Se você possui um blog, o número de acessos é uma métrica importante para analisar. Com o uso de palavras-chave, é possível otimizar sites e aumentar seus acessos.
Ao envolver-se com a administração de um blog, uma das motivações principais será provavelmente fazer com que o conteúdo chegue ao maior número de pessoas possível, gerando mais acessos ao seu site. Contudo, com a grande quantidade de informações em circulação na rede e com outras pessoas com o mesmo objetivo de divulgar conteúdo que o seu, fazer com que seu trabalho seja efetivamente lido pode demandar grande esforço.
SEO e palavras-chave
Para fazer com que seu blog alcance o público, será interessante o uso das chamadas palavras-chave. Para compreender melhor o porquê e como isso se aplica, é necessário entender que elas estão dentro de um conceito mais amplo que envolve a chamada arquitetura da informação e experiência do usuário ao navegar por um site: o SEO.
Search Engine Optimization, mais conhecido simplesmente como SEO, é o nome dado a uma série de práticas do universo digital que mapeiam e constroem as melhores maneiras do seu texto ficar em primeiro lugar no ranking das ferramentas de pesquisa. Isso significa que, com as práticas corretas focalizadas no que o público quer ler e como busca essa leitura, seu blog pode ser a primeira opção de pesquisa de um usuário, o que renderá muitos acessos ao seu link. Se o seu site oferecer ainda uma boa experiência, ou seja, se funcionar de maneira clara, esteticamente agradável e com fácil compreensão, a chance do acesso tornar-se mais frequente ou de ser ampliado para outros conteúdos dentro do blog é ainda maior.
No mundo do SEO, a busca não é somente por criar um bom conteúdo: é por torná-lo visível, com foco na primeira página das ferramentas de busca. Dados do próprio Google já indicaram que cerca de 75% dos usuários não passam da primeira página, ou seja, baseiam sua busca apenas entre os dez primeiros resultados. Por isso, ranquear bem seu conteúdo é essencial para que ele seja consumido e receba o engajamento esperado. A questão é: como provocar isso?
Palavras-chave na prática
É por meio das tão faladas palavras-chave que você pode alcançar a primeira página. Uma palavra-chave nada mais é do que um termo que sintetiza o seu texto, ou seja, que pode resumir o significado principal do conteúdo. Aplicadas ao contexto SEO, é por meio delas que o seu blog será encontrado em um buscador, pois é diretamente por elas que o usuário procura ao interessar-se pelo assunto. Assim, se seu texto conter as palavras que os internautas buscam no Google quando querem consumir determinado conteúdo, a chance dele aparecer como um resultado de primeira página já torna-se maior. É dessa maneira que acontece a atuação: na otimização de sites e no aumento de acessos, tornando seu conteúdo efetivamente algo a ser consumido pelo público-alvo ou persona desejada.
Mesmo assim, outras variáveis atuam em conjunto nesse trabalho de ranqueamento. É preciso não apenas escolher uma palavra-chave adequada ao texto, mas confirmar se realmente existe um bom número de buscas por ela. Você pode escolher uma palavra como termo síntese e tornar seu conteúdo o primeiro da lista de busca. Mas, se o número de pessoas que pesquisam por aquela palavra for baixo, é como se seu conteúdo estivesse numa “rua vazia”- em ótima localidade, mas sem pessoas para interagir. Assim como o contrário também é algo para considerar: escolher uma palavra-chave para estruturar seu texto que possui um número extremamente elevado de buscas pode levá-lo a ser “derrubado” pela concorrência no ranking, por melhor que seja seu SEO.
Como prosseguir da melhor forma?
Para não cair na invisibilidade digital, seu conteúdo pode passar por inúmeras ferramentas de SEO já existentes que disponibilizam a métrica de acessos de cada palavra. O Ubersuggest e o Keyword Planner do Google podem ser boas opções para escolher uma palavra que esteja em um meio-termo e, mesmo que não possua tanto volume de busca, ainda possa fornecer o tráfego desejado para o sucesso de seu blog.