Aprenda como posicionar seu site no Google nas primeiras posições

Ter um site significa ter uma preocupação constante com seu desempenho nos mecanismos de pesquisa e em como isso pode afetar o crescimento da sua marca. Felizmente, existem técnicas e estratégias criadas justamente para esse fim: alcançar o sucesso através das primeiras posições no Google. Se você tem como objetivo crescer na internet, aqui estão alguns passos que vão ensinar você como posicionar seu site no Google de maneira vantajosa.

como posicionar seu site no google
Alcance um maior público com um melhor desempenho no Google. | Foto: Freepik.

Qual a importância do Google para as empresas?

Entre os mecanismos de pesquisa utilizados ao redor do mundo, é seguro dizer que não há nenhum tão famoso ou tão utilizado diariamente quanto o Google. A cada segundo, milhões de pessoas questionam o Google sobre assuntos variados em contextos diversos, e se utilizam dele para chegar a outros sites e encontrar endereços digitais que se adequem às suas especificações.

Para os consumidores, a navegação pelo Google pode ser esclarecedora e rápida como em nenhum outro mecanismo de pesquisa, o que cria para as empresas um ambiente extremamente favorável para seu crescimento no Marketing Digital. O esforço para entender como posicionar seu site no Google é grande, mas os resultados, mesmo que demorem a vir – afinal, esse é um processo de médio a longo prazo -, são benéficos de muito mais maneira significativa.

Por que é importante ter sua empresa na primeira página do Google?

Antes de saber como posicionar seu site no Google, é necessário entender por que esse é um ponto tão importante para garantir seu bom desempenho com o público. A exposição de uma marca pode ser feita de maneiras diferentes, dentre as quais estão muitos meios que envolvem a publicidade, a propaganda e o marketing digital. No entanto, a maneira mais orgânica de chegar ao público por meio da internet segue sendo pela pesquisa na web, que como já sabemos, na maior parte dos casos é feita pelo Google.

E apesar de o Google ser tão vasto nos resultados que oferece para cada busca, é muito difícil que as pessoas surfando na internet aprofundem suas pesquisas ao ponto de vasculhar todas as páginas de opções que o mecanismo de pesquisa apresenta. Na realidade, a maioria dos pesquisadores não chega à segunda página do Google, sendo os primeiros resultados sempre os com maior número de acessos.

Seja seu site informativo ou voltado a compras online, é preciso reconhecer que a digitalização do mundo mudou a experiência de compra do usuário, que agora tem a possibilidade de ser feita 100% pela internet, que a cada dia cumpre mais propósitos dentro do dia a dia do ser humano moderno. Por isso, quem quer melhorar o desempenho de seu site deve mirar alto e desejar estar entre os primeiros resultados na primeira página do Google.

Acabe com suas dúvidas sobre como posicionar seu site no Google. | Foto: Freepik.

Como colocar seu site na primeira página do Google?

Estabelecer uma meta é simples, mas cumpri-la é uma missão árdua e complicada que envolve alguns passos essenciais. Uma vez que se sabe como posicionar seu site no Google, o caminho a se seguir não se torna mais simples, apenas mais claro e organizado. Antes de mais nada, é preciso entender sua motivação para ter iniciado esse site e por que você acha que ele deve ser compartilhado com o público de maneira a atingir o maior número possível de audiência.

É também essencial se lembrar de que mesmo após colocar em prática as dicas de como posicionar seu site no Google, pode levar algum tempo antes que os resultados sejam os que você espera, afinal há muitos outros sites utilizando os mesmos métodos para aumentar seu alcance. Além disso, esse é um trabalho constante que exige um monitoramento frequente de seus resultados e do trabalho realizado nessa mesma área pelos sites da concorrência.

O passo a passo de como colocar um site no primeiro lugar do Google

Confira:

1. Crie conteúdos relevantes e inéditos

Isso pode parecer óbvio, mas o primeiro passo para saber como posicionar seu site no Google é se certificar de que seu conteúdo é relevante e poderá interessar às pessoas – mesmo que seja a apenas um seleto grupo delas. Se outras empresas concorrentes têm ideias parecidas com as suas, tenha certeza de que você possui um diferencial e que isso chame a atenção do público.

2. Entenda como funciona o SEO

O SEO (Search Engine Optimization) contém todos os segredos de como posicionar seu site no Google. Essa técnica é hoje popularmente conhecida por quem trabalha com marketing digital, e consiste em empregar alguns truques que façam com que seus textos sejam vistos e lidos como atrativos aos olhos dos mecanismos de pesquisa. As técnicas vão desde ajustes para que seu texto não seja uma leitura cansativa até a quebra do texto em subtítulos que o tornem mais dinâmico.

3. Otimize suas imagens para SEO

No guia de como posicionar seu site no Google, é indispensável falar sobre imagens, afinal, o uso delas no texto é um dos maiores atrativos aos olhos do SEO. Entretanto, as imagens por si próprias não são suficientes para melhorar seu desempenho se você não souber como otimizá-las. Em primeiro lugar, os mecanismos de pesquisa não são capazes de visualizar as imagens selecionadas sem que você siga alguns passos que as descrevem não somente para o SEO, mas também para os deficientes visuais que estejam lendo seus textos. Se você equipar seu texto com imagens variadas contendo legendas e textos alternativos, seu site não só crescerá aos olhos do algoritmo, como poderá também ser encontrado por meio da busca por imagem, aumentando seu alcance com o público.

4. Utilize link building

Um dos aspectos que o SEO percebe nos sites é a maneira como seus links foram construídos. Portanto, um dos meios para colocar em prática como posicionar seu site no Google é fazer um bom trabalho de link building, ou seja, garantir bons nomes de domínio, seja de maneira orgânica ou através de parcerias, direcionando o leitor para sua página sem muitas complicações. E por falar em links, incluí-los ao longo de seus textos é também uma maneira interessante de se mostrar interativo e mais uma vez atrair os olhos do SEO.

5. Trabalhe suas palavras-chave

Por último, mas definitivamente com muita importância, as palavras-chaves são talvez o principal ponto para compreender como posicionar seu site no Google. A repetição de palavras específicas ao longo do texto faz com que ele fique mais atrativo para o SEO, e quando essas palavras são escolhidas da maneira correta, pensando em como os usuários pesquisariam por aquele tópico espontaneamente, seu site terá chances significativas de alcançar as primeiras posições do Google.

Para saber mais sobre medidas de como posicionar seu site no Google usando SEO, acesse o Fala Content e tire todas as suas dúvidas.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]