O seu negócio já possui presença na internet? Você já ouviu falar do sistema de parceria do Google chamado de Google Partners? Tornar-se um parceiro do Google não é apenas algo importantíssimo para o seu negócio, como também disponibiliza diversos benefícios para quem está em busca de ter sucesso no mundo digital.

Google Partners
Fazer parte do Google Partners é um passo muito importante para o crescimento do seu negócio! | Foto: Unsplash.

O que é o sistema de parceria do Google?

O Google Partners é um programa que foi criado para agências de publicidade que se responsabilizam por administrar contas do Google Ads em nome de outras marcas. Ele tem como objetivo oferecer recursos e suporte para os parceiros inseridos no programa e aproveitar a capacidade máxima do Google Ads. O programa também tem como prioridade estimular o uso de técnicas eficientes em campanhas de anúncios.

Quais são os benefícios de ter o Google Partners?

Como dito anteriormente, se tornar um parceiro do Google permite que você tenha acesso a diversas ferramentas e oportunidades separadas exclusivamente para melhorar o desempenho da sua página. A lista completa pode ser encontrada na página oficial do Google Partners, mas vamos listar os principais benefícios aqui pra você:

1- Certificação

O primeiro deles é a certificação. Para garantir o desempenho dos parceiros, o Google oferece diversos materiais de estudo com informações únicas e exclusivas. Esses materiais essenciais no dia-a-dia e também possuem um papel de grande importância no processo de certificação que acontece totalmente online. Nele, você poderá realizar duas provas para garantir seu atestado. Esse é o fator mais importante para aqueles que querem ser reconhecidos profissionalmente, além de garantir uma posição de destaque na área de Ads. Essa certificação também garante que você use o Selo Google Partners. Esse pequeno sinal vai estar presente em tudo que for produzido por um parceiro do Google certificado e mostra para os clientes em potencial que a sua agência tem o conhecimento necessário garantido pelo próprio Google.

2- Suporte e consultoria

É claro que mesmo estando certificada e preparada para atender clientes, as agências parceiras não estão sozinhas. Durante toda a parceria você pode receber suporte do time do Google através do telefone, email ou chat, onde poderão ser feitas consultorias especializadas em dar suporte na busca de novos clientes e estratégias de trabalho mais eficientes. Através da plataforma do Google Partners fica muito mais fácil entrar em contato com a equipe de Ads do Google para obter informações de emergência ou resolver problemas que venham surgir no dia a dia.

3- Premiações e interatividade

Com o intuito de garantir a produtividade dos parceiros do Google, o programa oferece diversas atividades que estimulam a competição entre as empresas. Uma delas é uma espécie de jogo de perguntas e respostas que serve como uma forma de aumentar a visibilidade das agências que possuírem pontuações de destaque. Esses eventos sempre oferecem algum tipo de recompensa para os parceiros certificados, e eles podem variar de ofertas promocionais exclusivas, camisetas e até viagens.

Como conseguir a certificação?

Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente que o Google possui a necessidade de garantir que seu serviço cumpra seu objetivo e, para isso, ele seleciona os melhores candidatos para serem incluídos no programa. Desse modo, existem três critérios necessários para que o seu negócio se torne um parceiro do Google:

1- Crie um perfil de Empresa

É essencial que você crie um perfil detalhado da sua empresa, e que nele conste com todas as informações importantes que forem solicitadas como, o nome da empresa, dados para contato, descrição dos serviços prestados, etc.

2 – Tenha o certificado do Google Partners

Ter a certificação do Google é um dos requisitos principais para poder ter sua empresa integrada no programa e ser considerada parceira do Google. O buscador exige que ao menos um colaborador do seu negócio seja qualificado e certificado pelo Google Ads. Quanto mais profissionais certificados estiverem associados à sua empresa, maior serão as chances dela se tornar parceira do Google.

3 – Desempenho

Esse requisito é necessário, pois o Google sempre está de olho nos valores de investimento dos seus parceiros. Isso é feito para que o buscador possa identificar mais facilmente quais candidatos possuem potencial para serem incluídos no programa de parceria. Para isso é preciso que sua conta registrada no Google Partners possua uma pontuação de otimização mínima de 70%. Além disso, é exigido que os parceiros possuam um investimento mínimo, sendo o valor a atingir no total de gastos com o Google AdWords equivalente a 10 mil dólares, nos últimos 90 dias anteriores à avaliação. Dessa forma, é importante possuir uma conta de administrador com ao menos 90 dias de atividade.

Além de atender aos critérios exigidos por regra, para que uma empresa possa se encaixar no programa de parceria do Google é preciso realizar uma candidatura levando em consideração os passos a seguir:

  • Acesse o site do Google Partners;
  • Clique em Participar do Google Partners;
  • Faça login com sua conta do Google Ads. Lembrando que você precisa ter acesso à conta de administrador da sua empresa. Caso contrário, será exibida uma mensagem de erro;
  • Leia os Termos de serviço, depois clique em Aceitar e continuar;
  • Selecione a conta de administrador da sua empresa e preencha as informações necessárias;
  • Clique em  Salvar.

A partir desse ponto você será redirecionado a seção Google Partners, e precisará cumprir os requisitos citados na seção anterior para poder ter acesso aos benefícios do programa. O selo exclusivo dos parceiros, assim como os outros benefícios ficarão disponíveis dentro de 48h após a confirmação.

Qual a diferença entre o selo Google Partners e o Premier Google Partner?

O selo Premier foi lançado em 2016 pelo Google com o objetivo de dar um destaque especial para as empresas e marcas com desempenho elevado. Dessa forma, para poder ser um parceiro Premier do Google, a empresa precisa atender apenas um critério adicional, que se trata de estar entre os 3% de empresas com melhor desempenho do país, uma lista que é determinada anualmente.

Ser um Google Partner é um passo muito importante para a reputação da sua empresa, porém, não é o único passo para alcançar bons resultados! Quer saber como melhorar a presença virtual com o suporte de uma empresa de SEO

A Fala Content pode oferecer todas as informações necessárias para ajudar você compreender o motivo dessa estratégia ser tão importante para o desempenho da sua página.