SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um processo de melhora da quantidade e qualidade de tráfego nos sites. Tendo diversas ferramentas pagas e gratuitas, hoje é imprescindível que quem possua um site ou blog busque por ferramentas de SEO, a fim de otimizar seu blog e entender sobre o tráfego dos seus clientes dentro do seu site.
Desde já, saiba que há diversas ferramentas de SEO disponíveis, desde a criação e análise de palavras-chave, até coletores de dados sobre os seus clientes e sobre seu site. As palavras-chave, são um importante “fator” quando se fala de análise de SEO, já que quanto maior o número de vezes que alguma das palavras-chave aparece no texto, mas fácil será para o usuário que buscou por algumas daquelas palavras-chave, encontrar o seu site ou blog na primeira página do Google.
Com uma análise de SEO, é possível entender o que seus clientes buscam e se o que você entrega em seu site atende a eles. Bem como ajuda a saber como você pode aumentar o seu alcance e captação de novos clientes. Para isso, selecionamos algumas das melhores ferramentas de SEO gratuitas.
1. Google Analytics
É uma das ferramentas de SEO gratuitas do Google e uma das principais referências na questão da coleta de dados sobre o usuário. É considerada indispensável para todos aqueles que tem um site ou blog e que buscam dados sobre os seus clientes.
Essa ferramenta fornece diversas informações como: dados sobre quem acessa o site, quais são as páginas com maior visualização no seu site, o número de visualizações do seu site e diversas outras informações, a fim de “te aproximar” e entender como funciona o consumo daqueles que acessam seu site ou blog, de uma forma orgânica. Além do mais, o Analytics é usado também como ferramenta de SEO para WordPress.
2. Google Search Console
O Search Console é uma outra ferramenta SEO, que consiste em ser uma “extensão” do Analytics, que vai detectar e indicar possíveis erros de SEO. Essa ferramenta de análise te indica diversos dados sobre os usuários do seu site ou blog e mostra como aumentar seu alcance, e o principal, mostra a posição de busca em que você se encontra.
3. Sem Rush
O SEMRush é uma das ferramentas de análise de SEO mais completas, auxiliando na construção do seu site. Essa ferramenta, tem como principais características a sugestão de termos ou palavras-chave a fim de otimizar o seu site ou blog, fazendo com que a posição dele seja mais elevada nas buscas. Também é possível realizar pesquisas e análises sobre as palavras-chave que rankeiam seus concorrentes melhores que o seu site.
4. Keyword Planner
Essa ferramenta SEO, consiste, basicamente, na criação e sugestão de palavras-chave, auxiliando em um melhor rankeamento do site ou blog no google. É voltada mais para a geração de palavras-chave para as mídias pagas, mas pode ser uma ótima ferramenta para a produção orgânica de conteúdo.
5. Google Pagespeed
Essa é outra ferramenta SEO do Google, ela consiste, como o próprio nome já diz, em checar a velocidade de carregamento da sua página. A partir disso, é dado uma nota e sugestões de como otimizá-lo.
6. Check my links
Essa ferramenta SEO é usada para analisar os links e identificar se há algum problema com eles, como por exemplo, se o link te levar para uma página que não existe. Essa funcionalidade está presente em diversas outras ferramentas, mas pelo Check My Links ser uma extensão do Chrome, torna ela mais prática e intuitiva de usar. Diferentemente das demais, essa não é uma ferramenta para a análise de palavras-chave.
7. Ahrefs
É uma ferramenta SEO completa, que conta com uma variedade enorme de funcionalidades. Com ela é possível analisar e buscar palavras-chave, analisar e acompanhar o seus concorrentes e entre outras várias funções. É, sem dúvida, uma das melhores opções gratuitas para análise de palavras-chave e como ferramenta SEO, em geral. Seu ponto forte é a acessibilidade, já que conta com gráficos e informações bastante intuitivas.
8. MozBar
A MozBar se destaca por ser uma ferramenta SEO muito intuitiva e fácil de ser utilizada, mas só é disponibilizada em inglês, o que demanda que o usuário entenda o básico da língua. É uma ferramenta SEO que vai auxiliar na identificação de quais conteúdos ou materiais são relevantes para o seu site ou blog. A ferramenta também faz uma análise das palavras-chave e te permite fazer uma busca personalizada de acordo com a sua localidade.
9. Yoast
É a ferramenta SEO mais robusta para sites criados através do WordPress. Oferece diversas funcionalidades, dentre elas a melhora de vídeos e conta também com manuais para quem tem interesse na produção de conteúdo audiovisual. Diferentemente das ferramentas do google, essa não tem um enfoque na análise de palavras-chave. Mesmo assim, é uma das principais ferramentas de seo para wordpress.
10. Hreflang
Para quem tem um site ou empresa que tenha um público-alvo que fale um idioma diferente ou de localidade diferente da qual o conteúdo foi produzido, é uma ótima ferramenta SEO. Ela permite que sejam feitas modificações para que seu conteúdo chegue ao seu público-alvo e não apenas nos falantes da língua na qual o conteúdo foi produzido.
11. Rankmath
É uma das ferramentas de SEO para WordPress e que auxilia na otimização do conteúdo com possíveis sugestões de palavras-chave. É um plugin que permite personalizar, dentro do WordPress, diversas configurações de SEO, permitindo que você defina como o seu site irá aparecer nas buscas.
Enfim, são diversas as ferramentas para análise de SEO, mas sem dúvidas as três ferramentas do Google que se complementam (Analytics, Search Console e o PageSpeed), utilizadas em conjunto são as melhores ferramentas de SEO, pois lhe proporciona a melhor análise gratuita possível.
Hoje, para aprender como utilizar essas ferramentas de SEO, existem diversos tutoriais disponíveis no Youtube, apesar disso, é um pouco complexo para quem não tem nenhum conhecimento na área, fazer uma análise boa e completa de SEO, sugerindo e avaliando as palavras-chave e vários outros aspectos. Por isso, o Fala Content está aqui para auxiliar sua empresa nesse processo e colocá-la no topo do Google.