É muito provável que você já tenha ouvido por aí que atrair backlinks para o site é algo bom para ranquear melhor nas SERPs, ou seja, para promover SEO backlinks. Isso é verdade, porém, nem todos os backlinks são bons. E, se você não tiver essa noção pode acabar com mais toxic backlinks, ou em português, backlink tóxico, que é prejudicial para o seu negócio, podendo iniciar um processo de penalidade e restrições do Google.

Inúmeras pesquisas demonstram que profissionais especializados em SEO e startups iniciantes desse segmento voltam a sua atenção para backlinks. Para aprimorar o seu ranking em uma palavra-chave concorrente, é necessário desenvolver uma árvore de qualidade de backlinks. Em contrapartida, você jamais deve comprar um backlink ou enviar para a administração de sites de má qualidade, pois isso pode ocasionar a aparição de um backlink tóxico.

Continue a leitura para aprender o que são backlinks tóxicos, de onde eles vêm, além de como identificá-los e removê-los!

Nem todo backlink é bom para o seu negócio.
Nem todo backlink é bom para o seu negócio. | Foto: Freepik.

O que são backlinks tóxicos?

Um backlink tóxico consiste em um link que é capaz de enfraquecer o SEO do seu site. Um SEO mais fraco implica em um menor tráfego de visitantes orgânicos. Menos visitantes orgânicos acarretam em uma menor quantidade de leads para a sua equipe de vendas.

Remover links tóxicos é uma boa forma de evitar as penalizações do Google e as quedas de tráfego de visitantes orgânicos.
Remover um backlink tóxico é uma boa forma de evitar as penalizações do Google e as quedas de tráfego de visitantes orgânicos. | Foto: Freepik.

Os backlinks tóxicos possuem as seguintes características: 

Provenientes de sites não confiáveis

O site pode ter sido criado de forma exclusiva para geração de links externos. Normalmente são sites com conteúdos lotados de links em todas as páginas, contendo inclusive comentários.

Não são relevantes

Vamos supor que você abra um artigo sobre investimentos que te encaminha para uma página de produto para botas de caminhada. O link não faz muito sentido no contexto do âmbito semântico do site de destino, por isso pode ser considerado um backlink tóxico.

Não têm muito potencial de tráfego

Normalmente, os backlinks tóxicos são concebidos em sites controlados por robôs, não é de se surpreender que poucos acessos reais, realizados por pessoas, tenham origem desses links.

São artificiais

O link foi concebido somente para aumentar a classificação do mecanismo de busca de um site. O link pode ser pago, estar presente em uma rede de blogs particulares, ou recíproco, como exemplos.

Um ou dois backlinks tóxicos provavelmente não serão muito prejudiciais, podendo até serem inofensivos para a reputação do site de seu negócio. Entretanto, vários, atuando de forma conjunta, são capazes de atrapalhar o perfil de backlink das páginas do seu site.

O perfil de backlinks de um site basicamente revela a sua relevância, por esse motivo necessita ser elaborado a partir de bons backlinks e não por meio de backlinks tóxicos.

De onde vêm os backlinks tóxicos?

O backlink tóxico é o contrário de backlink de qualidade. Se um backlink de qualidade pode proporcionar uma melhora na sua classificação nas páginas do Google, um backlink tóxico é capaz de anular e desmantelar todo o trabalho árduo e reduzir de maneira considerável a sua posição no ranking. 

Vale lembrar que o algoritmo do Google acompanha constantemente todos os sites e tráfego gerado. Se ele detectar que algum link não tem valor, ou estiver desconfiado de algum link, não hesitará em marcá-lo como um backlink tóxico. 

No geral, eles são resultados de:

  • sites de spam desenvolvidos principalmente para o link building;
  • websites do google não indexados;
  • websites que possuem vírus ou malware;
  • redes de links.

A lista é extensa, mas você pode inferir que qualquer link que possui a origem em um site que não tem nenhuma ligação com o seu nicho ou sites com pagerank e de má qualidade pode ser caracterizado como um backlink tóxico. 

Como identificar backlinks tóxicos?

Agora que você já sabe o que é um backlink tóxico, está na hora de aprender a identificar um. 

A grande maioria dos mecanismos e ferramentas de SEO profissionais conta com recursos que auxiliam na identificação de links tóxicos. 

Por essa razão, quando e se você for fazer um levantamento e monitoramento, ou em outras palavras, uma assessoria de SEO, a verificação da existência de um backlink tóxico é um passo essencial para tal. 

Entretanto, se você ainda não possui acesso a essas ferramentas, a opção é mais trabalhosa, mas também dá resultado. Vá até o Google Search Console ou Google Analytics, indique quais são os domínios que aludem ao seu site e realize uma avaliação desses domínios.

Outra alternativa para a identificação de um backlink tóxico por meio de ferramentas especializadas é realizar a contratação de um serviço de auditoria de SEO, visto que esse é um requisito exigido nesse tipo de trabalho.

Como remover backlinks tóxicos?

Há dois modos distintos de você requisitar ao Google para evitar e afastar links que estão atrapalhando e impactando de forma negativa o ranqueamento da palavra-chave na qual você tanto trabalhou.

O primeiro modo é contatar o editor do site que está fazendo os links para você e que você identificou como um backlink tóxico e pedir que o link seja retirado, ou uma outra alternativa é solicitar ao editor que seja aplicada a tag Nofollow ao backlink tóxico.

O contratempo com esse procedimento é que diversas vezes o domínio de referência que está criando um backlink tóxico para o seu site é um robô e claramente não vai ler o seu e-mail de requerimento de retirada do link.

Fazer uma auditoria de backlinks é um processo longo e árduo, mas os esforços dedicados valem a pena.
Fazer uma auditoria de backlinks é um processo longo e árduo, mas os esforços dedicados valem a pena. | Foto: Freepik.

A segunda alternativa é remover o backlink tóxico por meio da ferramenta Disallow do próprio Google Search Console, assinalando os backlinks tóxicos que você quer que sejam rejeitados pelo algoritmo do Google no momento de avaliar a relevância do site do seu empreendimento.

Nesta situação específica, o mecanismo de rejeição do backlink tóxico irá se incubir da tarefa de ignorar esses links de sites que você comunicar.

Redija uma lista que contenha a maior quantidade possível de links que estejam atrapalhando o prestígio e estima do seu site junto ao algoritmo do mecanismo de pesquisa Google.

O processo de rejeição de um backlink tóxico não é muito veloz, por essa razão, monitore e acompanhe o seu Search Console para visualizar quando a lista de rejeição foi admitida, e a partir desse dia, volte sua atenção e foco para os resultados.

O que são bons backlinks?

Um bom backlink pode ser caracterizado como aquele que pode auxiliar o seu site a se situar em uma posição de maior destaque no ranqueamento dos grandes buscadores. 

De acordo com a Central de Ajuda do Search Console do Google, um bom backlink tem como propriedades:

  • Origem em um site de confiança: um bom backlink é aquele proveniente de um site que apresenta uma Autoridade de Domínio Alta, com um bom prestígio dos mecanismos de pesquisa e usuários desses sites;
  • Relevância: às vezes, isso é denominado vínculo editorial, relacionado ou natural. Exemplificando: um link de um texto sobre caminhadas para uma página de produto para calçados de caminhar possui relevância e é editorial;
  • Apresenta potencial de tráfego: esse é outro tipo de link que pode ser considerado importante para o seu site, visto que ele pode promover tráfego orgânico para o seu site, mesmo não sendo dependente do seu rankeamento nas páginas de respostas dos grandes mecanismos de busca;
  • Não é artificial: finalmente, uma das características mais importantes de um bom backlink é que ele é obtido em virtude da qualidade do conteúdo do seu site e não algum outro método de vinculação.

O melhor método de fazer com que outros sites desenvolvam links de grande relevância e de alta qualidade para você é elaborar conteúdo relevante e exclusivo que consiga de modo natural ganhar notoriedade no universo online. 

Desenvolver um bom conteúdo é extremamente benéfico para o seu negócio: os links, no geral, são votos editoriais fornecidos por opção e, quanto mais conteúdo você tiver à sua disposição, maior será a probabilidade de alguma pessoa considerar esse conteúdo relevante para seus leitores e estabelecer vínculos com ele.

Como o Fala Content pode te ajudar nesse processo?

O Fala Content é uma assessoria em SEO e produção de marketing de conteúdo que produz conteúdos bons e eficazes em técnicas SEO e ranqueamento orgânico para o site do seu empreendimento.

A remoção de um link tóxico exerce influência no SEO do seu site.
A remoção de um backlink tóxico exerce influência no SEO do seu site. | Foto: Unsplash.

 

Além disso, através dos artigos do blog do Fala Content, você pode descobrir como indexar palavras no Google, gerar novos leads, ampliar suas vendas e assegurar que seu site esteja situado nas primeiras colocações dos mecanismos de busca para assim você vislumbrar seus negócios indo em direção ao sucesso.

Com os recursos do Fala Content, você irá se fascinar com o aumento da autoridade do seu site em sua área de atuação!

Pode ter certeza que o Fala Content irá te proporcionar os melhores conteúdos para você atrair cada vez mais clientes para seu negócio, abordando materiais que vão além dos benefícios de se livrar de backlink tóxico e manter somente os bons backlinks. Afinal, criação de conteúdos altamente qualificados e em larga escala com custos reduzidos você só encontra no Fala Content!