mecanismos como o Google. Esse é o principal fator no SEO.  Escolher uma palavra sólida faz com que mais pessoas encontrem o seu conteúdo. Entretanto, é preciso ter cuidado para não pensar demais no motor de busca ao produzir.

Escaneabilidade

A escaneabilidade ajuda o seu texto a ficar mais agradável ao olhar. Com uma boa escaneabilidade, o leitor passa o olho e entende sobre o que é o texto, melhorando a experiência do usuário no  momento da leitura.

SEO

O SEO vem da sigla em inglês Search Engine Optimization, e é uma estratégia do inbound marketing para subir no ranqueamento. Páginas como o Google e o Bing utilizam algoritmos para definir quais conteúdos ganharão destaque.

Mensuração dos resultados

Para descobrir se a estratégia de marketing de conteúdo está funcionando você pode usar o Google Analytics, por exemplo. Os dados vão demonstrar quais conteúdos fazem mais sucesso, permitindo você fazer mais investimentos nesses conteúdos ou readaptar o plano estratégico.

Ferramentas de Marketing de Conteúdo

Existem muitas ferramentas para se fazer Marketing de Conteúdo de forma a facilitar a rotina de trabalho sem deixar os processos de lado. Existem várias ferramentas para blog,  como o WordPress, o Yoast, o Buzzsumo e o Ahrefs para SEO.

Você quer ter melhores resultados a médio prazo com sua presença na internet? A Fala Content é especializada em Marketing de Conteúdo e SEO. Saiba mais sobre nosso trabalho e cases de sucesso.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]