Cluster no SEO: entenda seu significado e como aplicá-los

Você já ouviu falar em Topic Cluster? Caso não, fique tranquilo, pois vamos te explicar nessa postagem tudo o que é preciso para ficar por dentro do assunto. Hoje, o marketing digital vem dominando todas as estratégias de venda de produtos, mas também tudo o que é pesquisado por nós. Isso acontece por causa da ordem em que os sites são dispostos nas abas de pesquisa, por exemplo. 

Assim, para adentrar mais na questão, iremos abordar o cluster, ferramenta indispensável na construção de um post de sucesso. Por causa da importância dessa estratégia, vamos esclarecer o que significa cluster (cluster tradução), suas funções, os seus principais objetivos, como ela se relaciona com o SEO e como pode ser aplicada dentro desse mundo do marketing digital. Então, para não perder nenhuma informação, atente-se à postagem abaixo e fique por dentro dessa estratégia. 

cluster
Imagem representando a observação das estratégias de clusters para otimizar o desempenho da empresa. | Foto: Freepik.

O que é Cluster?

O significado de cluster em uma tradução livre do inglês seria “grupo”, mas essa estratégia de marketing visa segmentar o público alvo em vários grupos diferentes, de acordo com as características e objetivos de cada um. A partir disso, vai ser possível melhorar os resultados da sua empresa. 

E por quais motivos essa estratégia é interessante? Ao separar os grupos é realizada uma “clusterização” dos consumidores, o que ajuda a sua empresa a obter mais dados sobre os clientes, visando, assim, conhecê-los melhor. Com essa estratégia existe uma otimização  do trabalho, das demandas e das vendas do produto, uma vez que os atendimentos poderão ser realizados de forma mais correta e precisa.

Tipos de Clusters

Normalmente os tipos de clusters vão depender bastante do objetivo e da necessidade de cada empresa, mas aqui estão alguns dos mais famosos.

  • Hobbies;
  • Interesses;
  • Situação financeira;
  • Momento de vida;
  • Comportamentos.

Onde essa estratégia pode ser aplicada?

No momento em que procuramos alguma informação no Google, por exemplo, é feito uma escolha de quais os sites aparecerão primeiro para cada indivíduo (um ranqueamento de páginas e sites) e o cluster ajuda a observar e entender como os conteúdos existentes nas páginas vão divididos e como as informações irão ser separadas. Tudo isso sem esquecer da relação com os temas específicos do seu site, ou redes sociais. 

Assim,  levando em consideração toda a estratégia, percebe-se que o buscador é capaz de verificar mais do que somente as informações sobre palavras-chaves em um artigo, por exemplo, mas também todo o contexto existente em todas as outras páginas.

Como podemos ver, a aplicação do cluster pode ser necessária, ainda, para fazer a análise do comportamento do consumidor e principalmente desenvolver estratégias de marketing, as quais visam segmentar e facilitar a compra dos clientes. 

A “clusterização” é muito usada para fazer as separações dentro do faturamento de uma empresa, bem como identificar a região predominante dos consumidores, os principais produtos, a idade e outras informações cruciais para a organização da empresa. Um exemplo dessa utilização seria o próprio varejo. 

O que é SEO? 

SEO quer dizer: Search Engine Optimization, isto é, otimização para mecanismos de busca. Sendo assim, o SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs entre outros, as quais objetivam estar em bons lugares no ranking de pesquisas. Com isso, o SEO se tornou uma das principais estratégias do marketing digital, sendo muito requisitado. 

Essa estratégia é fundamental para as empresas, pois ajuda na notoriedade, já que permite que a sua empresa, marca ou site apareça nas primeiras posições da busca orgânica do Google. E isso é super importante, porque lá estão todos os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que normalmente não passam da primeira página para encontrar o que buscam. Dessa forma, montar uma boa estratégia de SEO permite que você chegue lá! 

Cluster no SEO: entenda seu significado e como aplicá-los

Agora que já entendemos o que é o SEO, vamos observar como usar os clusters dentro dessa estratégia do marketing digital. 

A forma de se comunicar e anunciar os produtos (sejam eles quais forem) estão mudando e não dá mais para querer aparecer na primeira página de busca apenas com as palavras-chave, como era feito há alguns anos atrás. Isso porque mesmo que as palavras-chave continuem sendo elementos essenciais para o bom desenvolvimento e procura dos conteúdos, sua empresa não conseguirá boas posições no ranking se fizer apenas um conteúdo pensando  nelas.

É por esse motivo que tornou-se indispensável oferecer um contexto, é exatamente isso que os Topic Clusters (meio no qual o cluster se insere) objetivam fazer. E o que seria essa contextualização? Bom, nada diferente do que já estamos discutindo desde o começo desse post, já que ela funciona como a divisão entre os  temas relacionados para demonstrar ao buscador que você tem o melhor conteúdo possível para oferecer àquele usuário. 

Para aplicar o cluster no SEO é preciso primeiro fazer a  estruturação do Topic Clusters. Dentro desse topic existem o post pilar, os clusters e os links internos e todos eles possuem ações específicas que auxiliam na levantada da marca/empresa nas buscas de pesquisa.

 

Passo a passo para aplicar clusters 

Confira abaixo os quatro passos essenciais para aplicar os clusters.

1. Post Pilar 

O post pilar vai ser o centro daquele grupo de conteúdos e ele funciona basicamente como uma estrutura fundamental de sustentação. Na prática, isso significa que o post pilar será estruturado em torno de uma palavra-chave.

2. Clusters

Depois de definir o pilar, é preciso pensar nos conteúdos em torno dele, ou seja, no grupo de conteúdos mais específicos.

3. Links internos 

Os links internos servem para mostrar ao buscador a forma com a qual é realizada a organização das suas páginas, quais delas são as mais importantes e qual a autoridade da sua empresa em determinado assunto.

4.Divulgar

Portanto, foque em fazer uma divulgação de boa qualidade, nas redes sociais e em todos os sites que possam ajudar a empresa a conseguir novos usuários. ​

Como utilizá-los no SEO?

Para fazer a utilização do cluster no SEO vai ser necessário desenvolver cada um dos tópicos citados acima como é exemplificado no “passo a passo”. A partir dessa estruturação inicial será possível aprimorar as buscas por sites de pesquisas, já que é justamente esse o principal ponto do SEO. Com isso, os objetivos e a persona da empresa vão ser definidos mais facilmente, o que permitirá o crescimento da empresa nas buscas online. 

Ficou interessado no assunto, mas não sabe muito bem como começar a desenvolver e colocar em prática? Deixa que o Fala Content! te ajuda. A empresa Fala Content, que atua na área de  assessoria em SEO e produção de marketing de conteúdo, está crescendo cada vez mais no mercado e tem todas as qualidades necessárias para ajudar você e a sua empresa ou startup a crescer. Confira o site e saiba mais sobre cluster!