As plataformas digitais de buscas são os principais meios de atração para as marcas atualmente, pois são nelas que produtos e serviços tornam-se conhecidos por milhares de pessoas em poucos segundos. Para desfrutar de posições de destaque na rede, no entanto, é bom utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) já que não costuma haver quem vá além da primeira página de pesquisa quando quer saber algo.
Para quem não está habituado com a sigla SEO, vale explicar que refere-se a um conjunto de estratégias para otimização de sites que têm como objetivo deixar seu produto entre os primeiros resultados nas plataformas de busca como o Google. Uma das técnicas que pode ser utilizada é a publicação constante de conteúdos.
Manter o site com materiais atualizados e relevantes é fundamental para praticar o Inbound Marketing e atrair novos clientes. Diferente do Outbound Marketing, no qual massivos anúncios vão até o público, o Inbound Marketing atrai consumidores em potencial devido, principalmente, à quantidade de publicações. Por exemplo: se um internauta procurar por “como gerar maior engajamento nos meus posts”, seu blog pode levar vantagem nas melhores posições em relação a outros simplesmente por ser mais ativo. Segundo estudo da HubSpot, endereços eletrônicos que fazem mais de 16 posts por mês recebem 4,5 vezes mais tráfego do que aqueles que fazem até 4 posts.
Tão importante quanto a quantidade é a qualidade. Falar de assuntos que o público-alvo esteja interessado é indispensável. Além de manter quem já acompanhava o blog engajado com a marca, a excelência da produção atrai clientes em potencial. A partir daí, é só dar seguimento aos passos do Marketing de Conteúdo, com uma boa comunicação com o público para assegurar que ele consiga exatamente o que deseja ao ler o que você tem a oferecer.
Também é vital que a publicação seja única para garantir que as pessoas optarão por visitar o seu blog e não outros. Diferenciar seu produto dos demais que já circulam pelas redes faz a marca ganhar vantagem em relação às outras. Para isso, descubra os interesses do seu público-alvo. Assim, será fácil criar posts mais precisos.