Aprenda como aparecer na primeira página do Google sem pagar

Aprenda como fazer seu blog se destacar nas pesquisas do Google utilizando técnicas de SEO.

Como aparecer na primeira página do Google
Com o SEO e o marketing de conteúdo, seu seu blog pode estar na primeira página do Google. | Foto: Reprodução.

O maior desejo de quem possui um blog ou site é ser lido e acessado. Para isso ocorrer, não basta apenas ter uma boa produção, é preciso fazer com que o público chegue até você com mais facilidade. Estar entre os resultados da primeira página de pesquisa do Google, o buscador mais conhecido do mundo, é um dos primeiros passos para alcançar a tão sonhada popularidade. Mas como fazer isso sem tirar dinheiro da carteira? As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) podem ser a resposta.

Técnicas de SEO

É possível dizer que quase todos os sites e blogs que aparecem na primeira página do Google utilizam SEO, que consiste em um conjunto de técnicas para tornar os sites mais relevantes para os mecanismos de busca e fazer com que eles apareçam logo na primeira página. Vale ressaltar que, estando entre os primeiros resultados, o site não só ganha mais acessos e visibilidade, mas também ganha credibilidade. Afinal, conteúdos que se destacam na SERP (Search Engine Results Page), resultados de pesquisas na Internet, costumam ser mais completos.

Como funciona o SEO?

Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, o buscador utiliza os termos digitados para encontrar a informação na rede. O Google avalia, dentre tantas opções, aquilo que está mais próximo e pode ser mais útil ao usuário. O seu conteúdo pode até ser o melhor para aquela pessoa, mas, se não estiver organizado, vai passar despercebido pela ferramenta. Essa organização vai da estrutura e construção do texto até pequenas partes da página, como o endereço eletrônico, a URL.

As técnicas de SEO se dividem entre on-page e off-page. SEO on-page são  técnicas voltadas para a melhoria da própria página, como conteúdo, tempo de carregamento, código, entre outros. Já o SEO off-page, diz respeito a todas as técnicas ligadas a elementos externos à página, a exemplo de links de outros sites apontando para o seu. De maneira prática, esse conjunto de técnicas se destina a melhorar a maneira como você informa o conteúdo da sua página ao Google, para que ele possa entregar a quem está buscando aquela informação.

Dicas para decolar

Veja algumas dicas simples de como começar a aplicar técnicas de SEO e aumentar o engajamento do seu site:

  •  Produza conteúdos atrativos e relevantes para o usuário;
  • Elabore uma estratégia de palavras-chave para atrair visitantes qualificados;
  • Vá além das 500 palavras e produza conteúdos mais aprofundados;
  • Invista na qualidade e originalidade dos conteúdos do seu blog;
  •  Use palavras-chave na URL, nos títulos e intertítulos;
  • Reduza o tempo de carregamento do seu site.