Para entender o que é Topic Cluster, podemos imaginar a relação da lua com o planeta Terra. É certo que uma precisa da outra, entretanto, a lua é um satélite da Terra e, portanto, ela literalmente gira em torno do planeta. A estratégia Topic Cluster segue bem essa linha: agrupar assuntos em que um deles seria o principal, o pillar post (a Terra) e os outros seriam complementares, como satélites. 

Essa é uma boa analogia de entendimento pois, além de ilustrar o que o Topic Cluster, os assuntos que complementam um principal são realmente chamados de assuntos satélites ou clusters.

Essa é uma estratégia muito utilizada pelo pillar SEO, por tornar o ambiente de um site mais organizado, fazendo com que a experiência dos usuários seja boa. Além disso, a Topic Cluster é uma forma de otimizar a criação de conteúdo, uma vez que os assuntos satélites não precisam de tanto tempo para serem criados e, ao mesmo tempo, trazer conteúdos mais completos, já que serão vários posts que se relacionam a um assuntos só ou a assuntos semelhantes.

De onde surgiu a estratégia de Topic Cluster?

As estratégias, principalmente as de marketing (digital ou não), devem se adequar às mudanças de mercado. Nesse sentido, a estratégia de Topic Cluster foi pensada justamente para atender a mudança do comportamento de busca dos usuários da internet.

A mudança aconteceu porque as pessoas não pesquisam mais somente por palavras chaves, mas sim por vários assuntos que se relacionam ao tema central por elas escolhido. 

Nesse sentido, foi preciso criar uma estratégia que levasse aos usuários não uma matéria que contasse com as palavras por eles pesquisadas, era preciso tratar, na verdade, as palavras pesquisadas como um universo e levar a eles uma gama de assuntos que se relacionam à pesquisa e os prender dentro do site. E assim surgiu o Topic Cluster. 

Como funciona a estratégia de Topic Cluster?

Dentro da estratégia de Topic Cluster, podemos citar elementos primordiais: o post pillar, os clusters e os links internos.

O post pillar ou página pilar é aquela que abriga o assunto principal, enquanto que os clusters (também chamados de assuntos satélites) são os que complementam a página pilar e os links internos são os caminhos que permitem os usuários a transitar entre aquele grupo de conteúdos.

Para entender como fazer topic cluster é importante entender que esse processo demanda o uso de estratégias feitas para melhorar o alcance ou o acesso de um site. 

Para ilustrar essa estratégia, podemos citar como exemplo topic cluster algum blog de massagens. Pense no conteúdo que diz sobre massagens em geral alojado em uma página, é bem provável que esse seja o pilar post e, dentro desta publicação, você poderá encontrar links internos que levam a outras páginas que falam, cada uma, sobre um tipo de massagem, por exemplo.

Pillar Post e Topic Cluster, qual a relação?

O pillar post é, dentro da estratégia de Topic Cluster, a página principal do grupo de vários assuntos que se correlacionam. 

Nesse sentido, é possível entender o Pillar Post como o assunto mais abrangente, que deve ser melhor trabalhado, de uma forma que seja feito de qualidade e, ao mesmo tempo, instigue os usuários a conhecer as outras publicações que se relacionam com o principal.

Topic cluster exemplo: o Topic Cluster é organizado por um assunto principal e outros similares. | Foto: Freepik. 
Topic cluster exemplo: o Topic Cluster é organizado por um assunto principal e outros similares. | Foto: Freepik. 

 

O que são os clusters dentro do Topic Cluster?

Os clusters são, dentro da estratégia de Topic Cluster, os assuntos que se relacionam a um assunto principal, como se fossem braços de um tema central.

Os assuntos abordados pelos clusters devem ser muito bem pensados para que tipifiquem algum aspecto trazido pelo pilar post, o desenvolvendo melhor e sendo interessante e relevante ao público.

Qual é a importância das linkagens internas na estratégia de Topic Cluster?

As linkagens internas são fatores primordiais na organização de uma estratégia de Topic Cluster. Ela quem possibilita que os usuários se locomovam do pilar post para os clusters, e também voltem dos clusters para o pilar post.

Ela também serve para informar aos sites de busca qual a hierarquia do site, essa questão influenciará na forma com que esse site aparece nos resultados das pesquisas feitas.

2 benefícios do uso da estratégia de Topic Cluster para o SEO

O uso da estratégia de Topic Cluster para o SEO gira em torno de um objetivo básico: melhorar o alcance e a reputação de um site. E, nesse sentido, essa é uma estratégia muito eficiente.

Um site que adota o Topic Cluster se propõe a tratar dos assuntos que eles trazem de maneira muito mais profunda, não somente com um conteúdo, mas sim com vários que giram em torno de um mesmo tema. Fazendo isso, esse site se torna, aos olhos dos usuários, um site de maior autoridade nesses assuntos.

Os usuários interessados no assunto de uma Topic Cluster terão uma ótima experiência nesse site, uma vez que a ordem de relevância dos temas dentro desse assunto está organizada e navegar dentro dele é mais fácil e mais satisfatório.

Quem se prender em uma Topic Cluster provavelmente está muito interessado no assunto, assim, é um lead relevante para aquele site oferecer produtos e a chance de retorno desse cliente em potencial é maior.

3 passos para aplicar a estratégia de Topic Cluster no seu blog

Primeiro, é necessário escolher qual será o assunto principal, o pilar post. Essa escolha deve levar em conta o foco do blog em que ela está abrigada. Feito isso, é hora de identificar os clusters que se assemelham àquele assunto e que podem, de alguma forma, complementar o  assunto da página pilar.

Feito esse levantamento, é necessário fazer uma pesquisa de palavras chaves que se assemelham ao assunto geral da página principal. O processo de topic cluster muda para os mecanismos de pesquisa a hierarquia do site, por isso, a página pilar aparecerá mais nas páginas de busca.

Com tudo isso feito, é hora de criar os conteúdos, postar e organizar o sistema de linkagens. E assim, aplica-se a estratégia de Topic Cluster.